A pele dos cães é mais sensível e frágil do que parece. A dermatite seborreica em cachorro - também conhecida apenas como seborreia canina - é um problema de pele bastante comum nos nossos amigos de quatro patas. A doença em si não representa nenhuma ameaça à saúde do cachorro, mas a falta de tratamento adequado pode levar à progressão do quadro, o que, consequentemente, pode desencadear situações mais graves. O Patas da Casa reuniu algumas informações importantes sobre a dermatite seborreica canina.

O que é a dermatite seborreica canina?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse tipo de dermatite em cães é caracterizado por alguns transtornos que ocorrem na camada córnea da epiderme, isto é, na camada mais superficial da pele, que é onde as células mortas são depositadas. Os transtornos em questão normalmente são alterações na produção de sebo e queratina do organismo canino, comprometendo o processo natural de renovação celular que acontece a cada 22 dias (quando ocorre a substituição de células velhas e mortas por células novas). Dessa forma, quando existe qualquer problema nas glândulas sebáceas do animal ou a produção de queratina é alterada, a pele do cachorro sofre uma inflamação que é conhecida como dermatite seborreica canina.

As causas para a dermatite seborreica são variadas e podem ser primárias ou secundárias. No caso de uma doença primária, a seborreia deriva de fatores genéticos. Já quando é de causa secundária, ela deriva de uma doença de base, como alergias, problemas com fungos, infestação por pulgas e doenças endócrinas.


A dermatite seborreica canina seca é caracterizada pela descamação da pele, provocando caspas
A dermatite seborreica canina seca é caracterizada pela descamação da pele, provocando caspas

Dermatite seborreica: cachorro pode ter dois tipos de manifestações clínicas

Quando se trata da dermatite seborreica, cães podem desenvolver dois tipos da doença: a seca e a oleosa. Como o próprio nome já indica, a seborreia seca deixa a pele do animal mais ressecada, com uma descamação excessiva que é como se fosse caspa em cachorro. Sem o tratamento devido, esse é um quadro que pode evoluir para a seborreia canina oleosa, que é quando há um aumento da oleosidade no pelo e na pele do cão, deixando com um aspecto gorduroso. Nessa situação, não há descamação, mas o cachorro pode sentir coceira, além de apresentar mau cheiro.

Dermatite seborreica canina: remédio caseiro é uma opção?

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de problema, muitos tutores se perguntam como tratar a seborreia canina e se alternativas caseiras podem ajudar. Assim como qualquer assunto referente à saúde dos cachorros, é fundamental conversar com um médico veterinário especializado antes de tomar qualquer decisão, mas sim, existem algumas soluções caseiras que podem amenizar essa dermatite. Por exemplo, no caso da dermatite seborreica canina seca (caspa), é necessário dar banhos frequentes no cãozinho sempre com produtos específicos para isso e manter a pele do animal bem hidratada. O uso de secadores, por outro lado, é altamente contraindicado. Ah, e claro: a alimentação do cachorro também faz toda a diferença nessas horas, então vale consultar um veterinário nutricionista.

Já quando é uma seborreia oleosa, os banhos são igualmente necessários, mas precisam de produtos diferenciados para cuidar do problema, como um sabão com propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias.

Redação: Juliana Melo