Muitas vezes o gato é associado a um comportamento distante e independente, mas só quem tem um felino em casa sabe como ele pode ser carinhoso. Alguns gatos são tão apegados à família que chegam a ser parecidos com os cachorros. Algumas raças, então, possuem essa característica até bem acentuada. São gatinhos que amam estar com seus donos, gostam de colo, de dormir agarradinho e adoram ronronar para pedir carinho. Ficou curioso? Então chega mais para conhecer essas raças de gatos carinhosos !

1) Gato Persa: o gato mais sociável que existe


Gato Persa: esse felino muito sociável ama estar perto de seus donos
Gato Persa: esse felino muito sociável ama estar perto de seus donos

O Persa é um gato extremamente sociável. É aquele felino que se dá muito bem com humanos, sendo carinhoso, calmo e dócil. O Persa é uma boa escolha para quem mora sozinho e procura uma boa companhia, mas ele também se adapta bem com famílias que buscam um peludinho para amar. A única questão são os cuidados que a raça demanda: por ter um focinho mais achatado, o gato persa pode apresentar alguns problemas. O Persa é um gato bem leal, por isso costuma sofrer muito ao ser deixado de lado. 

2) Maine Coon: amor de sobra em formato gigante


Maine Coon: essa raça de gato gigante não gosta muito de colo, mas segue seus donos em todos os cantos
Maine Coon: essa raça de gato gigante não gosta muito de colo, mas segue seus donos em todos os cantos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Maine Coon é aquele gato-cachorro: segue todo mundo pela casa. Esses bichanos são uma companhia bem intensa, daquelas que faz questão de estar perto e, sempre que possível, de pedir e oferecer um carinho para seus tutores. Eles não gostam muito de colo, mas são carinhosos e uma ótima companhia para crianças.

3) Ragdoll: carentes, peludos e que amam colo


Ragdoll: esses gigantes são perfeitos para carregar no colo, além de amarem carinho!
Ragdoll: esses gigantes são perfeitos para carregar no colo, além de amarem carinho!

O Ragdoll é um gatinho muito fofo que ama ser agarrado. Companheiros, gatos dessa raça adoram ficar perto de seus donos e se sentem mal se não recebem atenção - não são tão independentes como os outros. Pelo seu temperamento dócil e por ser muito carinhoso, é uma raça muito utilizada como gato de apoio emocional, ou seja, felinos que ajudam pessoas com problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. São gatos bons para uma família com crianças. 

4) Gato Sagrado da Birmânia: temperamento calminho


Gato Sagrado da Birmânia: esses bichanos são calmos e ótimas companhias para crianças
Gato Sagrado da Birmânia: esses bichanos são calmos e ótimas companhias para crianças

Algumas teorias dizem que o gato Sagrado da Birmânia surgiu em templos budistas. Por isso, talvez, tenha um temperamento tão calmo e seja um felino que não se opõe a carinho. Ele não é ciumento e pode conviver com outras pessoas e animais. Por outro lado, pode não gostar de pessoas estranhas. São gatos quietos, que não são agitados e não gostam de muita bagunça. Ideal para apartamentos, famílias pequenas e pessoas que moram sozinhas.

5) Gato Siâmes: o gatinho que gosta de ser o centro das atenções


Siâmes: esse gato ama atenção e dá muito carinho aos seus donos
Siâmes: esse gato ama atenção e dá muito carinho aos seus donos

O gato Siamês é muito esperto e também parece um cão: gosta de ser o centro das atenções e faz de tudo para chamar a atenção de seus donos. Com desconhecidos, porém, esse gatinho nem sempre pode ser receptivo. Por isso, se você costuma receber muitas pessoas em sua casa, talvez seja melhor um gato que não seja tão dependente, pois a situação pode se tornar muito estressante e desagradável para o pequeno Siâmes. 

6) Gato Vira-lata: altas doses de amor e gratidão em um gatinho só 


Gatos Carinhosos: o vira-lata só quer dar e receber amor!
Gatos Carinhosos: o vira-lata só quer dar e receber amor!

Alguns gatinhos vira-lata são bem carinhosos. Você não tem certeza do que vai encontrar ali, mas alguns vêm com essa característica bem marcante. Vale a pena arriscar na escolha desse bichano, que com certeza tem amor de sobra para oferecer! 

Como fazer carinho no gato?

Alguns gatos gostam bastante de carinho, mas não significa que aceitam ser tocados em qualquer parte do corpo. O carinho no gato tem que ser delicado, afinal, eles são animais menores e não têm a mesma energia e tamanho de um cão, por exemplo. Para saber como fazer carinho no gato, você tem que tentar e perceber como o animal reage. Se ele ronronar ou amassar sua mão com patinhas é sinal de que o chamego está sendo apreciado. Nesses casos, o gato pedindo carinho será bem comum na sua casa. Por outro lado, se ele fugir é sempre melhor não se aproximar tanto ou esperar que venha até você. Lembre-se também que a maioria dos gatinhos não gostam de carinho na barriga, então procure outras partes do corpo, como orelhas, cabeça e embaixo do queixo. 

Redação: Júlia Cruz