Existem vários motivos para o gato fazer xixi no lugar errado, mas, ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil aprender como fazer o animal parar de urinar nas coisas. Na verdade, isso vai depender, principalmente, do que levou o animal a ter esse tipo de comportamento. Além disso, uma higiene frequente dos espaços também é importante, já que o cheiro de xixi de gato em um determinado local pode provocar reincidências. 

Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber como fazer pro gato parar de urinar de urinar nas coisas? O Patas da Casa te ajuda com essa missão! Veja abaixo algumas dicas para lidar com esse comportamento e evitar a urina espalhada pela casa.

Como fazer para o gato parar de urinar nas coisas?

O primeiro passo é entender o motivo do comportamento. Às vezes o gato faz xixi fora do lugar porque está estressado ou com alguma doença. Nesses casos, o auxílio de um médico veterinário é fundamental para investigar e examinar o paciente - com o diagnóstico correto é possível indicar o tratamento mais adequado para ele. 

Também existem outras possibilidades. A caixa de areia para gatos pode estar suja, e como os felinos são extremamente higiênicos, eles se recusam a utilizar a caixinha desse jeito. O acessório também pode estar mal localizado, prejudicando a privacidade do animal, e por isso ele acaba fazendo xixi em outros lugares. Além disso, a areia de gato nem sempre agrada. Se isso acontecer, é necessário buscar outras alternativas que tenham uma aceitação maior pelo pet.

Por último, mas não menos importante, pode se tratar de um simples caso de gato marcando território. É um comportamento instintivo e que se permeia, principalmente, em animais não castrados. Os bichanos podem marcar território de diferentes formas, seja se esfregando em objetos, amassando pãozinho ou simplesmente fazendo xixi em lugares aleatórios para deixar seu “cheirinho” ali. Se esse for o motivo, a melhor forma de como fazer pro gato parar de urinar nas coisas é eliminando de vez o cheiro de urina da casa.

Gato branco saindo de caixinha de areia azul

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa?

A maioria dos casos do gato fazendo xixi fora do lugar é sinal de marcação de território, principalmente se for um animal macho e que ainda não passou pela castração. O grande problema é que não basta apenas tentar corrigir o comportamento na hora, mas também tentar eliminar o cheiro de urina o máximo possível para evitar que isso se repita. 

O odor da urina, se não for eliminado, faz com que o animal entenda que ali é um lugar apropriado para fazer as necessidades fisiológicas dele. Dessa forma, o tutor deve saber como tirar cheiro de xixi de gato do sofá, cama, tapetes e outros lugares. Algumas dicas são:

1) Limpar superficialmente o xixi com um papel toalha, mas sem esfregar. Assim, você evita que o xixi de gato se espalhe ainda mais e penetre o tecido. 

2) Compre um produto específico em pet shops para retirar o cheiro de urina, como desinfetantes para pets com amônia quaternária.

3) Faça uma receita caseira para tirar o cheiro de xixi de gato de casa. Para isso, é só misturar 250 ml de vinagre com 1 litro de água morna e depois aplicar com um paninho em cima do local afetado.

Outras dicas de como fazer gato parar de urinar nas coisas

Para evitar situações desse tipo, algumas recomendações são sempre limpar a caixa de areia para gatos, fazer um acompanhamento veterinário frequentemente e incentivar bastante a hidratação do pet para evitar o desenvolvimento de doenças urinárias. Também é importante colocar a caixinha longe de lugares muito movimentados e barulhentos, além de optar fazer a castração de gato logo no início da vida, o que ajuda a amenizar o comportamento territorialista da espécie.

Outra dica é apostar em um cheiro que gato não gosta — como os cheiros de frutas cítricas — para evitar que os bichanos façam as necessidades fora do lugar. Para isso, basta borrifar uma solução feita com frutas cítricas no lugar desejado.