Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de vegetais para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Até existem opções mais apropriadas de grama para gatos - como alpiste e milho de pipoca -, mas a verdade é que esses animais amam um matinho para mastigar e às vezes acabam abocanhando outras folhagens espalhadas pela casa. Por isso, saber a diferença entre plantas seguras e plantas que gatos não podem comer é fundamental! Confira uma lista abaixo com 8 espécies que não fazem mal.

1) Camomila é uma das plantas para gatos que é liberada

Uma das plantas seguras para gatos que pode ser cultivada em casa sem prejudicar os nossos amigos de quatro patas é a camomila. Essa florzinha, além de dar um charme enorme para a decoração da casa, não representa nenhum perigo se for ingerida. Pelo contrário: a camomila é uma planta que gato pode comer e até traz benefícios, melhorando o funcionamento do fígado e ajudando a reduzir dores e desconfortos estomacais.

2) Valeriana é outra planta que gato pode comer

Existem várias plantas venenosas para gatos, mas não é o caso da valeriana. Por isso, se você deseja ter a espécie em sua casa, pode ir em frente! Os felinos comumente se sentem estimulados a interagir com as folhas e flores, e às vezes até acabam comendo um pouquinho de valeriana, mas não é algo que fará mal a ele. A única atenção é não deixar que ele ingira em grande quantidade. A planta, para gatos, pode causar um efeito semelhante aos sintomas do cio: uma mescla de bem-estar e excitação. 

3) Alecrim não faz mal para a saúde dos gatos

Apesar de não ser uma das plantas tóxicas para gatos, o alecrim dificilmente vai agradar o seu felino. É claro que, dependendo do nível de curiosidade dele, o bichano pode até se aproximar e tentar comer um pedacinho de alecrim, mas essa erva é uma das que mais desagradam os felinos porque tem um cheiro que gato não gosta. Não é à toa que muitos tutores acabam usando a planta para afastar os animais de lugares “proibidos”.

4) Planta para gato comer: hortelã está na lista

Se por um lado os felinos não são muito fãs de alecrim, por outro eles amam o cheirinho de hortelã e, felizmente, essa é uma planta que gato pode comer sem problemas. Ela não é benéfica como a camomila, mas ao mesmo tempo não fará mal ao organismo do seu amigo. Então, apesar de não ser o ideal, você não precisará se preocupar com um gato vomitando caso seu bichinho de estimação não resista aos impulsos de abocanhar a planta.


Existem várias plantas que gatos podem comer, como a camomila
Existem várias plantas que gatos podem comer, como a camomila

5) Erva cidreira é uma planta que não é tóxica para os gatos

A erva cidreira não apenas é uma planta segura, como também é uma das plantas para gatos que são consideradas benéficas para a saúde do pet. Além de ser consumida na sua forma pura, uma outra opção é a infusão da erva, que pode ser oferecida como uma espécie de chá para gatos (mas sem a adição de outros ingredientes, claro). A erva cidreira tem um efeito calmante e pode ajudar um gato estressado e ansioso, desde que com orientação veterinária.

6) Plantas para gatos: orquídea pode ser cultivada sem problemas

Muita gente se pergunta se a orquídea é uma planta tóxica para gatos, mas a resposta é não. Várias espécies não são consideradas perigosas, como é o caso da orquídea borboleta e orquídea chave-de-ouro, e por isso não haverá nenhum problema se o seu bichano acabar ingerindo algumas folhas. No entanto, isso também pode depender da sensibilidade de cada organismo, pois alguns gatinhos tendem a ficar enjoados se comerem a planta em quantidades exageradas.

7) Amor-perfeito é uma das plantas que gatos podem comer

O amor-perfeito é uma flor de fácil cultivo e pequeno porte, que dá muito charme para as residências e jardins. A boa notícia é que se você convive com um felino, o amor-perfeito não vai oferecer nenhum risco à saúde do animal. Além de ser uma flor comestível, a plantinha também chama a atenção por ter um aroma e paladar diferenciado, então não se surpreenda se seu bichano resolver experimentar o gosto.

8) Planta para gato comer inclui a capuchinha

A capuchinha é uma das plantas para gatos que são super seguras e comestíveis. Para se ter uma ideia, absolutamente todas as partes da espécie podem ser ingeridas e aproveitadas tanto pelos felinos, quanto pelos humanos: desde as folhas e flores até as sementes. Por isso, se você sempre quis ter um capuchinha em casa, saiba que não há qualquer restrição para os animais.

Redação: Juliana Melo