O cachorro ou gato lambendo o dono é algo que pode acontecer quando menos se espera. Mas você já se perguntou por que isso acontece? Será que a razão por que o gato lambe o rosto do dono é a mesma razão por que os cães fazem isso? E será que isso tudo tem a ver com uma demonstração de afeto, ou existe algo além? São muitas perguntas sobre o comportamento do gato e do cachorro, mas uma coisa que poucos param para pensar é se esses “lambeijos” fazem bem para os humanos. A seguir, o Patas da Casa desvenda o mistério!

Por que o gato lambe o rosto do dono? E o cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tem quem pense que os gatos não são animais amorosos, mas há controvérsias. Os felinos podem, sim, ser muito carinhosos. A diferença é que eles não se comportam como os cães e costumam demonstrar o “amor de gato” com pequenas atitudes - e quando o gato lambe o rosto do dono é um exemplo disso.

Os felinos enxergam os humanos como “gatos gigantes” e as lambidas remetem a um ato de cuidado semelhante ao que a mãe gato faz com os filhotes. Ou seja, o motivo por que o gato lambe o nariz do dono (e o rosto, no geral) é porque ele quer dizer que te ama e se sente feliz ao seu lado!

Mas sabia que essa não é a única explicação? Às vezes os bichanos podem dar lambidinhas nos humanos porque querem chamar a atenção, para marcar território ou até mesmo porque o cheiro e o gosto da pele é agradável para eles. Além disso, se for um comportamento compulsivo, pode indicar um gato estressado, ansioso ou até com algum outro problema de saúde.

No universo canino, o motivo por que cachorro lambe o dono também costuma ser para expressar carinho e afeto. Além disso, os cães são capazes de colher informações sobre a gente por meio das lambidas, como o nosso humor e por onde a gente passou. Outras possibilidades são ansiedade e para chamar a atenção dos donos.

É importante ter cuidado quando o cachorro ou gato lambe o rosto do dono

Por mais que normalmente seja um sinal de amor do cachorro e gato, é importante não estimular o comportamento. Tanto os caninos quanto os felinos têm o costume de explorar o ambiente com a boca e podem carregar agentes patológicos na saliva. É comum, por exemplo, ver um cãozinho mordendo ou lambendo algo que não deve, como o chão, sujeiras e até mesmo cocô (comportamento conhecido como coprofagia canina). Isso dificilmente acontece com os gatos, mas eles também usam a boca para “conhecer” o mundo e até para caçar baratas e outros insetos, então todo cuidado é pouco.

Quando o cachorro ou gato lambe o rosto do dono pode transmitir bactérias, vírus, fungos e outros parasitas. Não quer dizer que eles sejam animais “nocivos”, mas a atenção com hábitos de higiene é fundamental para evitar qualquer problema. Se o dono e o cachorro ou gato estiverem saudáveis, os riscos de infecção são baixos; mas pessoas com a imunidade baixa podem se infeccionar com facilidade. O mesmo vale para crianças e idosos.


Quando o cachorro ou gato lambe o rosto do dono pode transmitir uma série de parasitas
Quando o cachorro ou gato lambe o rosto do dono pode transmitir uma série de parasitas

Outro ponto importante é que, da mesma forma que os pets podem carregar microrganismos patogênicos, o inverso também pode ocorrer. Ou seja, quando chegamos da rua e um cachorro chega para dar uma lambida na gente, ele pode entrar em contato com alguma bactéria que é inofensiva para o organismo humano, mas que pode fazer mal para ele.

Por isso, mesmo sabendo que o motivo “por que meu gato lambe minha boca” é afeto, deve-se ter um cuidado especial nessas horas. Os lambeijos não devem acontecer diretamente nos olhos, nariz, boca nem em feridas na pele.

Há formas seguras de trocar afetos com seu pet

Agora que você já sabe porque os gatos ou cachorros lambem os donos e porque isso deve ser evitado, chegou a hora de falar sobre demonstrações de amor saudáveis! É claro que os bichanos e os cães muitas vezes vão acabar te surpreendendo com os lambeijos - só não pode ser diretamente no rosto -, mas você também pode estreitar as relações com o animal brincando com ele, fazendo carinho no gato e cachorro, oferecendo petiscos gostoso e até deixando o gato ou cachorro dormir na cama com você!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes