Alimentação

Descubra o tempo certo de separar a ninhada de cachorro da mãe e como tornar esse momento menos doloroso

Saiba o tempo certo de separar a ninhada de cachorro da mãe
Saiba o tempo certo de separar a ninhada de cachorro da mãe

Separar a ninhada de cachorro da mãe antes do tempo pode ser muito prejudicial para os aspectos físicos e psicológicos dos doguinhos. Essa separação antecipada pode levar a cria de cachorro a desenvolver desequilíbrios emocionais e déficit de crescimento. Adotar ou comprar um cachorro pode ser motivo de grande ansiedade, mas respeitar o período de  amamentação de filhotes de cachorro também é essencial. Para saber mais sobre a relação da cadela com filhotes neste importante período da vida do animal, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o assunto. Confira!

Qual a importância da amamentação de filhotes de cachorro?

A alimentação é uma das coisas mais importantes para a cria de cachorro. O leite materno tem uma composição nutricional que é necessária para o desenvolvimento e amadurecimento do filhote de cachorro. Fora todos os nutrientes necessários para um bom crescimento, o leite da cadela possui colostro, uma substância que protege a ninhada de cachorro em seus primeiros dias de vida, evitando infecções. Além disso, a amamentação de filhotes de cachorro contribui nas enzimas, hormônios e defesas dos animais.

Outro ponto importante da relação da cachorra com filhotes nos primeiros dias de vida, é a socialização. Ao contrário do que se imagina, a educação dos cachorrinhos não começa com a família humana. A socialização do cachorro é muito significativa para seu desenvolvimento e começa já no período de convivência com a mãe, que ensina suas crias a se comunicar com seus pares. Se isso não ocorre, os cães tendem a ter problemas de conduta, insegurança e reatividade com outros cachorrinhos. Por isso, respeitar o período materno da cadela com filhotes é tão necessário, a mãe os ensina a comunicação básica entre cães e como se dá a convivência com seres de outras espécies.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A amentação de filhotes de cachorro é essencial para o desenvolvimento deles
    A amentação de filhotes de cachorro é essencial para o desenvolvimento deles

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Quando devemos separar a ninhada de cachorro da mãe?

    Existe um tempo que é imprescindível e outro que pode ser considerado ideal para separação dos filhotes de cachorro de sua mãe. O desmame da cria de cachorro acontece em 6 semanas e este é o tempo mínimo que o cachorro deve permanecer com a cadela. Entretanto, o desmame pode se prolongar até as 8 semanas de vida e este tempo deve ser respeitado. Quanto mais tempo os filhotes de cachorro passarem com sua mãe, melhor será para eles. Por conta disso, o tempo ideal é de aproximadamente 3 meses.

    A cadela sente falta dos filhotes?

    A cadela pode sentir falta dos filhotes, principalmente quando eles são tirados dela antes do tempo ideal. Quando a mãe ainda está no período de amamentação, seu corpo ainda estará produzindo hormônios de lactação. Por isso, se os filhotes de cachorro forem retirados da progenitora antes da finalização deste ciclo, ela poderá demonstrar desespero e chorar por conta disso. A separação da ninhada de cachorro costuma ser menos traumática para a cadela a partir de 80 dias após o parto, quando a produção de hormônios já arrefeceu.

    Redação: Hyago Bandeira

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Próxima matéria

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil
    Raças

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil

    O Fox Paulistinha, também conhecido como Terrier Brasileiro, é um dos cachorros de médio porte mais populares por aqui. Genuinamente brasileiro, o cão é carinhosamente apelidado de paulistinha devido às suas três cores. Sempre brincalhão e carinhoso, o cachorro fox paulista tem disposição o suficiente para as brincadeiras e se apega facilmente ao seus donos. Também pode ser considerada como uma das raças de cães mais versáteis, já que podem viver tanto em apartamentos pequenos como em grandes propriedades. O Fox Paulistinha está na sua lista de possíveis raças para fazer parte da família? Veja algumas características que você precisa saber!

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia
    Raças

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

    Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
    xixi

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

    Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar
    Cuidados

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar

    Quem se pergunta como cuidar de um cachorro ou gato por estar dando as boas-vindas a um desses animais em casa em breve vai descobrir que a adaptação do ambiente é mais do que necessária. Buscando a segurança e o conforto do seu novo amigo, é normal instalar telas de proteção e liberar um cantinho para a cama e a ração dele, mas muita gente passa direto pelas plantas: algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos são tóxicas quando ingeridas e podem até ser fatais.

    Ver Todas >

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!
    Comportamento animal

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!

    Existem cachorros que são mais desprendidos e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. Mas será que esse é um comportamento normal ou pode representar um problema de dependência emocional? Afinal, por que o cachorro segue o dono o tempo todo?

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro
    Comportamento animal

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro

    A melhor forma de lidar com um cachorro bagunceiro ou que não sabe se comportar é estabelecendo limites e ensinando a ele o que é certo e errado. E como fazer isso, afinal? O adestramento de cães pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, desde que seja feito do jeito correto. Assim como qualquer campo de conhecimento, existem algumas regras básicas que todo tutor precisa saber antes de adestrar cachorro, como quais são as técnicas mais utilizadas e qual a melhor idade para iniciar o adestramento de cães.

    Brincadeiras para cachorro:
    Comportamento animal

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Existem muitas variedades de brinquedos para cachorro e cada animal tem sua preferência e paixão por um. Como os doguinhos não fazem distinção de coisas caras ou baratas, qualquer coisa que encontram pela frente se transforma em brincadeira. Eles podem fazer a festa com um simples graveto de árvore caído na rua, por exemplo. Acontece que dar graveto para cachorro não é a brincadeira mais segura que existe. 

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Ver Todas >