Cuidados

Como fazer uma cama suspensa para gatos?

A cama suspensa para gatos é uma ótima escolha para os animais que gostam de ficar no alto
A cama suspensa para gatos é uma ótima escolha para os animais que gostam de ficar no alto

Se você tem um bichano que ama ficar na janela, a cama suspensa para gatos pode ser a opção ideal para ele. Ela pode ser instalada em diferentes lugares da casa. A cama de gato suspensa oferece o melhor dos dois mundos: seu bichano vai poder dormir e descansar em um local no alto, como também vai ter um cantinho privilegiado na janela para espiar a rua. Quer saber como fazer uma dessas em casa? É muito simples, vem que a gente te explica!

Cama suspensa de gato: qual a explicação para os bichanos amarem lugares altos e janelas?

Geralmente os felinos têm hábitos verticais e por isso amam se esconder em lugares altos, como nas prateleiras e outros móveis da casa. Também é muito comum encontrar o gato na janela, mas você já parou para se perguntar de onde vem esse interesse? Os gatos são movidos por seus instintos, e antes da domesticação, os locais mais altos eram associados a uma maior chance de sobrevivência. A localização elevada é um ponto estratégico em que o animal consegue observar todo o território de maneira segura, e se proteger de possíveis predadores. Isso acabou sendo passado para as futuras gerações e por isso hoje vários felinos ainda têm mania de se esconder nesses lugares.

O gato na janela tem uma visão privilegiada de todo o ambiente, mas vai além disso. As janelas, na verdade, funcionam como uma espécie de televisão para esses animais, oferecendo entretenimento e diversão. De lá, os felinos conseguem ver tudo que acontece no mundo exterior e têm os estímulos auditivos, olfativos e sociais aguçados. Se você já flagrou seu gato na janela ou tirando uma soneca em cima da estante, a cama suspensa de gato certamente é um presente que ele vai adorar! Ela surge como um cantinho mais do que especial para esses animais, já que une três coisas que eles tanto gostam: altura, janela e dormir.

Cama suspensa: gatos amam o acessório

Para quem tem um pet que gosta de passar o dia dormindo no alto, ter uma cama de gato suspensa é essencial. Isso ajuda a satisfazer as necessidades do bichano de ver tudo de cima, e é uma forma de garantir que ele tenha um cantinho confortável e aconchegante para tirar seus cochilos. O melhor de tudo é que tem versões para todos os gostos e bolsos: desde modelos mais simples, que funcionam basicamente como um suporte de janela para gatos, até formatos mais inovadores, como a toca suspensa para gatos.

A cama suspensa para gatos também pode ter diferentes formatos e ser colocada em diferentes ambientes da casa. O modelo mais popular costuma ser aquele que dá para prender na parede ou nas janelas, que normalmente é feito com base de PVC, rede de tecido, ventosa e cabos de aço para sustentação. Também tem modelos que funcionam como cama e arranhador simultaneamente, pois são construídos com várias camadas de papelão, e outros que funcionam basicamente como uma toca suspensa para gatos. Nesse último caso, a toca é fixada em um gancho no teto por um cordão, elevando a caminha do gato alguns centímetros do chão.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Caminha suspensa para gatos garante o conforto e bem-estar do seu pet
    Caminha suspensa para gatos garante o conforto e bem-estar do seu pet

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como fazer camas para gatos: passo a passo do modelo suspenso

    O tamanho da cama para gato suspensa vai depender do porte do seu bichano. Mas, no geral, com 1 metro de cano PVC é possível fazer a base da estrutura para comportar gatos pequenos ou medianos. Para isso, é importante pedir para cortá-los na própria loja em que foram adquiridos, mas você também pode cortar o cano em casa. O ideal é que sejam dois maiores para o comprimento e dois menores para a largura, que vão fazer parte da base. Veja a seguir como fazer cama para gatos de um jeito simples!

