O comportamento do cachorro é algo que pode muitas vezes intrigar os tutores, principalmente os pais de primeira viagem. A linguagem canina, por exemplo, é uma forma do seu cãozinho se comunicar com você e até mesmo indicar que está com algum problema, como dores ou tédio. Por outro lado, algumas atitudes do animal são completamente normais: é apenas o seu cachorro sendo um cachorro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro rolando na grama entra em qual categoria nesse caso? O hábito pode indicar algum problema de saúde ou comportamental? Entender se um comportamento é prejudicial ou não ajuda o tutor a identificar qualquer alteração na rotina na pet. Veja o que descobrimos sobre o assunto!

Cachorro pode rolar na grama por questões hereditárias

O fato dos cachorros rolarem na grama é indicado por comportamentalistas por uma questão de hereditariedade. Os lobos costumam rolar nos odores que acham interessantes. É provável que os cachorros domésticos tenham herdado esse hábito - que além de ser observado nos lobos também ocorre com algumas espécies de raposas, coiotes e cães selvagens. Na natureza, os lobos também costumam rolar na grama para camuflar o cheiro de suas presas. Desta forma, eles conseguem se aproximar e atacá-las sem que sejam notados.

Comportamento canino: é normal o cachorro rolar na grama depois do banho

O cachorro rolar na grama após tomar banho é uma atitude costumeira e relatada por muitos tutores. Isso acontece porque o cachorro sente que perde sua “identidade” por não estar com seu cheiro natural. Ao rolar todo o corpo na grama após o banho, ele está tentando recuperar seu cheiro original e se livrar do novo cheirinho (considerado agradável pelos donos). Em casa, é normal que o cãozinho role no chão, tapetes, caminha ou sofá com o mesmo objetivo. O mesmo pode ocorrer quando o tutor passar um anti pulgas ou qualquer produto que altere o cheiro do pet.


Os cães são uma espécie predatória e o ato de rolar na grama pode ser um comportamento hereditário
Os cães são uma espécie predatória e o ato de rolar na grama pode ser um comportamento hereditário

O ato de rolar na grama é influenciado pelo olfato dos cães

O hábito de rolar na grama também pode estar muito associado a sensibilidade olfativa dos cães, que é bastante elevada em comparação ao olfato humano. Por esse motivo, os cães podem identificar um cheiro específico no gramado, fazendo com que ele role em cima por instinto. O olfato aguçado pode ser ainda mais característico em determinadas raças, como com os Beagles, que têm sensibilidade a alguns odores específicos 300 vezes maior que os seres humanos.

Cachorro se coçando na grama: quando esse comportamento canino pode indicar um problema?

É preciso que o tutor observe bem a forma como o cachorro está rolando na grama, pois esse comportamento canino também pode indicar problemas. O animal está tenso ou relaxado ao rolar na grama? Esfregar todo o corpo na grama usando mais força, parecendo que ele está tentando se coçar, pode ser sinal de alguma irritação na pele. Neste caso, principalmente se o comportamento for muito intenso e repetitivo, é importante verificar a pele do animal para ver se tem irritações, feridas ou alergias. Se for o caso, o indicado é consultar um médico veterinário de confiança. 

É preciso prestar atenção em todos esses hábitos de comportamento do cachorro. Pois coisas que parecem inofensivas podem ser indicadores de problemas de saúde. Você já se perguntou, por que o cachorro come grama? Esse é um comportamento canino que pode indicar falta de vitaminas, parasitas no organismo ou até mesmo distúrbios psicológicos.

Por outro lado, é importante estimular esse hábito apenas em locais seguros e conhecidos, como o quintal de casa, para evitar infestação de carrapatos ou mesmo que o seu cachorro role em algo desagradável, como lixo ou fezes de outros animais. 

Redação: Hyago Bandeira