Assim como os humanos, os animais também precisam de uma atenção especial com seus dentes. A escovação, por exemplo, deve acontecer regularmente e é ela que ajuda a prevenir vários problemas bucais, mas essa não é a única maneira de cuidar dos dentes de cachorro. Na verdade, pequenas coisas do dia a dia fazem total diferença na saúde bucal do seu pet, como a alimentação e até mesmo o uso de alguns brinquedos. Para entender mais sobre esse assunto, preparamos uma matéria com os principais cuidados que todo tutor deve ter com o sorriso do seu doguinho. Vem ver!

A alimentação do cachorro influencia na saúde dos dentes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é mistério que a alimentação é uma das chaves para uma boa saúde do organismo, e isso não é diferente quando paramos para pensar nos dentes de cachorro. As rações possuem uma série de nutrientes, como o cálcio e o fósforo, que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis. Por isso, sempre busque uma dieta balanceada para o cãozinho. Algumas frutas, inclusive, podem até fazer parte dessa rotina, como a maçã, que é um alimento que ajuda a limpar as sujeiras entre os dentes do animal.

Ah, e não se esqueça: seu cãozinho não deve comer a mesma comida que os humanos em hipótese alguma. O organismo dele não processa os nossos temperos muito bem e isso pode acabar prejudicando a saúde bucal do cachorro. Esteja sempre atento aos alimentos que os animais podem ou não comer.

Antibiótico para cachorro pode escurecer os dentes do animal?

Essa é uma dúvida que muitos têm, mas não passa de um mito. O que acontece é alguns medicamentos que possuem tetraciclina em sua composição podem acabar ocasionando em um leve desgaste no esmalte dentário. Contudo, não é algo que precisa de tanto alarde, já que no geral os dentes de cachorro não são prejudicados. O mais importante, na verdade, é sempre optar por remédios que sejam específicos para os cães. Então nada de pegar qualquer medicamento para dar para o seu amiguinho, hein? Consulte um veterinário antes e siga todas as orientações que ele passar.


Será que você sabe cuidar bem dos dentes do cachorro? Veja o que você pode fazer!
Será que você sabe cuidar bem dos dentes do cachorro? Veja o que você pode fazer!

Alguns brinquedos ajudam a eliminar tártaro dos dentes de cachorro

Existem alguns brinquedos para cachorro que ajudam a combater o acúmulo de tártaro. Geralmente, eles são feitos de nylon ou de borracha, como algumas bolinhas e mordedores, por exemplo. Enquanto o pet brinca, esses acessórios vão “limpando” os restinhos de comida que podem ter ficado preso nos dentes.

Além disso, também existem brinquedos que funcionam semelhantes a uma escova de dente para cachorro, como é o caso de alguns modelos de mordedores, que possuem um reservatório onde é possível colocar a pasta de dente para cachorro. Conforme o seu cãozinho vai brincando, o mordedor libera o creme dental e o animal acaba escovando os dentes sem nem perceber o que está acontecendo. Simples e prático, né?

Alguns objetos podem quebrar os dentes de cachorro

Se o seu cãozinho é daqueles que não pode ver nada pela frente que já quer botar na boca, é importante ter muita atenção. Embora os dentes de cachorro sejam resistentes, não quer dizer que eles não podem ser danificados. Por isso, dependendo do que ele coloca na boca, o seu amiguinho pode acabar quebrando um dente ou até mesmo se ferindo. Se for um objeto muito rígido e duro, as chances de uma fratura são altíssimas. Além do mais, objetos cortantes também representam um verdadeiro perigo para o seu cãozinho, pois além de machucar o interior da boca, se for engolido pode acabar perfurando algum órgão. O ideal é sempre ficar de olho no que o seu cãozinho morde ou coloca na boca.

Redação: Juliana Melo