close
Adestramento

Descubra em infográfico como o rabo de cachorro funciona na linguagem corporal canina!

Atualizado · 30 de novembro de 2020 · 11h08

Publicado · 27/11/2020 · 18h47

Os cães podem até não falar, mas eles têm um jeitinho próprio de se expressar. Não é à toa que a linguagem canina é muito mais rica do que nós imaginamos, já que para isso eles contam com várias partes diferentes do corpo: orelhas, olhares, latidos e até mesmo o rabo de cachorro. Inclusive, a cauda do cão desempenha um papel muito importante nesse cenário, pois é possível saber o que o animal está sentindo de acordo com o movimento do seu rabo. Cachorro feliz, por exemplo, costuma balançar a cauda bem rápido para o lado direito. Já um cão triste fica com o rabinho para baixo. Para facilitar a comunicação entre você e o seu amigo de quatro patas, preparamos um infográfico com tudo sobre o rabo do cachorro na linguagem canina. Dá só uma olhada!

O rabo de cachorro é uma ótima ferramenta na linguagem canina. Saiba mais!
O rabo de cachorro é uma ótima ferramenta na linguagem canina. Saiba mais!

Mais Lidas

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Comportamento animal

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
Comportamento animal

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

Movimento do rabo: cachorro se comunica de diferentes formas 

Poucas coisas são melhores do que chegar em casa e ser recepcionado por um cãozinho todo serelepe com o rabinho mexendo pra lá e pra cá. Quando esses animais estão muito felizes e animados com alguma coisa, esse é o comportamento mais comum: o  rabo do cachorro que mexe rapidamente para o lado direito. Contudo, vale ficar atento, porque se o seu pet começa a fazer isso com muita frequência, também pode ser um sinal de que ele está ansioso com alguma coisa.

Outra cena comum é o cachorro com a cauda para baixo, que pode acontecer quando o peludinho está com medo ou se sentindo triste - para saber a diferença, vale se atentar ao olhar e ao movimento da cabeça dele: se estiver cabisbaixo, é tristeza; se estiver com a cabeça levemente erguida, é medo. Em alguns casos também é possível encontrar o cachorro com rabo entre as pernas e, se houver movimentação da cauda, é porque o cachorro está inseguro; já se o rabo estiver imóvel e entre as pernas, pode ser que ele tenha aprontado alguma coisa e esteja “arrependido”.

E não para por aí: a direção do rabo do cachorro é outro fator que importa. No geral, quando essa parte do corpo se movimenta para a direita é porque o cãozinho está se sentindo bem. Já quando o rabo faz o movimento para a esquerda é sinal de sentimentos mais negativos.

Linguagem canina: a postura corporal do cachorro também deve ser analisada

Se você quer aprimorar a comunicação com o seu amigo de quatro patas, é fundamental aprender a interpretar a postura dele. Embora o rabo do cachorro exerça um papel importante na linguagem corporal canina, ele não deve ser o único fator a ser analisado. O movimento das orelhas do cão, por exemplo, pode significar várias situações e sentimentos diferentes. O mesmo vale para o olhar do animal: muitas vezes ele pode dizer mais do que mil palavras - no caso, latidos.

E por falar em latido, a vocalização também é uma outra forma do seu pet se comunicar! Existem diferentes tipos de latido, e é importante saber identificar cada um deles para descobrir o que o seu cachorro quer dizer. Por isso, é bom ter em mente que a melhor forma de entender os cães é aprendendo a decifrar a linguagem canina, analisando tudo em conjunto com a postura corporal deles (e não só o rabo de cachorro isoladamente).

Redação: Juliana Melo

Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

Próxima matéria

Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Parvovirose canina: descubra o que é, sintomas, prevenção e como funciona o tratamento da doença viral
Saúde

Parvovirose canina: descubra o que é, sintomas, prevenção e como funciona o tratamento da doença viral

Uma das doenças virais de cachorro mais sérias e comuns que existem, o vírus da parvovirose atinge, principalmente, animais que não foram imunizados contra este e outros vírus. Entre os principais sintomas da parvovirose, o vômito, a diarreia com sangue, e a desidratação podem ser destacados, ou seja: mesmo que o diagnóstico chegue bem cedo, o tratamento deve começar o quanto antes, já que a parvovirose pode ser fatal. Para esclarecer todas dúvidas sobre a parvovirose canina, nós conversamos com a veterinária Jackeline Ribeiro. Dá uma olhada no que ela contou!

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
Passeio

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Pequenos

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Lhasa Apso está na lista de cachorros mais populares do Brasil, e não é à toa: além de alegres e divertidos, esses cães são uma excelente companhia para pessoas que moram em casas e apartamentos. De origem tibetana, o cachorro Lhasa tem uma aparência peludinha e fofa que conquista o coração de qualquer um. Apesar de ser muito confundido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é um cão único com inúmeras qualidades e que está sempre disposto a fazer tudo pela felicidade dos seus humanos.

Ver Todas >

5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)
Comportamento animal

5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

O misticismo envolvendo os bichanos não é novidade. Afinal, quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar ou que os gatos têm sete vidas? No primeiro caso, não passa de mera superstição (e quem tem um gatinho com essa cor de pelagem pode confirmar isso). Já o outro é claramente um mito, pois eles têm apenas uma vida, assim como nós. Mas uma coisa que ninguém pode negar é que os felinos têm uma sensibilidade e tanta, que vai muito além dos seus instintos felinos selvagens. 

O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
Comportamento animal

O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

Cachorro bocejando sempre é sono?
Comportamento animal

Cachorro bocejando sempre é sono?

O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
Comportamento animal

Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

Ver Todas >