Já percebeu que alguns cachorros têm uma orelha menor do que outros da mesma raça? Muitas vezes, a explicação para isso é uma prática que consiste em cortar orelha de cachorro, também conhecida como conchectomia. Assim como a caudectomia, que é o corte do rabo de cachorro, a conchectomia em cães é um crime previsto por lei e que pode trazer sérias complicações para a saúde e bem-estar do animal. Geralmente, os tutores que optam pelo procedimento o fazem por meras questões estéticas, mas será que eles sabem os riscos que isso pode representar para o seu amigo de quatro patas? Para te alertar sobre os perigos da conchectomia, o Patas da Casa reuniu as principais informações sobre essa prática. Veja a seguir!
Entenda o que é a conchectomia e como essa prática surgiu
Apesar do nome difícil, a conchectomia é um procedimento cirúrgico que se tornou muito comum em algumas raças de cães e que nada mais é do que um corte de orelha de cachorro. Mas afinal, o que leva os tutores a procurar por essa técnica? Bom, a verdade é que a conchectomia em cães geralmente é procurada para satisfazer desejos estéticos por parte do tutor, e que nada tem a ver com a saúde do animal. Ou seja, os humanos recorrem a ela para tentar deixar os cachorros com uma aparência mais “agradável” aos olhos deles e como uma forma de adequá-los a um padrão que não é o natural. Contudo, por ser uma técnica que traz mais malefícios do que benefícios ao cãozinho, essa prática hoje em dia é considerada crime. Além disso, vale destacar que cortar orelha de cachorro prejudica bastante a comunicação canina, já que essa parte do corpo do cachorro também é uma ferramenta de linguagem corporal.
5 raças em que o corte de orelha de cachorro ficou comum:
1) Pitbull
2) Doberman
3) Boxer
4) Dogue Alemão
5) American Bully










Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Cortar orelha de cachorro traz algum benefício?
Alguns tutores tentam argumentar que existem, sim, certas vantagens na conchectomia em cães, mas esse pensamento está totalmente equivocado. Ao contrário do que eles dizem, não existe nenhuma comprovação de que cortar orelha de cachorro ajuda a evitar problemas no ouvido dos cães. Na verdade, a melhor forma de prevenir infecções e outros incômodos nessa região é com cuidados específicos, como limpar o ouvido do cachorro regularmente. Além disso, vale destacar que a conchectomia em cães é um procedimento extremamente doloroso e que pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu amigo. Não vale a pena arriscar, né?
Conchectomia em cães pode trazer diversas consequências para a saúde do animal
Cortar a orelha de cachorro é uma prática totalmente desnecessária e que não traz absolutamente nenhum benefício para a saúde do seu cão. Muito pelo contrário: é um procedimento invasivo, doloroso e que pode gerar um grande trauma na vida do animal. Até mesmo porque, embora alguns veterinários infrinjam a lei e façam a conchectomia em cães, existem grandes riscos de infecções cirúrgicas após o corte de orelha de cachorro. Com o corte, o canal auditivo do animal também fica mais exposto para entrar água, insetos e parasitas.
Cortar orelha de cachorro é crime, não submeta seu doguinho a esse procedimento!
Além de ser uma experiência bastante traumática para os cães, a conchectomia é crime previsto no artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais, que proíbe os maus-tratos de animais e a mutilação deles. Desta forma, qualquer veterinário envolvido com essa prática corre o risco de ter o registro suspenso e, portanto, não vai mais poder atuar na profissão. Além do mais, a pena de detenção pode ser de 3 meses a 1 ano e ainda precisa pagar uma multa. Viu como isso é sério? Então, nem pense em cortar orelha de cachorro! E se você conhece alguém ou algum lugar que oferece esse tipo de serviço, não hesite em denunciar. Todo tipo de crueldade animal deve ser banida!
Redação: Juliana Melo
