Já percebeu que alguns cachorros têm uma orelha menor do que outros da mesma raça? Muitas vezes, a explicação para isso é uma prática que consiste em cortar orelha de cachorro, também conhecida como conchectomia. Assim como a caudectomia, que é o corte do rabo de cachorro, a conchectomia em cães é um crime previsto por lei e que pode trazer sérias complicações para a saúde e bem-estar do animal. Geralmente, os tutores que optam pelo procedimento o fazem por meras questões estéticas, mas será que eles sabem os riscos que isso pode representar para o seu amigo de quatro patas? Para te alertar sobre os perigos da conchectomia, o Patas da Casa reuniu as principais informações sobre essa prática. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda o que é a conchectomia e como essa prática surgiu

Apesar do nome difícil, a conchectomia é um procedimento cirúrgico que se tornou muito comum em algumas raças de cães e que nada mais é do que um corte de orelha de cachorro. Mas afinal, o que leva os tutores a procurar por essa técnica? Bom, a verdade é que a conchectomia em cães geralmente é procurada para satisfazer desejos estéticos por parte do tutor, e que nada tem a ver com a saúde do animal. Ou seja, os humanos recorrem a ela para tentar deixar os cachorros com uma aparência mais “agradável” aos olhos deles e como uma forma de adequá-los a um padrão que não é o natural. Contudo, por ser uma técnica que traz mais malefícios do que benefícios ao cãozinho, essa prática hoje em dia é considerada crime. Além disso, vale destacar que cortar orelha de cachorro prejudica bastante a comunicação canina, já que essa parte do corpo do cachorro também é uma ferramenta de linguagem corporal.

5 raças em que o corte de orelha de cachorro ficou comum:

1) Pitbull

2) Doberman

3) Boxer

4) Dogue Alemão

5) American Bully

 

O corte de orelha de cachorro é bem comum na raça PitbullConchectomia: esse é um Pitbull depois de passar pelo procedimentoO Doberman também é outra raça que costuma sofrer com a conchectomiaComo o Doberman é muito utilizado como cão de guarda, o corte de orelhas o deixa com uma aparência mais intimidadoraO Boxer é outra raça de cachorro que costuma ter as orelhas cortadasConhectomia: é assim que o Boxer fica depois de passar pela intervenção cirúrgicaO Dogue Alemão é muito conhecido pelas suas grandes orelhasImagem de um Dogue Alemão depois do corte de orelha de cachorroA raça de cachorro American Bully não tem uma orelha tão grande assim, mas também sofre com a conchectomiaÉ assim que o American Bully depois de ter as orelhas cortadas

 

Cortar orelha de cachorro traz algum benefício?

 

Alguns tutores tentam argumentar que existem, sim, certas vantagens na conchectomia em cães, mas esse pensamento está totalmente equivocado. Ao contrário do que eles dizem, não existe nenhuma comprovação de que cortar orelha de cachorro ajuda a evitar problemas no ouvido dos cães. Na verdade, a melhor forma de prevenir infecções e outros incômodos nessa região é com cuidados específicos, como limpar o ouvido do cachorro regularmente. Além disso, vale destacar que a conchectomia em cães é um procedimento extremamente doloroso e que pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu amigo. Não vale a pena arriscar, né?

Conchectomia em cães pode trazer diversas consequências para a saúde do animal

Cortar a orelha de cachorro é uma prática totalmente desnecessária e que não traz absolutamente nenhum benefício para a saúde do seu cão. Muito pelo contrário: é um procedimento invasivo, doloroso e que pode gerar um grande trauma na vida do animal. Até mesmo porque, embora alguns veterinários infrinjam a lei e façam a conchectomia em cães, existem grandes riscos de infecções cirúrgicas após o corte de orelha de cachorro. Com o corte, o canal auditivo do animal também fica mais exposto para entrar água, insetos e parasitas. 

Cortar orelha de cachorro é crime, não submeta seu doguinho a esse procedimento!

Além de ser uma experiência bastante traumática para os cães, a conchectomia é crime previsto no artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais, que proíbe os maus-tratos de animais e a mutilação deles. Desta forma, qualquer veterinário envolvido com essa prática corre o risco de ter o registro suspenso e, portanto, não vai mais poder atuar na profissão. Além do mais, a pena de detenção pode ser de 3 meses a 1 ano e ainda precisa pagar uma multa. Viu como isso é sério? Então, nem pense em cortar orelha de cachorro! E se você conhece alguém ou algum lugar que oferece esse tipo de serviço, não hesite em denunciar. Todo tipo de crueldade animal deve ser banida!

Redação: Juliana Melo