Um problema que muitos pais de pet enfrentam é a obesidade canina. Em contrapartida, os cachorros muito magros ou que passaram de desnutrição severa também precisam de atenção, pois a falta de nutrição adequada pode deixá-los vulneráveis a diversas doenças e enfermidades. Então como fazer o cachorro engordar para ter um peso saudável sem comprometer o organismo dele? Mesmo que essa seja uma situação delicada e que pareça difícil, existem algumas formas de engordar o cãozinho sem prejudicá-lo. Para entender as principais causas do emagrecimento em cães e como fazer cachorro engordar, preparamos uma matéria com algumas informações e dicas importantes sobre o assunto.

“Meu cachorro está muito magro, o que pode ser?”

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muitos fatores podem levar um cachorro a emagrecer excessivamente. Um deles é a falta de uma alimentação balanceada e com os nutrientes importantes para o cãozinho - o que não necessariamente tem a ver com a qualidade da ração, mas sim com as especificações dela. Isto é, uma ração para cachorros de porte pequeno jamais deve ser oferecida a um cachorro grande e vice-versa, pois os valores nutricionais de cada uma delas são bastante distintos.

Outro ponto que pode influenciar nessa situação é quando o cachorro fica doente. Muitos problemas de saúde têm como um dos principais sintomas a apatia e falta de apetite, levando o animal a comer menos do que antes, o que o deixa mais magro. Isso pode acontecer porque o cachorro sente muita dor e não consegue se alimentar direito, ou porque a doença em questão consome muita energia do organismo do pet, desencadeando um emagrecimento anormal.


Como engordar cachorro: oferecer petiscos ocasionais pode ajudar nessa missão
Como engordar cachorro: oferecer petiscos ocasionais pode ajudar nessa missão

Como engordar cachorro de forma saudável?

Depois de observar que o cão emagreceu repentinamente, muitos tutores se questionam: “como fazer meu cachorro engordar sem prejudicá-lo?”. A resposta para isso vai depender principalmente de uma análise clínica feita pelo médico veterinário do animal, que vai descobrir o que causou o quadro no cachorro e qual a melhor forma de tratamento. No entanto, no caso de ausência de doenças, algumas possíveis soluções para fazer o animal ganhar peso são:

1) Escolher uma ração de qualidade e de acordo com a idade e porte do cachorro

As rações mais recomendadas para os animais são as Premium e as Super Premium, porque elas têm uma qualidade nutricional mais elevada e promovem maior saciedade para os cachorros. Como já foi dito, também é importante escolher uma ração que atenda à idade e ao porte do animal.

2) Observar o nível de energia do cãozinho e, se necessário, aumentar a frequência das refeições

Um cachorro que gasta muita energia precisa repor os nutrientes e minerais mais vezes do que um cão que se movimenta pouco. Portanto, é importante observar se esse é o caso do seu doguinho e, em caso positivo, vale aumentar a frequência das refeições (sem exagerar muito na quantidade para não causar um sobrepeso no animal). Então, em vez de dar comida para o cachorro duas vezes por dia, o tutor pode dividir em até quatro vezes por dia, mas sem aumentar muito a quantidade oferecida.

3) Deixar a comida mais saborosa para o cão

Umedecer a ração seca é uma boa forma de deixar o alimento mais atrativo para o cachorro. Além disso, vale também acrescentar uns petiscos na rotina do cachorro, mas sem exageros para não deixar o cãozinho mal acostumado. Dar carnes cozidas ou oferecer alimentos diferentes, como o ovo, podem ajudar - mas é importante sempre estar atento ao que o cachorro pode ou não comer.

4) Anote o peso e as refeições do cachorro todos os dias em um caderno

Essa é a melhor forma de saber se o cachorro está ganhando peso como esperado. Esse caderno deve funcionar como uma espécie de diário alimentar: o tutor precisa anotar tudo que o cãozinho consome, desde petiscos até a ração que é oferecida no dia a dia. Se nada mudar ou o cachorro continuar emagrecendo, vale consultar um médico veterinário especializado em nutrição animal para buscar alternativas de suplementação alimentar.

Redação: Juliana Melo