Quem tem um bichano em casa já deve ter notado que a casa de gato é sinônimo de conforto, acolhimento e diversão. Por isso, ainda que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, vale a pena investir em uma boa toca de gato, um lugar onde ele pode se esconder e tirar um cochilo maravilhoso. Afinal, é importante garantir o conforto dos felinos que dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Mas, antes de comprar, que tal tentar fazer você mesmo o produto em casa? Desta forma, é possível adaptar o item ao tamanho do felino e aos gostos dele. Para te ajudar, nós separamos quatro dicas de como fazer toca para gatos. Dá uma olhada!

1# Caminha feita com camisa: simples e original para o seu bichano

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você busca fazer uma cama de gato de forma rápida e prática, vale a pena investir nas tocas para gatos feita com camisetas de humanos. Para isso, basta comprar ou até mesmo usar uma camisa que já tenha em casa e separar um pedaço de papelão, dois cabides e fita crepe. Desmonte os cabides desenrolando as extremidades do arame e use um alicate para cortar as pontas.

Depois disso, o próximo passo é moldar os arames formando dois arcos de tamanhos iguais. Em seguida, corte um quadrado de papelão para servir como base da toca, forre os cantos do papelão com fita crepe e faça um furo em cada ponto. Finalize encaixando os arames cruzados para vestir a camisa na estrutura e está pronto! Essa é uma opção ótima de toca de gato prática, feita em casa e muito fácil de montar.

2# Papelão é a opção ideal para fazer toca de gato sem gastar muito

Muito utilizado em projetos DIY (do it yourself - em tradução, faça você mesmo), o papelão também pode ser usado na construção da toca de gato, já que os bichanos são fascinados por uma caixinha de papelão. Por ser um item reciclável, é a alternativa perfeita para quem não quer gastar muito comprando uma casinha. Além disso, o material é mais fácil de ser pintado e customizado de acordo com a personalidade do seu gatinho. Para reproduzir esse modelo de toca de gato, basta cortar uma abertura na caixa de papelão para o gatinho entrar e, em seguida, customizar a decoração do telhado. Não se esqueça de colocar uma manta ou almofada para deixar o lugar mais confortável ainda!


A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido
A toca de gato é perfeita para os felinos mais reservados que amam um cantinho escondido

3# MDF garante uma casinha de gato mais resistente para o seu amigo

Se a ideia é gastar pouco, mas construir uma toca de gato bem resistente, a dica é usar MDF. Por ser um material derivado da madeira, ele é leve, manipulável e popular em casas de animais domésticos (além de não ser tão caro). Se preferir, você pode pintá-lo e deixar a imaginação fluir, mas ele também fica lindo in natura. Além disso, o material também permite que você inclua um pedaço de carpete ou velcro nas laterais para que o felino possa arranhar a superfície.

4# Use e abuse da sua criatividade para decorar a casa de gato 

Para que a experiência seja ainda mais confortável para você e o seu pet, que tal decorar a casinha do seu gato? Colocar uma almofadinha na base do móvel, por exemplo, pode trazer mais conforto pro seu bichano. Além disso, cores e acessórios, como bolinhas penduradas e arranhadores, na parte de fora do móvel tornam a toca mais atrativa para o seu gatinho. 

Redação: Úrsula Gomes