A rampa para cachorro é um acessório muito importante para que o pet suba em móveis ou outros locais altos da casa com mais facilidade. Geralmente, os animais de estimação adoram tirar um descanso no sofá da sala, por exemplo. O movimento contínuo de sobe e desce do cão nesses móveis durante a vida pode impactar negativamente nas articulações do pet, principalmente no caso do cachorro idoso. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes sobre a rampa para cachorro subir no sofá e outros móveis da casa. Dá só uma olhada!

Para que serve a rampa de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como a escada para cachorro, a rampa é indicada para diminuir as lesões causadas pelos impactos dos saltos recorrentes para subir nos móveis. A coxa, ombro, cotovelo, joelho e coluna do cachorro são algumas das articulações mais comprometidas. Com o passar do tempo, doenças como artrite, artrose canina e rupturas de ligamento tendem a ocorrer em pets que não fazem uso da rampa de cachorro. O acessório é amplamente indicado, principalmente para raças de cachorro pequenos, o que não impede o uso da rampa para cachorro grande. Afinal de contas, as articulações de todos os pets, independente da idade, podem desgastadas conforme o tempo e esforço.


O Dachshund é uma raça muito beneficiada pelo uso da rampa para cachorro por conta do corpo alongado e pernas curtinhas
O Dachshund é uma raça muito beneficiada pelo uso da rampa para cachorro por conta do corpo alongado e pernas curtinhas

Rampa: cachorro pode ser introduzido ao acessório desde filhote

A rampa para cachorro idoso é ainda mais necessária. Até porque, as articulações dos pets ficam ainda mais frágeis com a velhice e o acessório se torna crucial para o bem-estar do animal de estimação. No entanto, nada impede que o animal faça uso da rampa desde filhote. O uso do acessório é muito importante para prevenir problemas nas articulações e quando ele é usado desde cedo, menores as chances de seu peludo desenvolver certas doenças. Raças como Dachshund e Corgi são muito beneficiadas pelo acessório, já que possuem o corpo alongado e pernas curtinhas, o que acaba forçando bem mais a coluna e articulações. Por isso, a introdução de rampa quando o filhote é importante, principalmente porque o pet já fica acostumado e evita os saltos. A rampa para cachorro pequeno é ainda mais importante nessa fase, pois esses pets ainda são menores quando filhotes, o que dificulta ainda mais o acesso aos móveis. 

Rampa para cachorro: como fazer a escolha certa?

Agora que você já entendeu como funciona a rampa de cachorro, deve estar se perguntando como escolher a melhor. O ideal é escolher o modelo mais adequado para o perfil, tamanho e necessidade do pet. Leve em conta se o animal já passou por lesões articulares, se possui doenças de equilíbrio como labirintite, se está sofrendo com obesidade canina, se tem o corpo rebaixado ou alongado, se já tem idade avançada, patas curtas ou se é braquicefálico. Levar em conta o tamanho da sua casa também é importante. Geralmente, a rampa para cachorro ocupa mais espaço que a escada, que também pode ser uma boa opção, apesar de exigir mais esforço do animal para subir nos móveis.

Redação: Hyago Bandeira