A preocupação com a saúde do cachorro no geral é algo comum para os donos de pets. As vacinas são aplicadas em dia, as consultas no veterinário também são frequentes, mas você sabia que, assim como acontece com a gente, o cachorro também precisam de atenção no que se trata da saúde bucal? O tártaro em cães é uma condição super comum e que pode gerar consequências bem mais sérias do que a sujeirinha nos dentes do animal. Confira mais sobre a condição e a melhor forma de fazer a limpeza do seu bichinho aqui embaixo!
O que é o tártaro em cães?
Assim como acontece com a gente, o tártaro em cães — que também pode ser conhecido como cálculo dentário — é o acúmulo de sujeira nos dentes causado pela falta de escovação e limpeza correta. Essa sujeira forma, no dente do animal, uma placa de bactérias que se proliferam por causa dos restos de comida que ficam no espaço entre os dentes e perto da gengiva por muito tempo. De primeira, elas causam sensibilidade e dores na região, mas conforme vão se desenvolvendo, essas mesmas bactérias podem também podem ser a causa de infecções na gengiva. Se elas chegarem na corrente sanguínea, podem alcançar algum órgão, ter complicações e, até mesmo, matar o cachorro.
Como descobrir que o meu cachorro tem tártaro?
Uma das vantagens do tártaro em cães em relação a outras doenças é que os sintomas dele podem ser identificados com facilidade. Basicamente, basta que você chegue perto do seu cachorro e faça uma análise simples dos dentes dele e do comportamento na hora de comer. Dá uma olhada no que você deve prestar atenção:
-
dentes com manchas amareladas ou esverdeadas;
-
gengiva avermelhada;
-
dor na mastigação;
-
falta de apetite.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Qual é a melhor forma de evitar o tártaro em cães?
Como o tártaro em cães é algo que começa com o acúmulo de sujeira nos dentes do animal, a melhor forma de prevenir a doença é fazendo a escovação, no mínimo, três vezes por semana. A escova e a pasta de dente devem ser específicas para cachorro, ok? Fique atento aos cantinhos e espaços entre os dentes, que têm o alcance mais difícil e, por isso, acabam tendo uma probabilidade maior de acumular sujeira.
Além disso, o ideal é não oferecer para o seu cachorro alimentos que não geram atrito com os dentes deles, já que isso também ajuda a limpar a região. Ou seja: a base da alimentação do seu cachorro tem que ser a ração específica para a faixa etária dele. Você também pode encontrar petiscos próprios para os dentes que vão executar a função de limpeza enquanto divertem os cães.
Como tratar o tártaro em cães?
Identificou que seu cachorro está com tártaro? A melhor coisa que você pode fazer é agir imediatamente para controlar a situação — e esse processo começa com uma visita ao veterinário. Depois de instalada, a placa de bactérias só pode ser removida com uma cirurgia odontológica, que é simples, mas só pode ser realizada com anestesia geral no cachorro. Por isso, o ideal é escolher um profissional especializado e de confiança. Além disso, ele também pode precisar de acompanhamento com o profissional e de medicamentos depois disso.
Redação: Ariel Cristina Borges
