Diferente dos cachorros, a maioria dos gatos não têm a necessidade de sair para passear todos os dias. Alguns podem até se aventurar pela vizinhança, mas geralmente fazem isso por conta própria - o que não é recomendado, - e não com o seu tutor do lado. No entanto, nada impede que levar gato para passear comece a fazer parte da sua rotina com os felinos. Essa experiência, inclusive, pode ser bastante positiva para eles.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por passarem boa parte do dia deitados ou dormindo, esses passeios podem ser uma alternativa de tentar manter seu amigo minimamente ativo. Mas para isso, alguns cuidados são fundamentais, tanto para a segurança do bichano quanto por uma questão de adaptação mesmo; afinal, como ele não está acostumado a sair de casa, pode acabar estranhando um pouco esse “mundo novo”. Para te ajudar nisso, separamos 6 dicas de como passear com gato de forma segura e tranquila. Veja a seguir!

1) Certifique-se de que as vacinas estão em dia antes de passear com gato

Se você pretende levar gato para passear, lembre-se sempre de conferir se o bichano está protegido contra pulgas, carrapatos e outras doenças. Os animais que não estão acostumados a sair de casa com frequência acabam ficando muito mais expostos e vulneráveis a certos problemas de saúde, e por isso a vacinação e aplicação de remédios contra parasitas é fundamental. Além do mais, independente do seu gatinho sair de casa ou não, esse é um cuidado que precisa ser levado bastante a sério! O calendário de vacinas e a vermifugação do animal são medidas essenciais para prevenir várias doenças e garantir a saúde e o bem-estar do seu pet.

2) Escolha um lugar tranquilo e sem muito movimento para passear com gato

Antes de passear com gato pela primeira vez, lembre-se que seu amigo nunca fez isso antes e pode estranhar todo o processo. Por isso, escolher um lugar tranquilo e com poucas pessoas em volta é o melhor jeito de garantir que o seu amigo não vai ficar muito incomodado no local. Como os gatos são animais mais reservados, um ambiente mais movimentado pode acabar deixando-os estressados com a situação. Uma boa ideia é levar gato para passear por lugares mais perto de casa, como na frente do prédio e na própria rua de casa.

3) Investir em uma coleira para gato passear pode ajudar bastante

Para ajudar a cuidar do bichano na rua, uma boa ideia é comprar uma coleira para gato passear. Assim, é possível evitar que ele fuja ou se meta em encrencas. Existem diferentes modelos no mercado que são apropriados para gatos, basta encontrar o mais confortável para o seu amiguinho e pronto! Mas antes, vale lembrar que os felinos não estão muito acostumados a andar de coleira, então o processo de adaptação pode ser um pouquinho demorado. É importante ter um pouco de paciência e ver como o seu gatinho vai reagir nos primeiros dias com a coleira em volta do pescoço, e só depois que tiver certeza que o seu amigo está confortável, é que dá para passear com gato sem problemas. Aprender como passear com gato na coleira é um pouquinho trabalhoso, mas não é nenhuma missão impossível, então nada de desistir, hein?


A coleira para gato passear é um dos melhores acessórios para garantir o bem-estar do seu amigo
A coleira para gato passear é um dos melhores acessórios para garantir o bem-estar do seu amigo

4) Esteja sempre de olho em seu amigo de quatro patas

Mesmo com uma coleira para gato passear, o tutor deve estar sempre atento ao que o seu gatinho está fazendo. A coleira é uma forma de guiar e não perder totalmente o animal de vista, mas isso não garante que ele não vá dar um jeitinho de fazer suas próprias estripulias por aí. Os felinos são mega curiosos e exploradores natos, e essas saídas pela rua só vão aguçar ainda mais o instinto caçador que eles têm. Nesse misto de curiosidade e aventura, o bichano pode acabar se metendo em lugares em que não deve, como debaixo de carros ou até no meio da rua, correndo o risco de ser atropelado. Além disso, outro risco que eles correm é o de comer algo do chão que possa fazer mal à saúde deles. Por isso, sempre que passear com gato não esqueça de vigiá-lo constantemente. 

5) Mantenha a calma se encontrar outros animais no meio do caminho

Sair para passear com gato pode ser bastante imprevisível porque nunca dá para saber ao certo o que vocês podem encontrar pelo caminho. Sejam pessoas ou animais, a melhor forma de lidar com isso é mantendo a calma. Com os humanos, isso geralmente é mais tranquilo, afinal eles não representam nenhum tipo de ameaça ao seu bichinho; mas se por um acaso você encontrar outros bichos ao passear com gato, tente não se desesperar. Mesmo preocupado com o seu amigo de quatro patas, pense que o seu desespero só pode fazer mal ao gatinho e deixá-lo ainda mais estressado e desconfortável com a situação. Por isso, o ideal é tentar evitar o contato dele com esses outros animais e, ao perceber algum sinal de ataque ou susto, talvez seja melhor suspender o passeio do dia.

6) Aumente o tempo dos passeios gradualmente para adaptar o gato a nova rotina

Para melhor adaptação do seu pet aos passeios, uma boa dica é começar com intervalos mais curtos de tempo e ir aumentando gradativamente. No primeiro dia, leve o gatinho para conhecer o ambiente pela primeira vez, mas não demore muito tempo para voltar para casa. É o primeiro contato dele com a rua e 5 minutinhos, às vezes, são suficientes para ele dar uma olhada geral no território. No segundo dia, aumente esse tempinho para 10 minutos, deixando-o explorar um pouco mais o ambiente. No terceiro, 15 minutos, e assim por diante até você sentir que chegou no tempo adequado para continuar realizando esses passeios. Mas atenção: só faça isso se sentir que o seu gatinho está gostando e se adaptando bem a essa nova rotina, hein? Nada de forçar seu bichano a sair de casa contra a vontade dele! O bem-estar do seu pet sempre deve vir em primeiro lugar.

Redação: Juliana Melo