Os problemas renais são muito comuns em gatos e representam o pesadelo de todo pai ou mãe desse tipo de pet. As causas normalmente estão ligadas à alimentação e até com a própria fisiologia dos felinos: os gatos têm uma quantidade reduzida de néfrons nos rins, estruturas que filtram as impurezas do sangue e produzem a urina, por exemplo. Esse e outros fatores contribuem para o surgimento de doenças no órgão, que levam à insuficiência renal em gatos - isto é, quando os rins perdem a capacidade de funcionar normalmente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os problemas renais costumam ser diagnosticados na velhice do animal, lá pelos oito anos de idade, mas isso não quer dizer que as doenças não se manifestam quando o gatinho ainda é novo. É por essas e outras que a preocupação com os rins do bichano deve começar o quanto antes. A melhor coisa que você pode fazer para prevenir esses quadros é simples: basta fazer com que seu gato beba mais água no dia a dia!

Gato com problema renal: como identificar?

Assim como qualquer animal de estimação, é fundamental que você conheça todos os hábitos do seu gato para identificar se algo está errado. O gato com insuficiência renal sente dor, mas nem sempre ele vai demonstrar isso. Então, você precisa ficar atento a qualquer comportamento estranho que ele tiver. Levá-lo a um médico veterinário de confiança o quanto antes é super importante para que ele inicie o tratamento com medicamentos e até com uma ração renal para gatos.

Veja abaixo alguns sinais de doenças renais nos felinos:

1) Gato com problema renal vai apresentar mudanças no apetite

Se o seu gato está comendo menos que o normal, está mais seletivo com a ração ou simplesmente dispensa as refeições, é hora de fazer um check-up. A mudança de apetite é um sinal de problemas renais. Além disso, é muito comum que o gatinho com os rins prejudicados tenha um emagrecimento aparente.

2) Aumento da sede é sinal de alguma doença nos rins

Naturalmente, os gatos bebem uma quantidade muito menor de água comparados aos cães, por exemplo. É por isso que a forma mais eficaz de prevenir os problemas renais é fazer com que seu gato to se hidrate mais no dia a dia, espalhando pela casa mais potinhos de água e até investindo em uma fonte para gatos. Mas se o seu bichano passar a beber mais água que o normal de uma hora para outra isso pode ser um indício de problemas renais ou diabetes. Fique de olho!

gato bebendo água no potinho

3) Problema renal em gatos aumenta ou diminui a frequência do xixi

 

As alterações na urina do seu gatinho também pode indicar alguma doença renal. Os gatos com esse tipo de problema passam a usar a caixa de areia com mais frequência e é comum até que façam xixi fora do lugar. Você também pode observar a urina com uma coloração mais escura e até com a presença de sangue - nesse caso, fica mais claro ainda que ele não está bem. Por outro lado, se o seu gatinho não está fazendo fazendo xixi de forma alguma também é hora de visitar o veterinário imediatamente.

4) Fique de olho no comportamento do gato!

Além de todos os sinais mencionados acima, o seu gatinho pode ter mudanças de comportamento por conta da dor e desconforto que esses problemas geram no organismo. O animal pode ficar mais apático, recluso e até agressivo. A vocalização também pode ser mais comum, já que o gatinho tentará de todas as formas chamar a sua atenção.

Redação: Luana Lopes