Os cães são companheiros incríveis para se ter por perto, ninguém pode negar. Mas cuidar de um doguinho também tem lá seus desafios, principalmente quando o assunto é xixi de cachorro. Imagina chegar em casa depois de um dia cansativo e se deparar com o cachorro fazendo xixi por tudo quanto é canto? Essa é uma situação bastante desagradável e que se não for corrigida pode trazer algumas consequências para o seu lar, e que pode até mesmo prejudicar a convivência com o seu amigo de quatro patas. Por isso, é preciso saber como lidar com isso e acabar com o cachorro marcando território. A seguir, separamos algumas dicas sobre o assunto!

Xixi: cachorro usa a urina para marcar território

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você já deve ter percebido que o cachorro marca território de várias formas diferentes, não é mesmo? Uma das mais comuns é fazendo xixi em locais específicos, como em um poste ou portão. Essa é forma que ele encontra de mostrar para outros cães que aquele local já tem um “dono”. Mas e quando isso começa a acontecer dentro de casa? Se o tutor não impuser limites para o cachorro fazendo xixi em qualquer lugar, a situação só tende a piorar.

O adestramento, aliás, é uma ótima forma de ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo. Além disso, uma dúvida que muitos tutores têm é se cachorro castrado marca território também, ou se isso só acontece com os cães não castrados. E, para a surpresa de muitos, não, o cachorro castrado não tem a mesma necessidade de disputar território com nenhum outro macho. Ou seja, são duas alternativas possíveis para esse pequeno problema.


O xixi de cachorro pode corroer metais e danificar pneus, portões e outros objetos
O xixi de cachorro pode corroer metais e danificar pneus, portões e outros objetos

Entenda quais são os riscos do xixi de cachorro pela casa

Além de ser evidentemente desagradável chegar em casa e encontrar xixi de cachorro por toda parte, os tutores devem ficar muito atentos com a urina dos cães por motivos não tão óbvios assim. Poucos sabem, mas o xixi de cachorro possui um pH muito ácido, que pode corroer diversos materiais. “Mas o que isso significa?” Bom, na prática quer dizer que o cachorro fazendo xixi nos pneus de carros e portões pode resultar em objetos enferrujados. Esse é um problema bastante recorrente na vida de quem mora em casas com quintais ou espaços mais abertos.

E atenção: quem mora em apartamento também não está totalmente “a salvo”. O xixi de cachorro pode se espalhar por dentro de casa e ocasionar vários imprevistos, como manchas nas paredes, móveis, tapetes e até mesmo deixar um mau cheiro no sofá, por exemplo. Portanto, não importa qual seja a sua realidade: o cachorro fazendo xixi fora de um local apropriado sempre pode trazer dores de cabeça.

Cachorro marcando território: o que fazer para evitar isso em casa?

O adestramento é uma técnica muito utilizada para ensinar diversos comandos ao seu cãozinho, e, dentre eles, como fazer xixi no lugar certo. O primeiro passo é definir onde será o banheiro do seu amigão. Em seguida, é importante criar um comando para que o animal possa relacionar o hábito de fazer xixi ao local indicado - pode ser até mesmo a palavra “xixi”, que é simples e direta. Então, você aponta para o lugar onde ele deve urinar. Toda vez que ele acertar e fizer xixi no lugar certo, não esqueça de recompensá-lo pelo bom comportamento. Pode ser com quitutes, carinho ou até mesmo muitos elogios. O mais importante nisso tudo é não desistir. Pode levar algum tempo até que o animal aprenda a fazer as necessidades no cantinho adequado, mas com muita insistência e persistência, ele consegue!

Redação: Juliana Melo