Um dos maiores obstáculos na vida de um cachorro é o tédio. Se por um lado, os gatos adoram aproveitar a própria preguicinha o dia inteiro; os cães não lidam muito bem com essa falta do que fazer. Por isso, quando vemos um cachorro em casa que está entediado, é bom ficar de olho em alguns sinais e procurar alternativas para acabar com esse problema. Estímulos físicos e mentais são fundamentais na vida do seu amigo de quatro patas. Portanto, te ajudamos a identificar esse tipo de situação e separamos algumas dicas de brinquedos para cachorro entediado e atividades que podem ajudar a manter o tédio bem distante.

Saiba como descobrir se o cachorro está entediado ou não

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Às vezes é difícil distinguir um cachorro entediado de um cãozinho que está doente, porque alguns sinais podem se confundir bastante. O animal que sofre com tédio geralmente fica mais apático e perde interesse em grande parte das coisas ao seu redor, tende a dormir demais e pode apresentar comportamentos compulsivos e até mesmo autodestrutivos, como se lamber frequentemente, morder a patinha e ficar correndo em círculos. Além disso, o tutor também pode observar algumas mudanças no apetite do animal: ele pode estar comendo demais, ou passa a se alimentar muito mal de uma hora para outra. Os latidos e choros também se fazem presente na rotina do cachorro entediado, assim como a destruição de móveis e objetos da casa.

Ou seja, existe uma série de mudanças no comportamento do animal que é acometido pelo tédio. No entanto, é sempre bom buscar saber a opinião de um médico veterinário para saber se isso não está acontecendo por causa de alguma doença ou coisa do tipo. Com essa hipótese descartada, o ideal é procurar formas de estimular o seu cãozinho e deixá-lo mais animado novamente.


O cachorro entediado pode ficar mais preguiçoso e dormir mais do que o de costume
O cachorro entediado pode ficar mais preguiçoso e dormir mais do que o de costume

Cachorro entediado: o que fazer para acabar com o tédio do seu amigo?

Combater o tédio é muito mais fácil do que parece, ainda mais no caso dos cães, que são animais naturalmente mais ativos e que adoram gastar energia sempre que possível. Por isso, uma das melhores formas de evitar que o cachorro fique entediado é investindo em atividades físicas. Os passeios devem fazer parte da rotina desses animais, mas não são a única forma de exercitá-los: algumas brincadeiras e jogos também podem ajudar o cãozinho a liberar energia. Além do mais, outra dica que pode funcionar é intercalar os brinquedos do cachorro para que ele não fique enjoado e, consequentemente, entediado.

Também é importante que o tutor separe pelo menos uma parte do seu dia para se dedicar ao seu pet, porque até mesmo os cães mais independentes gostam de ter companhia e atenção de quem eles amam. Para quem precisa passar boa parte do tempo fora de casa, uma opção é adotar pelo menos dois bichinhos, pois assim um faz companhia para o outro na ausência do tutor.

Invista em brinquedos para cachorro entediado

Uma das melhores opções de brinquedos para cachorro entediado são os mordedores para cachorro, principalmente se o seu amigo tem tendência a roer tudo que ele encontra pela frente. Essa é uma ótima forma de gastar a energia do cãozinho com um objeto que é produzido especialmente para isso. Logo, os móveis e sapatos espalhados pela casa estão a salvo!

Além do mais, os brinquedos interativos para cachorro também cumprem perfeitamente o papel de entreter o seu amigo de quatro patas. A bolinha que libera ração, por exemplo, é ideal para estimular as habilidades cognitivas do cão, que vai se sentir desafiado para descobrir como ganhar petiscos de “recompensa” durante a brincadeira. Assim, esses animais podem passar até horas super ocupados com o novo brinquedinho.

Redação: Juliana Melo