Se você tem um bichano que ama ficar na janela, a cama suspensa para gatos pode ser a opção ideal para ele. Ela pode ser instalada em diferentes lugares da casa. A cama de gato suspensa oferece o melhor dos dois mundos: seu bichano vai poder dormir e descansar em um local no alto, como também vai ter um cantinho privilegiado na janela para espiar a rua. Quer saber como fazer uma dessas em casa? É muito simples, vem que a gente te explica!

Cama suspensa de gato: qual a explicação para os bichanos amarem lugares altos e janelas?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Geralmente os felinos têm hábitos verticais e por isso amam se esconder em lugares altos, como nas prateleiras e outros móveis da casa. Também é muito comum encontrar o gato na janela, mas você já parou para se perguntar de onde vem esse interesse? Os gatos são movidos por seus instintos, e antes da domesticação, os locais mais altos eram associados a uma maior chance de sobrevivência. A localização elevada é um ponto estratégico em que o animal consegue observar todo o território de maneira segura, e se proteger de possíveis predadores. Isso acabou sendo passado para as futuras gerações e por isso hoje vários felinos ainda têm mania de se esconder nesses lugares.

O gato na janela tem uma visão privilegiada de todo o ambiente, mas vai além disso. As janelas, na verdade, funcionam como uma espécie de televisão para esses animais, oferecendo entretenimento e diversão. De lá, os felinos conseguem ver tudo que acontece no mundo exterior e têm os estímulos auditivos, olfativos e sociais aguçados. Se você já flagrou seu gato na janela ou tirando uma soneca em cima da estante, a cama suspensa de gato certamente é um presente que ele vai adorar! Ela surge como um cantinho mais do que especial para esses animais, já que une três coisas que eles tanto gostam: altura, janela e dormir.

Cama suspensa: gatos amam o acessório

Para quem tem um pet que gosta de passar o dia dormindo no alto, ter uma cama de gato suspensa é essencial. Isso ajuda a satisfazer as necessidades do bichano de ver tudo de cima, e é uma forma de garantir que ele tenha um cantinho confortável e aconchegante para tirar seus cochilos. O melhor de tudo é que tem versões para todos os gostos e bolsos: desde modelos mais simples, que funcionam basicamente como um suporte de janela para gatos, até formatos mais inovadores, como a toca suspensa para gatos.

A cama suspensa para gatos também pode ter diferentes formatos e ser colocada em diferentes ambientes da casa. O modelo mais popular costuma ser aquele que dá para prender na parede ou nas janelas, que normalmente é feito com base de PVC, rede de tecido, ventosa e cabos de aço para sustentação. Também tem modelos que funcionam como cama e arranhador simultaneamente, pois são construídos com várias camadas de papelão, e outros que funcionam basicamente como uma toca suspensa para gatos. Nesse último caso, a toca é fixada em um gancho no teto por um cordão, elevando a caminha do gato alguns centímetros do chão.


Caminha suspensa para gatos garante o conforto e bem-estar do seu pet
Caminha suspensa para gatos garante o conforto e bem-estar do seu pet

Como fazer camas para gatos: passo a passo do modelo suspenso

O tamanho da cama para gato suspensa vai depender do porte do seu bichano. Mas, no geral, com 1 metro de cano PVC é possível fazer a base da estrutura para comportar gatos pequenos ou medianos. Para isso, é importante pedir para cortá-los na própria loja em que foram adquiridos, mas você também pode cortar o cano em casa. O ideal é que sejam dois maiores para o comprimento e dois menores para a largura, que vão fazer parte da base. Veja a seguir como fazer cama para gatos de um jeito simples!

Você vai precisar de:

  • 4 canos PVC cortados na medida certa para formar um retângulo
  • 4 tubos de conexão de PVC com 2 saídas
  • 1 tecido para forrar a cama
  • 1 cabo de aço ou outro outro material resistente para pendurar a cama

Passo a passo:

Passo 1: forme um retângulo com os canos de PVC e, com os tubos de conexão, encaixe todas as partes que servirão como base. Garanta que eles estão encaixados bem firmes!

Passo 2: depois disso, é só pegar o tecido que vai servir como o forro da cama suspensa para gatos e costurá-la no cano, encapando-o. O ideal é que ele fique mais frouxo para “afundar” quando o bichano deitar no local.

Passo 3: com a costura finalizada, é hora de começar a amarrar a cama suspensa para gatos! Basta pegar o cabo de aço, corda ou qualquer outro material bem resistente e amarrá-lo nas extremidades da base. Em seguida, as pontas que sobraram do cabo devem ser amarradas em algum material de suporte do local desejado (podem ser parafusadas na parede ou nas barras das janelas).

Cama suspensa: gato precisa de um lugar seguro para descansar

Por mais que os felinos não vejam problema em dormir nos mais diferentes cômodos da casa - seja no sofá da sala ou em cima da estante -, nada é mais aconchegante e acolhedor do que uma caminha suspensa para gatos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados com o acessório para garantir a segurança do seu pet. Depois de adquirir um suporte para gato, janela deve ficar preferencialmente fechada o tempo inteiro. Como o objetivo é promover paz e tranquilidade para o seu bichano na hora do sono, a ventania e os barulhos vindos de fora acabam atrapalhando. 

Outro ponto importante é que, independentemente de ter ou não uma cama suspensa para gatos, a instalação de telas de proteção nas janelas é fundamental para evitar acidentes. É preciso entender que os felinos têm uma predileção por esse local, seja para pegar sol ou ver o movimento da rua, então as redes de proteção são mais do que necessárias para prevenir fugas ou até evitar uma possível queda. O protetor solar também é um cuidado importante, pois como o bichano provavelmente ficará expostos aos raios solares, isso evitará o aparecimento de doenças perigosas, como o câncer de pele.

De resto, é só observar se o gatinho está aproveitando o local com segurança - ah, e não esqueça de comprar uma cama de gato suspensa que seja adequada para o porte do seu amigo, hein? As informações sobre cada modelo, como peso máximo suportado, costumam estar detalhadas nas descrições dos sites ou na embalagem do produto.

Redação: Juliana Melo