Quando o cachorro não quer comer ração, a primeira reação de todo tutor é logo se preocupar com a saúde do cãozinho, que pode estar comprometida. O que poucos sabem é que, em alguns casos, esse apetite seletivo pode ser desencadeado por vários outros fatores. Para contornar o problema, cabe ao tutor procurar alternativas de como fazer o cachorro comer ração, já que esse é um alimento indispensável para manter nossos pets saudáveis e com a imunidade fortalecida.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você já passou por uma situação parecida, não precisa se desesperar se algo do tipo acontecer de novo. Para te ajudar com o que fazer quando o cachorro não quer comer ração, o Patas da Casa preparou uma matéria com várias dicas bem úteis. É só acompanhar!

Meu cachorro não quer comer: por que isso acontece?

Existem vários motivos que explicam o que acontece quando o cachorro não quer comer. É comum pensar que isso tem a ver com a saúde do animal - e de fato a falta de apetite muitas vezes está relacionada com alguma enfermidade -, mas também existem casos em que o cachorro não quer comer simplesmente por conta de uma seletividade alimentar. Algumas situações que podem influenciar nisso são:

  • Oferecer petiscos ou alimentos humanos em grande quantidade;
  • Armazenar a ração de cachorro de forma inadequada;
  • Deixar a comida disponível o tempo todo para o pet;
  • Trocar a ração de cachorro repentinamente;
  • Temperaturas muito quentes podem tirar o apetite do animal;
  • O estado emocional do pet também pode impactar no apetite dele.

Como fazer meu cachorro comer ração: evite alimentos humanos e petiscos em excesso na dieta do pet

Se a ideia é aprender o que fazer para o cachorro voltar a comer ração, o primeiro passo é tentar não interferir muito na alimentação natural do cão. Ou seja, nada de oferecer muitos petiscos no dia a dia, porque isso pode acabar deixando o animal mal acostumado e, consequentemente, é o que vai fazê-lo rejeitar a ração. Os petiscos não são proibidos, mas é bom oferecer em uma quantidade baixa e apenas em ocasiões especiais para evitar esse tipo de problema. Fique de olho também nos alimentos humanos, que além de deixarem o pet mal acostumado, também podem contribuir para a obesidade canina.

Amolecer o alimento é uma opção do que fazer para o cachorro voltar a comer ração

Para abrir o apetite canino e evitar a situação de “cachorro não quer comer”, uma alternativa é umedecer os grãos de ração com um pouquinho de água fria ou morna (nunca quente!). O alimento úmido tende a despertar mais o interesse dos pets, mas você não necessariamente precisa investir em uma ração úmida mais cara para isso. Além de água, uma outra opção é fazer o mesmo procedimento com um pouco de caldo de carne ou frango, desde que o líquido não contenha nenhum tipo de tempero ou óleo. A adição de outros ingredientes pode ser prejudicial para pets.

cachorro comendo ração de cachorro

Como fazer meu cachorro voltar a comer ração? Veja 3 outras formas de ajudar o pet

 

1) Confira se a ração de cachorro está armazenada corretamente. Caso não esteja, muitas vezes o cachorro não quer comer porque o alimento perdeu o sabor e textura originais, e a ração deixou de ser apetitosa para ele. Para evitar que isso aconteça, escolha sempre locais arejados e longe da exposição solar para armazenar o alimento.

2) Estabeleça horários para as refeições do cachorro. Um erro que muitos tutores cometem é deixar a ração disponível o tempo todo para os cães. Além de ser algo que tira o gosto e a crocância da comida, isso também acaba com qualquer chance de uma rotina alimentar saudável. O ideal é oferecer a ração duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com horários pré-estabelecidos.

3) O lugar onde o cachorro come precisa ser tranquilo e com altura adequada. Se você não sabe o que fazer quando o cachorro não quer comer, vale a pena prestar atenção se o doguinho tem um espaço apropriado para realizar suas refeições. Isso também interfere na falta de apetite do pet. Ele precisa se sentir confortável e, assim como nós, comer sem interferências externas. A altura do comedouro também deve ser de acordo com o porte do animal.

Mesmo assim o cachorro não quer comer? Talvez seja a hora de trocar a ração!

Se mesmo com todas as dicas acima o cachorro não quer comer, uma outra sugestão é trocar da ração do animal. Doguinhos com um paladar exigente podem acabar enjoando do alimento depois de um tempo. Nesses casos, vale a pena investir em uma ração de outra marca ou outro sabor para despertar o interesse do cachorro novamente. Mas lembre-se: a troca da ração não pode ocorrer de forma repentina, porque isso pode causar desequilíbrios no organismo do pet. Tente seguir a orientação abaixo para facilitar o processo:

  • Nos dois primeiros dias: 75% da ração atual + 25% da ração nova
  • No 3º e 4º dia: 50% da ração atual + 50% da ração nova
  • No 5º e 6º dia: 25% da ração atual + 75% da ração nova
  • No 7º dia: 100% da ração nova

Caso isso não funcione e mesmo assim a situação de “meu cachorro não quer comer” permaneça, vale a pena consultar um médico veterinário para avaliar como está o estado de saúde do seu bichinho de estimação.

Meu cachorro comeu muita ração: o que fazer?

O cachorro não querer comer é uma situação possível, mas o inverso também pode acontecer e ele comer além da conta. Nesses casos, o ideal é observar a frequência com que isso ocorre e procurar a ajuda de um médico veterinário comportamental. A compulsão alimentar, também chamada de polifagia, pode ser um problema sério nos cães e normalmente é desencadeada por distúrbios emocionais. É bom ter atenção redobrada nessas situações porque isso pode fazer muito mal para a saúde do animal, pois a rápida alimentação aumenta as chances de problemas mais graves, como a torção gástrica em cães.

Redação: Juliana Melo