close
Filhotes

Dálmata filhote: 10 curiosidades sobre o cãozinho

Atualizado · 15 de dezembro de 2021 · 19h05

Publicado · 15/12/2021 · 19h05

O Dálmata filhote tem uma personalidade encantadora e cheia de energia
O Dálmata filhote tem uma personalidade encantadora e cheia de energia

As fotos de Dálmatas não negam como esses cachorrinhos são fofos e incrivelmente carismáticos! Mas se adultos esses cães já são encantadores, imagina quando filhotes? Dálmata é uma companhia que definitivamente pode surpreender muitas famílias e, por ser extremamente sociável, é um cão que costuma se dar bem com diferentes tipos de pessoas (inclusive crianças). Para que você possa conhecer melhor a raça nos primeiros anos de vida, reunimos 10 curiosidades sobre o filhote de cachorro Dálmata. Vem com a gente!

1) As pintinhas do Dálmata filhote demoram a nascer

Poucas pessoas sabem, mas o cachorro da raça Dálmata não nasce completamente pintado como vemos na fase adulta. Nas duas primeiras semanas de vida, o filhotinho é completamente branco e somente depois desse período é que os pigmentos se tornam visíveis. Por isso, se você encontrar alguma foto de filhote de Dálmata na internet e ele não tiver nenhuma pintinha, não estranhe. Quando menos se espera, essas manchinhas começam a dar as caras no corpo do pet.

2) Cada Dálmata tem pintinhas únicas espalhadas pelo corpo

Outra curiosidade incrível sobre os Dálmatas é que cada cãozinho tem um padrão de pelagem único e exclusivo! Ou seja, não adianta nem tentar comparar porque você nunca vai conseguir encontrar um Dálmata adulto com as pintinhas exatamente iguais a outro cachorro da raça. Também é importante destacar que essas manchas podem ser pretas ou marrons com uma tonalidade mais escura.

3) Filme “101 Dálmatas” revela como esses cães são agitados e espertos

Um dos filmes de cachorro mais popular de todos os tempos é “101 Dálmatas”. Não é à toa que, apesar de ter sido lançado primeiramente em forma de animação em 1961, alguns anos mais tarde foi lançado o live action com Glenn Close no papel de Cruella de Vil, em 1996. Na trama, já é possível perceber como os Dálmatas são cachorros extremamente inteligentes e sagazes, mesmo ainda sendo filhotes. Com uma curiosidade aguçada, ficamos torcendo o tempo todo para que eles consigam se salvar da vilã!

4) O Dálmata, filhote e adulto, tem muita energia para gastar

Quando filhote, o Dálmata possui uma grande quantidade de energia - e isso não muda muito quando ele cresce não, viu? Por isso, o tutor deve aprender desde cedo quais são as melhores formas de como gastar energia de cachorro. Passeios, enriquecimento ambiental, brinquedos, práticas esportivas: tudo isso é capaz de estimular o Dálmata filhote, tanto física quanto mentalmente. Então fica a dica! Esteja preparado para lidar com esse doguinho que é super ativo e animado!

5) Filhote de cachorro Dálmata não lida bem com baixas temperaturas

O cachorro da raça Dálmata, filhote principalmente, não é um dos maiores fãs do frio. Como a pelagem do pet é bem curta e fininha, esses cães sofrem bastante com mudanças bruscas de temperatura. Por isso, se você vive em um lugar muito frio, é muito importante adotar algumas medidas para evitar deixar o cachorro com frio. Roupinhas, cobertores e outras estratégias devem ser adotadas para proteger o filhote de cachorro Dálmata durante os meses mais frios do ano (e isso vale também para os adultos!).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Quando filhote, Dálmata ainda não tem o corpo completamente coberto por pintinhas
    Quando filhote, Dálmata ainda não tem o corpo completamente coberto por pintinhas

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    6) Apesar de agitado, o Dálmata não é um cachorro barulhento

    Agitação é a melhor forma de definir o comportamento do filhote Dálmata! Mas um fato curioso é que, apesar de agitados e cheios de energia, esses cãezinhos não são tão barulhentos assim. Na verdade, essa é uma raça silenciosa e que só emite os famosos latidos de cachorro quando é extremamente necessário - como quando o Dálmata quer te avisar de alguma situação perigosa ou ele está com fome, por exemplo.

    7) Sociável, o cachorro da raça Dálmata se dá bem com outros cães e crianças

    Todo cachorro precisa passar pelo processo de socialização, e a boa notícia é que o Dálmata filhote é super receptivo nessas ocasiões! Ainda que seja desconfiado com estranhos, o cão desta raça consegue conviver tranquilamente com crianças e outros pets (especialmente os cachorros). Inclusive, como o filhote de Dálmata é cheio de energia, eles acabam virando super amigos dos pequenos (desde que eles saibam respeitar o espaço do cãozinho).

    8) A independência dos Dálmatas chama a atenção

    Alguns cães são super apegados aos donos e às vezes até sofrem com o que chamamos de ansiedade de separação, mas isso está longe de acontecer com o Dálmata. Filhote ou adulto, esse é um cachorrinho que tende a ser bem independente e não vai se importar se precisar passar algumas horinhas do dia sem os humanos por perto. No entanto, é importante que assim que chegarem em casa, os tutores se dediquem ao animal com brincadeiras e outras atividades, pois o Dálmata é um cachorro bem brincalhão.

    9) Seja adulto ou filhote, Dálmata precisa de carinho e muito amor

    Não importa qual seja a idade do cachorro: raça Dálmata precisa crescer em um ambiente harmônico com afeto e muito companheirismo. No geral, esse é um doguinho naturalmente gentil e carinhoso, mas a forma como um pet é criado sempre interfere no seu comportamento e personalidade. Por isso, esteja sempre disposto a oferecer a atenção e atender as necessidades que o seu Dálmata precisa. Ele vai amar se sentir querido!

    10) Quanto custa um filhote de Dálmata?

    É muito difícil não se apaixonar completamente por um Dálmata filhote com suas pintinhas exuberantes. Mas quanto será que custa um doguinho dessa raça? Por incrível que pareça, esse não é um dos cães mais caros que você vai encontrar por aí: para ter um Dálmata, o preço mínimo costuma ser de R$1500 e o máximo de R$4 mil. Assim como acontece com outros cães, alguns fatores que influenciam no valor final são o sexo e a linhagem do animal. Mas lembre-se: procure um canil de confiança para efetuar a compra.

    Redação: Juliana Melo

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Próxima matéria

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

    O cão Setter Irlandês é, sem dúvidas, uma das raças mais bonitas e amigáveis que existem. Com uma pelagem ruiva, longa, brilhante e sedosa, este é um cachorro que chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços incríveis deste cãozinho. Quer conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

    Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

    Ver Todas >

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Adotado por um gato! Veja histórias que provam que gatos escolhem seus donos
    Adote um animal

    Adotado por um gato! Veja histórias que provam que gatos escolhem seus donos

    Você já ouviu falar que gatos escolhem seus donos? Muitos tutores tomam a decisão de adotar um gato, mas, diversas vezes, é o bichano quem faz essa escolha. Isso pode acontecer quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir na rua, por exemplo. É praticamente impossível resistir a esses peludos e, então, o tutor decide acolher o gato que mostrou o interesse primeiro. Quer entender exatamente o que significa quando um gato te adota e como reconhecer o afeto do bichano? O Patas da Casa te explica tudo isso, além de contar as histórias de duas pessoas que foram adotadas por um gato. Elas provam que isso realmente pode acontecer e é a coisa mais linda! Confira a seguir!

    Ver Todas >