Cuidados

Como fazer uma toca de gato? 4 dicas para colocar em prática!

 Toca de gato: saiba como fazer uma em casa e agrade o seu felino!
Toca de gato: saiba como fazer uma em casa e agrade o seu felino!

Quem tem um bichano em casa já deve ter notado que a casa de gato é sinônimo de conforto, acolhimento e diversão. Por isso, ainda que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, vale a pena investir em uma boa toca de gato, um lugar onde ele pode se esconder e tirar um cochilo maravilhoso. Afinal, é importante garantir o conforto dos felinos que dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Mas, antes de comprar, que tal tentar fazer você mesmo o produto em casa? Desta forma, é possível adaptar o item ao tamanho do felino e aos gostos dele. Para te ajudar, nós separamos quatro dicas de como fazer toca para gatos. Dá uma olhada!

1# Caminha feita com camisa: simples e original para o seu bichano

Se você busca fazer uma cama de gato de forma rápida e prática, vale a pena investir nas tocas para gatos feita com camisetas de humanos. Para isso, basta comprar ou até mesmo usar uma camisa que já tenha em casa e separar um pedaço de papelão, dois cabides e fita crepe. Desmonte os cabides desenrolando as extremidades do arame e use um alicate para cortar as pontas.

Depois disso, o próximo passo é moldar os arames formando dois arcos de tamanhos iguais. Em seguida, corte um quadrado de papelão para servir como base da toca, forre os cantos do papelão com fita crepe e faça um furo em cada ponto. Finalize encaixando os arames cruzados para vestir a camisa na estrutura e está pronto! Essa é uma opção ótima de toca de gato prática, feita em casa e muito fácil de montar.

2# Papelão é a opção ideal para fazer toca de gato sem gastar muito

Muito utilizado em projetos DIY (do it yourself - em tradução, faça você mesmo), o papelão também pode ser usado na construção da toca de gato, já que os bichanos são fascinados por uma caixinha de papelão. Por ser um item reciclável, é a alternativa perfeita para quem não quer gastar muito comprando uma casinha. Além disso, o material é mais fácil de ser pintado e customizado de acordo com a personalidade do seu gatinho. Para reproduzir esse modelo de toca de gato, basta cortar uma abertura na caixa de papelão para o gatinho entrar e, em seguida, customizar a decoração do telhado. Não se esqueça de colocar uma manta ou almofada para deixar o lugar mais confortável ainda!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
     A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido
    A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    3# MDF garante uma casinha de gato mais resistente para o seu amigo

    Se a ideia é gastar pouco, mas construir uma toca de gato bem resistente, a dica é usar MDF. Por ser um material derivado da madeira, ele é leve, manipulável e popular em casas de animais domésticos (além de não ser tão caro). Se preferir, você pode pintá-lo e deixar a imaginação fluir, mas ele também fica lindo in natura. Além disso, o material também permite que você inclua um pedaço de carpete ou velcro nas laterais para que o felino possa arranhar a superfície.

    4# Use e abuse da sua criatividade para decorar a casa de gato 

    Para que a experiência seja ainda mais confortável para você e o seu pet, que tal decorar a casinha do seu gato? Colocar uma almofadinha na base do móvel, por exemplo, pode trazer mais conforto pro seu bichano. Além disso, cores e acessórios, como bolinhas penduradas e arranhadores, na parte de fora do móvel tornam a toca mais atrativa para o seu gatinho. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Bigode de gato: como saber se as

    Próxima matéria

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática
    Cuidados

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática

    O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupa de cachorro bonita, barata e personalizada para o seu amigo.

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    6 brincadeiras de gato para colocar em prática durante a quarentena
    Brinquedos

    6 brincadeiras de gato para colocar em prática durante a quarentena

    Ninguém pode negar: os jogos para gatos são fundamentais para garantir o bem-estar dos felinos. Durante a quarentena, as brincadeiras interativas ganham um papel ainda mais importante. Afinal, com o isolamento social e a mudança repentina na rotina, as distrações são bem-vindas para tranquilizar o animal e cuidar da sua saúde física e mental durante o período. Pensando nisso, listamos seis das principais formas de brincar com o seu bigodudo durante a quarentena. Olha só!

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!
    Comportamento

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!

    Gatos são conhecidos pela independência e instinto territorialista, mas a verdade é que os felinos também são muito apegados aos seus pertences. Casa, brinquedos, caminha, móveis e humanos, tudo entra nessa lista. Se o seu gato costuma ter um lugar preferido para dormir ou ama ficar na janela observando o movimento da rua, saiba que qualquer mudança na rotina pode deixá-lo estressado, ansioso e até doente.

    Ver Todas >

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Gato com calor:  5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano
    Cuidados dos animais

    Gato com calor: 5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano

    Quem tem um bichano em casa sabe bem que cuidar de gato no verão é uma tarefa fundamental para preservar a saúde do animal. Assim como os cães, os felinos também sentem os efeitos dos meses mais quentes do ano - até mesmo dentro de casa. Mas será que você sabe quais os cuidados necessários para garantir o bem-estar de um gato no calor? 

    Ver Todas >