    Você vai precisar de:

    • 4 canos PVC cortados na medida certa para formar um retângulo
    • 4 tubos de conexão de PVC com 2 saídas
    • 1 tecido para forrar a cama
    • 1 cabo de aço ou outro outro material resistente para pendurar a cama

    Passo a passo:

    Passo 1: forme um retângulo com os canos de PVC e, com os tubos de conexão, encaixe todas as partes que servirão como base. Garanta que eles estão encaixados bem firmes!

    Passo 2: depois disso, é só pegar o tecido que vai servir como o forro da cama suspensa para gatos e costurá-la no cano, encapando-o. O ideal é que ele fique mais frouxo para “afundar” quando o bichano deitar no local.

    Passo 3: com a costura finalizada, é hora de começar a amarrar a cama suspensa para gatos! Basta pegar o cabo de aço, corda ou qualquer outro material bem resistente e amarrá-lo nas extremidades da base. Em seguida, as pontas que sobraram do cabo devem ser amarradas em algum material de suporte do local desejado (podem ser parafusadas na parede ou nas barras das janelas).

    Cama suspensa: gato precisa de um lugar seguro para descansar

    Por mais que os felinos não vejam problema em dormir nos mais diferentes cômodos da casa - seja no sofá da sala ou em cima da estante -, nada é mais aconchegante e acolhedor do que uma caminha suspensa para gatos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados com o acessório para garantir a segurança do seu pet. Depois de adquirir um suporte para gato, janela deve ficar preferencialmente fechada o tempo inteiro. Como o objetivo é promover paz e tranquilidade para o seu bichano na hora do sono, a ventania e os barulhos vindos de fora acabam atrapalhando. 

    Outro ponto importante é que, independentemente de ter ou não uma cama suspensa para gatos, a instalação de telas de proteção nas janelas é fundamental para evitar acidentes. É preciso entender que os felinos têm uma predileção por esse local, seja para pegar sol ou ver o movimento da rua, então as redes de proteção são mais do que necessárias para prevenir fugas ou até evitar uma possível queda. O protetor solar também é um cuidado importante, pois como o bichano provavelmente ficará expostos aos raios solares, isso evitará o aparecimento de doenças perigosas, como o câncer de pele.

    De resto, é só observar se o gatinho está aproveitando o local com segurança - ah, e não esqueça de comprar uma cama de gato suspensa que seja adequada para o porte do seu amigo, hein? As informações sobre cada modelo, como peso máximo suportado, costumam estar detalhadas nas descrições dos sites ou na embalagem do produto.

    Redação: Juliana Melo

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Próxima matéria

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Como fazer uma cama suspensa para cachorro usando cano de PVC?
    Cuidados

    Como fazer uma cama suspensa para cachorro usando cano de PVC?

    A cama do cachorro é o refúgio dele para descansar e até para apreciar um bom petisco. Embora alguns tutores gostem de dividir a cama com pet, é preciso levar em conta que os cães também adoram ter um cantinho para chamar de seu. Existem diferentes modelos feitos para agradar a todos os gostos e um deles é a cama suspensa para cachorro. Ela é ideal para cães de porte grande, mas também pode ser uma boa opção para os cachorros pequenos ou médios. E a boa notícia é que é totalmente possível fazer esse tipo de cama em casa usando um material barato e acessível: os canos de PVC. Pensando nisso, preparamos um passo a passo com tudo explicadinho e ainda destacamos as principais vantagens da cama suspensa para cachorro. Dá só uma olhada!

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano
    Cuidados

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano

    As camas para gato são a maneira perfeita de deixar o seu bichano confortável. Eles dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Uma rotina de fazer inveja! Por mais que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, é importante ter um local só dele, onde o felino para descansar. Existem diversos modelos de cama de gato que você pode comprar, inclusive é possível fazer uma em casa. Antes de comprar, leve em consideração alguns pontos, como o tamanho do felino, se ele gosta de se esconder e a idade dele. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como escolher quais os modelos de camas para gatos mais comuns e como incentivá-los a usarem elas.

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
    Raças

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

    Ver Todas >

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?
    Cuidados dos animais

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? 

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?
    Cuidados dos animais

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

    Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Ver Todas >