Você já deve ter se perguntado como fazer um gato dormir ou ficar mais relaxado em viagens ou trajetos na caixinha de transporte. Todo mundo sabe que os gatos odeiam ser retirados do seu ambiente e podem ficar bastante estressados com pequenas mudanças na rotina. Os bichanos são animais que não gostam de ser transportados, nem mesmo em trajetos curtos. Logo, algumas pessoas buscam alternativas para tornar o transporte menos estressante para o gato e procuram um remédio para gato dormir nessas situações. Mas será que isso é uma boa ideia? Para tirar essa dúvida, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária especialista em felinos, Vanessa Zimbres. Dá só uma olhada no que ela nos contou!
É recomendado usar remédio para dopar gato para viagens?
O estresse e incômodo que os felinos apresentam leva os gateiros a pesquisarem como dopar um gato, na intenção de aliviar a inquietação do felino durante a viagem. É preciso ter muita atenção com essa ideia. Segundo a veterinária Vanessa Zimbres, é desaconselhável o uso de qualquer medicação, mesmo que aparentemente simples, sem prescrição de um especialista. Ainda que o remédio para gato dormir tenha sido receitado por um profissional, o tutor deve ter muito cuidado com o uso. “A especialidade em medicina felina tem uma razão: gatos são diferentes de cães! Mesmo a prescrição de um médico-veterinário clínico geral pode ser impróprio para o gato, causando efeito contrário ao esperado. Infelizmente, isso acontece muito, piorando ainda mais o estresse e causando, inclusive, traumas. Por isso, um médico-veterinário especializado em medicina felina deve ser consultado, pois ele pode auxiliar em outros aspectos comportamentais e, muitas vezes, a medicação não vai ser necessária”, alerta Vanessa.
O uso de medicamentos só deve ocorrer em casos extremos, que oferecem riscos de acidente ou de saúde: “Se o intuito é fazer o gato dormir, para não nos incomodar na viagem, isso não é indicado. Ao sedar esses animais, os efeitos podem ser desastrosos, levando a efeitos contrários ao esperado. O gato continuará estressado, com medo, mas incapaz de reagir para se proteger.”

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Como fazer gato dormir em viagem?
Será que existe alguma forma de fazer o felino dormir sem a medicação? É possível sim que o gatinho durma durante a viagem, mas para isso ele precisa estar acostumado com o transporte. A especialista indica que o ideal é treinar o felino e programar a viagem com antecedência. “Um gato que não está acostumado a viajar, dificilmente vai dormir porque ele estará sujeito a diversos estímulos diferentes (barulho, cheiro, movimentação, etc) e isso vai deixá-lo em alerta. Não necessariamente ele vai ficar estressado. O gato não vai conseguir relaxar, como de costume, e isso é comum e esperado acontecer. Desde que ele não se agite, vocalize excessivamente e demonstre sinais de pânico, não devemos nos preocupar muito”, explica a profissional.
Por outro lado, a veterinária indica que quando o gatinho está acostumado a viagem pode ser tranquila. “Se o gato está acostumado a ficar dentro da caixa e se sente seguro dentro dela, ele pode miar um pouco no início, mas logo se acalma. Não precisa necessariamente dormir. Dependendo do tempo da viagem, eles podem tirar várias sonecas, assim como fazem normalmente em casa”, conta Vanessa. O ideal para que o gato se sinta relaxado é acostumá-lo na caixa de transporte desde filhote.
O que o tutor pode fazer para deixar o pet mais tranquilo sem usar remédio para gato dormir?
Apesar de não ser tão fácil fazer um gato dormir para uma viagem ou consulta ao veterinário, o tutor pode fazer algumas coisas para deixar o trajeto mais tranquilo para os felinos. Algumas coisas simples podem fazer diferença no comportamento do gato, mas a principal dica sempre é programar tudo com antecedência. Outros cuidados que o tutor pode fazer para acalmar o gato são:
- colocar petiscos dentro da caixa de transporte;
- colocar uma mantinha ou tolha com o cheiro do gato dentro da caixa;
- incentivar brincadeiras perto da caixa antes da viagem;
- utilizar feromônios sintéticos dentro da caixa para acalmar o gato;
- deixar a caixa de transporte perto de locais de descanso antes da viagem;
- tampar a caixa de transporte com uma toalha durante a viagem para o felino se sentir seguro.
Redação: Hyago Bandeira
