A escolha de um bom pet shop é muito importante para ter certeza de que seu cãozinho será bem tratado durante todo o atendimento de banho e tosa. Não são todos os estabelecimentos que prestam toda a assistência e o cuidado que o animal demanda, e a pior forma de descobrir isso é passando por uma experiência desagradável. Portanto, cabe ao tutor fazer uma pesquisa rigorosa dos melhores pet shops para tosar e dar banho em cachorro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como fazer isso? No que prestar atenção durante a visita? É melhor tosar o cachorro em casa ou no pet shop? Existem algumas dicas valiosas que podem te ajudar a escolher o melhor pet shop para o seu cachorro, e o Patas da Casa te ajuda nessa missão. 

Banho e tosa de cachorro: serviço deve ser feito por profissionais qualificados

Esse é o ponto mais importante para garantir que você e seu cãozinho sairão satisfeitos com o pet shop. Banho e tosa pode até parecer algo fácil de ser feito, mas ter um profissional qualificado e que tem experiência com isso faz toda a diferença no resultado e no atendimento do animal. Procure saber se a equipe tem a competência necessária para fazer o serviço e se os funcionários realizaram curso de banho e tosa para trabalharem lá. É fundamental que os responsáveis tenham sido treinados e sejam qualificados para exercerem tal função, até porque tanto o banho de cachorro quanto a tosa não são uma tarefa qualquer.

Preço e opinião de outros tutores também podem ser levados em consideração

Outro critério que muitos tutores avaliam antes de procurar o serviço de banho e tosa perto de casa é o preço. Mas cuidado: os valores não devem ser muito altos, mas também não podem ser muito baixos. Por isso, faça uma pesquisa dos pet shops da região onde você mora para ter certeza de que o preço está na média. Lugares que cobram muito barato nem sempre oferecem um serviço de qualidade, e pagar muito caro por banho e tosa também não é o ideal.

Além disso, converse com vizinhos que tenham cachorro e outros tutores! Eles certamente terão uma sugestão de pet shop para frequentar, e poderão dar a opinião sobre os lugares que eles levaram seus doguinhos. Lembre-se que antes de procurar “banho e tosa perto de mim”, vários outros tutores já estiveram no seu lugar e provavelmente poderão falar sobre o assunto com mais propriedade, podendo até te ajudar a escolher o melhor pet shop para o seu dog.

Banho e tosa precisam de um ambiente bem higienizado

Para escolher um bom pet shop de banho e tosa, verifique se o ambiente é apropriado para isso, principalmente em relação à higiene. Na hora de visitar o local, observe como é feita a limpeza, se o espaço é arejado, bem organizado e seguro para o seu cãozinho. Verifique também se eles utilizam uma toalha específica para cada cliente, se há presença de pelos de cachorro no chão e se há a presença de algum odor desagradável no ambiente. Outros pontos que devem ser avaliados é se os profissionais utilizam o equipamento da maneira correta e se há o devido controle de parasitas (pulgas e carrapatos, principalmente).


Dar banho em cachorro parece fácil, mas o profissional deve ser treinado e qualificado para isso
Dar banho em cachorro parece fácil, mas o profissional deve ser treinado e qualificado para isso

Pet shop: banho e tosa perto de mim, como saber se vale a pena? 

Às vezes a gente já é cliente fiel de um pet shop, mas decide experimentar um novo - seja por causa do preço, localização ou recomendação de amigos. O problema é que nem sempre isso compensa, principalmente quando o atendimento do local deixa a desejar. Foi o que aconteceu com a tutora Gabriela Lopes, que decidiu levar a cadelinha Stella, um Poodle médio, em um pet shop novo. O que chamou a atenção foi o preço, que era muito mais em conta do que o anterior, mas no final das contas não valeu a pena.

A desatenção por parte do pet shop no início do atendimento já foi motivo de alerta: “Eu tinha mandado a Stella e Aurora irem tosar no dia anterior, só que eles não conseguiram terminar as duas no turno da manhã porque eram super enrolados. Eu chamei a atenção, e eles pediram para retornar no outro dia”.

Como se isso não bastasse, a situação ainda piorou no dia seguinte: “A Stella já estava estressada com a situação, porque ela não gosta de pet shop, e ainda por cima teve que voltar duas vezes seguidas. Quando cheguei em casa, vi que tinha muito sangue na minha cama e quando eu fui ver a unha da cachorra estava super inflamada”, relata. A justificativa do pet shop é que a cachorra estava "endemoniada", comentário pejorativo que revela o total despreparo da equipe no atendimento ao cliente. 

A falta de cuidados com a unha de cachorro foi o ápice do problema. Como se não bastasse, ainda tentaram justificar o fato, segundo Gabriela: “Eles disseram que ela tinha machucado a pata sozinha. Depois voltaram atrás e relataram que a Stella tinha mordido o tosador. Entramos em contato com os donos, que são antigos conhecidos da família, e relatamos o que tinha acontecido, mas não fizeram nada e nem prestaram apoio. A pessoa seguiu trabalhando lá e depois ouvimos relatos de outros vizinhos que passaram por situações parecidas”.

E não para por aí: além do atendimento desagradável, o serviço também deixou a desejar. Apesar de barato, a tutora conta que a tosa foi mal feita e amadora. As cachorrinhas acabaram retornando para o antigo pet shop, que já era conhecido, e os tosadores têm experiência. 

Redação: Juliana Melo