Os filhotes de cachorro não podem passear na rua até que tenham tomado todas as doses das vacinas obrigatórias. Por isso, precisam passar um bom tempo em casa até que sejam liberados para sair. Os passeios são muito importantes, não só para saúde e bem-estar do animal, como também para estimular a socialização. Com as primeiras voltinhas fora de casa, se inicia o desafio dos tutores de ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua. Enquanto alguns cãezinhos aprendem sozinhos, outros precisam ser estimulados. Educar cachorro para ter esse costume é uma forma de deixar a casa mais limpa e também vai se tornar um momento especial na rotina do pet, já que ele vai precisar sair pelo menos duas vezes por dia. Mas afinal, como ensinar cachorro a fazer as necessidades na rua? Reunimos a seguir algumas dicas e informações a respeito!

Ensinar cachorro a fazer xixi e cocô na rua: qual o momento certo de educar o filhote?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ao adotar um cachorro é normal que o tutor fique ansioso para passear com ele. Entretanto, é preciso cautela para que o cachorro faça seu primeiro passeio. Para sair na rua, um cachorrinho precisa ter tomado todas as vacinas para prevenir doenças que podem ser bem graves, como a cinomose canina. Fazer avermifugação também é muito importante antes de inserir o hábito na rotina do animal. Embora os cães filhotes sejam mais fáceis de absorver os ensinamentos, nunca é tarde para educar o seu doguinho: cachorros adultos também podem aprender a fazer as necessidades na rua. Sejam filhotes ou adultos, o importante é ter paciência para que o cão aprenda tudo que é preciso sem traumas.

Você pode  ensinar o cachorro a fazer as necessidades tanto em casa quanto na rua. Essa é a melhor forma, já que o animal não vai precisar esperar sair de casa para fazer xixi e cocô e o tutor também pode deixar o horário dos passeios mais flexíveis.


Quando quer fazer xixi ou cocô, o cachorro fica mais inquieto dentro de casa
Quando quer fazer xixi ou cocô, o cachorro fica mais inquieto dentro de casa

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na rua com reforço positivo?

Em qualquer processo de educação de um cachorro, é preciso paciência e usar as técnicas corretas para não deixar o animal traumatizado. O reforço positivo é um método muito utilizado por adestradores e consiste em recompensar o cachorro sempre que ele cumpre uma atividade corretamente, seja com petiscos, carinho ou elogios. Nesta técnica, as recompensas são associadas aos acertos. Esta é uma ótima maneira de ensinar cachorro a fazer necessidades fora de casa.

Após identificar o momento em que o seu cachorro está com vontade de fazer as necessidades e levá-lo para passear, comece a aplicar a técnica. Lembre-se que a rotina é muito importante para os pets e estabelecer um horário específico vai ajudar muito no processo. Se o dog está acostumado a fazer o xixi e cocô em um jornal ou tapete higiênico em casa, leve-o também para o passeio e posicione em no local que você quer que ele faça as necessidades. Os melhores lugares para os cachorros fazerem xixi são em gramados ou perto de árvores, já que a terra absorverá o líquido com mais facilidade. Se você estiver passeando com seu companheiro em um parque, aproveite os truques para praticar como ensinar cachorro a fazer as necessidades na grama.

Lembre-se sempre de levar algo para recolher o cocô de cachorro. Quando o pet começar a defecar ou urinar é importante não apressá-lo. Deixar o animal tranquilo, sem tocar ou falar com ele no momento é muito significativo para a aprendizagem. Quando ele terminar, elogie e ofereça algum petisco como prêmio por cumprir a atividade corretamente. Esse processo pode ser lento até o cachorro associar e aprender completamente os comandos. Não brigar com o cachorro durante o processo é muito importante para não colocar todo o ensinamento a perder. A paciência do tutor é algo essencial para o adestramento positivo ser efetivo.

Na hora de ensinar cachorro a fazer as necessidades na rua, observe os sinais 

Conhecer a linguagem canina vai te ajudar muito na hora de ensinar cachorro a fazer necessidades na rua. Você deve estar alerta aos movimentos de seu cão para entender o momento em que ele quer fazer xixi e cocô. Normalmente, os cachorros sentem vontade cerca de 20 ou 30 minutos depois de comer. Mas também pode acontecer dele querer fazer xixi logo que acorda pela manhã ou depois de fazer exercícios. Esse tempo pode variar de acordo com a raça, idade e tamanho do seu pet. Observe o seu cachorrinho para entender o padrão dele. Quando estão com vontade de fazer as necessidades, os doguinhos costumam ficar inquietos, girando e agachando.

Os cachorros filhotes costumam fazer mais xixi que os adultos. Por isso, mesmo que você que ele já tenha urinado na rua, esteja com a casa preparada para ele fazer o xixi em algum lugar específico. Os cachorros filhotes tem menos controle da bexiga, por isso os tapetes higiênicos vão ajudar nessa tarefa.

Redação: Hyago Bandeira