Treinar um cãozinho nem sempre é fácil, principalmente quando ele ainda é um filhote ou nunca aprendeu a fazer as necessidades no lugar certo (no caso de cães adultos ou idosos que foram adotados recentemente). Logo, para evitar que o xixi de cachorro se espalhe pela casa, a melhor forma é aprender como ensinar o seu amigo de quatro patas a urinar e defecar em um local específico, que é onde vai ser o “banheiro” dele. Sendo assim, é necessário identificar os sinais de quando o cachorro quer fazer xixi e cocô para direcioná-lo ao lugar certo. Mas quais são esses sinais? Descubra a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cocô e xixi: cachorro emite sinais quando está com vontade de ir ao banheiro

Ao contrário do que muitos podem pensar, o ato de um cachorro fazer xixi e cocô não é totalmente imprevisível. Na verdade, quem é mais atento e observador consegue perceber facilmente quando o seu amigo de quatro patas está apertado para ir ao banheiro, mesmo que ele seja um novo hóspede na casa. Um dos primeiros sinais é que o cachorro começa a farejar o local, em busca do melhor espaço para fazer suas necessidades. Então, se o seu doguinho começar a cheirar muito os cantinhos da casa - especialmente quinas e paredes - é bom já direcioná-lo para o banheiro.

Além disso, outros possíveis sinais de que o cachorro está prestes a fazer xixi ou cocô é quando ele fica muito inquieto, fica cheirando e lambendo as próprias partes íntimas e começa a andar em círculos. No caso de filhotes de cachorro, ele também pode choramingar para mostrar que está apertado.

 

cachorro fazendo xixi de cachorro no lugar errado

Cachorro fazendo xixi e cocô: tapete higiênico ou jornal são acessórios indispensáveis no aprendizado

 

Definir onde vai ser o banheiro do cachorro é o passo mais importante para iniciar o processo de treinamento do animal. E nesse momento, o uso de tapete higiênico ou até mesmo daquele jornal velho que você tem guardado dentro de casa são essenciais para que o pet entenda que deve fazer xixi e cocô somente em cima desses acessórios. No caso de um pet que está acostumado a fazer as necessidades apenas na rua, também é importante começar a adaptá-lo para o ambiente interno. Às vezes imprevistos acontecem, e nem sempre é possível levar o cachorro para passear no momento em que ele precisa fazer xixi e cocô. Portanto, lembre-se de ensinar seu cãozinho onde é o cantinho mais apropriado para ele se aliviar.

“Meu cachorro não aprende fazer necessidades no lugar certo, o que fazer?”

Essa é uma questão que pode atormentar muitos pais de primeira viagem: mesmo buscando formas de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, o animal insiste em continuar fazendo no lugar errado. Mas calma, não precisa desanimar e nem se desesperar por causa disso. É importante entender que os cães têm um nível de compreensão bem diferente do nosso, mas eles não são incapazes de aprender certo comando. Só é necessário insistir, persistir e saber exatamente como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Para isso, a técnica mais recomendada é a do reforço positivo, que consiste em recompensar o cãozinho sempre que ele acertar onde é o banheiro dele. Petiscos, carinhos e elogios são ótimas formas de premiar o seu doguinho nessas horas. Mas lembre-se: das primeiras vezes, é necessário que o tutor seja capaz de identificar que o cachorro quer fazer xixi e cocô para levá-lo até o local adequado para suas necessidades. Assim, o doguinho passa a assimilar que é ali que ele deve ir quando sentir vontade.

Redação: Juliana Melo