Cuidados

Como fazer uma toca de gato? 4 dicas para colocar em prática!

 Toca de gato: saiba como fazer uma em casa e agrade o seu felino!
Toca de gato: saiba como fazer uma em casa e agrade o seu felino!

Quem tem um bichano em casa já deve ter notado que a casa de gato é sinônimo de conforto, acolhimento e diversão. Por isso, ainda que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, vale a pena investir em uma boa toca de gato, um lugar onde ele pode se esconder e tirar um cochilo maravilhoso. Afinal, é importante garantir o conforto dos felinos que dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Mas, antes de comprar, que tal tentar fazer você mesmo o produto em casa? Desta forma, é possível adaptar o item ao tamanho do felino e aos gostos dele. Para te ajudar, nós separamos quatro dicas de como fazer toca para gatos. Dá uma olhada!

1# Caminha feita com camisa: simples e original para o seu bichano

Se você busca fazer uma cama de gato de forma rápida e prática, vale a pena investir nas tocas para gatos feita com camisetas de humanos. Para isso, basta comprar ou até mesmo usar uma camisa que já tenha em casa e separar um pedaço de papelão, dois cabides e fita crepe. Desmonte os cabides desenrolando as extremidades do arame e use um alicate para cortar as pontas.

Depois disso, o próximo passo é moldar os arames formando dois arcos de tamanhos iguais. Em seguida, corte um quadrado de papelão para servir como base da toca, forre os cantos do papelão com fita crepe e faça um furo em cada ponto. Finalize encaixando os arames cruzados para vestir a camisa na estrutura e está pronto! Essa é uma opção ótima de toca de gato prática, feita em casa e muito fácil de montar.

2# Papelão é a opção ideal para fazer toca de gato sem gastar muito

Muito utilizado em projetos DIY (do it yourself - em tradução, faça você mesmo), o papelão também pode ser usado na construção da toca de gato, já que os bichanos são fascinados por uma caixinha de papelão. Por ser um item reciclável, é a alternativa perfeita para quem não quer gastar muito comprando uma casinha. Além disso, o material é mais fácil de ser pintado e customizado de acordo com a personalidade do seu gatinho. Para reproduzir esse modelo de toca de gato, basta cortar uma abertura na caixa de papelão para o gatinho entrar e, em seguida, customizar a decoração do telhado. Não se esqueça de colocar uma manta ou almofada para deixar o lugar mais confortável ainda!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
     A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido
    A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    3# MDF garante uma casinha de gato mais resistente para o seu amigo

    Se a ideia é gastar pouco, mas construir uma toca de gato bem resistente, a dica é usar MDF. Por ser um material derivado da madeira, ele é leve, manipulável e popular em casas de animais domésticos (além de não ser tão caro). Se preferir, você pode pintá-lo e deixar a imaginação fluir, mas ele também fica lindo in natura. Além disso, o material também permite que você inclua um pedaço de carpete ou velcro nas laterais para que o felino possa arranhar a superfície.

    4# Use e abuse da sua criatividade para decorar a casa de gato 

    Para que a experiência seja ainda mais confortável para você e o seu pet, que tal decorar a casinha do seu gato? Colocar uma almofadinha na base do móvel, por exemplo, pode trazer mais conforto pro seu bichano. Além disso, cores e acessórios, como bolinhas penduradas e arranhadores, na parte de fora do móvel tornam a toca mais atrativa para o seu gatinho. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Próxima matéria

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática
    Cuidados

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática

    O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupa de cachorro bonita, barata e personalizada para o seu amigo.

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
    Raças

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

    Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Ver Todas >

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto

    Escovar os dentes do cachorro faz parte dos cuidados essenciais com os nossos bichinhos. Essa é a melhor forma de prevenir alguns problemas bucais e, para isso, duas ferramentas são indispensáveis: a escova de dente e a pasta de dente para cachorro. Juntas, elas são capazes de preservar a saúde bucal e afastar situações indesejáveis, como o tártaro. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o creme dental para cachorro? Qual é o melhor tipo de produto?

    Como cuidar de ferida na pata do gato?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de ferida na pata do gato?

    Os felinos possuem um  instinto caçador aflorado  e, por conta disso, são muito curiosos e exploradores. Isso faz com que eles corram um certo risco em algumas situações e possam ter problemas na região das patinhas que podem causar um machucado em gato. No entanto, é comum que muitos tutores não saibam como agir ao identificar uma ferida na pata do gato doméstico. Para te ajudar com isso, o  Patas da Casa  reuniu informações sobre como cuidar do gato com ferida na pata. Dá só uma olhada!

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?
    Cuidados dos animais

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?

    A audição é fundamental no universo animal, mas nem sempre é fácil identificar um gato surdo, mesmo convivendo com o bichano todos os dias. Os felinos têm uma grande facilidade de adaptação e costumam compensar a falta de audição com os outros sentidos, então a surdez às vezes acaba passando despercebida. Com uma observação mais atenta ao comportamento do gato, porém, já é possível levantar suspeitas. 

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?
    Cuidados dos animais

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?

    A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. 

    Ver Todas >