close
Castração

Como é feita a castração de cachorro macho? Entenda o procedimento!

Atualizado · 24 de agosto de 2021 · 18h36

Publicado · 24/08/2021 · 17h00

A castração de cachorro macho é um procedimento capaz de trazer inúmeros benefícios ao pet
A castração de cachorro macho é um procedimento capaz de trazer inúmeros benefícios ao pet

A castração de cachorro é um procedimento comum que traz uma série de benefícios ao pet. Porém, como a castração canina é um processo cirúrgico, alguns tutores podem se sentir inseguros. Apesar de muito indicada, a castração de cachorro macho ainda é algo que gera muitas dúvidas. Para te ajudar a entender como é feito a castração de cachorro macho com todos os detalhes, o Patas da Casa separou algumas informações essenciais. Veja abaixo!

O que é a castração de cachorro?

Apesar de conhecida, nem sempre se sabe todos os detalhes da esterilização. A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico que realiza a retirada dos órgãos reprodutivos do animal. Na castração de cachorro fêmea, por exemplo, são retirados os ovários. Já no macho, o que tira do cachorro quando castra são os testículos. Com a remoção, o animal não se reproduz mais. Dessa forma, são evitadas a gravidez indesejada e garante um menor número de cães abandonados e de rua. Além disso, a castração de cachorro traz outros benefícios. Após a castração, macho vai apresentar melhora de alguns comportamentos e algumas doenças são evitadas.

Como é feita a castração de cachorro macho?

No cachorro macho, a castração canina pode ser feita de duas maneiras. A mais comum é a orquiectomia. Esse tipo de castração em macho é o mais indicado para reduzir problemas comportamentais. O veterinário realiza uma pequena incisão e retira os testículos do animal. Mas nesse tipo de castração de cachorro, como fica o resultado? Na maioria das vezes o veterinário apenas fecha a pele com os pontos. Castração, nesse caso, mantém a pele intacta. A única diferença é que o testículo de cachorro castrado não existe mais no lugar habitual. Em outros casos, a pele pode ser retirada totalmente.

Já para os tutores que não se sentem à vontade com o procedimento de remoção, existe a opção da vasectomia. Mas como é a castração de cachorro nesse caso? Na vasectomia, os testículos não são retirados. O procedimento vai apenas bloquear a passagem dos espermatozoides, impedindo, assim, a reprodução. Dessa forma, os testículos se mantêm e a produção de testosterona não é afetada - por isso os comportamentos não sofrem tantas alterações. Ambos os procedimentos de castração de cachorro impedem a procriação.

O que muda após a castração de macho?

Após a castração de cachorro macho, mudanças - tanto comportamentais quanto físicas, como o aumento de peso - são normais. Isso acontece porque a cirurgia de castração canina envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. No cachorro macho, a produção de testosterona diminui drasticamente após a retirada dos testículos - maior órgão responsável pela produção do hormônio. Por isso, na castração em macho as mudanças se relacionam muito às características comportamentais. A castração de cachorro diminui principalmente comportamentos como a demarcação de território com xixi, agressividade com outros cães e o hábito de subir na perna das pessoas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro
    A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Castração de macho: cuidados importantes no pré-operatório 

    Assim como qualquer cirurgia, a castração de cachorro requer alguns cuidados no período pré-operatório. Antes da castração, cachorro precisará realizar alguns exames, principalmente cardiológicos, de sangue e de pressão arterial. Esses testes são fundamentais para ter certeza que o pet está pronto para passar pelo procedimento sem problemas. Além disso, antes da cirurgia de castração de cachorro, é importante que o animal fique sem beber água por 6 horas e de jejum por, no mínimo, 12 horas. 

    Quais os cuidados depois de castrar cachorro macho?

    Apesar da castração de cachorro macho ser um procedimento comum, é uma cirurgia que necessita de um período de recuperação pós-operatório. Seja no cachorro macho quanto na fêmea, esse tempo costuma variar entre 7 e 12 dias. No período pós castração canina, o tutor deve estar sempre presente para limpar a ferida ao menos uma vez por dia, até a volta ao veterinário: é importante ficar de olho porque podem surgir complicações no pós-operatório da castração.

    Um dos problemas mais comuns está relacionado à lambedura na região da incisão. Quando o cão fica lambendo ou coçando os pontos pode acabar levando a um processo infeccioso na região. Para impedir que após a castração cachorro macho fique lambendo ou coçando o local, o uso do colar elizabetano é indicado por especialistas nos primeiros cinco dias. Também há a possibilidade de ocorrer hematomas no local, principalmente em cães mais enérgicos. É importante que após a castração de macho sejam evitadas atividades como correr, subir escadas e pular, pois podem acabar causando dor e rompendo os pontos.

    Depois da castração, também tenha cuidado na hora de oferecer comida ao pet, pois comer muito de uma vez só pode fazer o cão passar mal. Um problema mais raro que pode aparecer após a castração em macho é o surgimento de granuloma. Isso acontece quando há rejeição de pontos internos em cães. O corpo do animal tem dificuldade em absorver o material do ponto, gerando uma reação e formando uma espécie de caroço.  

    Castração canina previne reprodução e doenças graves

    Após a castração, cachorro macho perde a capacidade de reprodução. Isso significa que o animal não conseguirá mais engravidar uma fêmea. A prevenção da reprodução realizada pela castração de macho é importante para impedir a procriação indesejada. Muitas vezes, o cão gera muitas crias que acabam sendo abandonadas. Por isso, a castração se faz tão importante na prevenção de abandono de animais. Além disso, a castração de cachorro é uma questão de saúde. O procedimento previne que o animal contraia doenças graves, como o tumor de próstata, garantindo assim uma vida mais saudável. Assim, a castração de cachorro é considerada um ato de amor ao seu pet.

    Redação: Hyago Bandeira e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 15/12/2020

    Atualizada em: 24/08/2021

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Próxima matéria

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!
    Castração

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!

    A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico muito importante para a saúde e bem-estar de animais domésticos. Machos, fêmeas, adultos e filhotes podem passar pela cirurgia. Castrar um animal é sinônimo de cuidado e amor, pois é possível prevenir diversas doenças graves e ainda impacta no comportamento dos animais - evita fugas, reduz a agressividade e acaba com a marcação de território. Isso sem contar que a castração é a única forma de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Castração de gato macho: entenda como a cirurgia é feita
    Castração

    Castração de gato macho: entenda como a cirurgia é feita

    A castração de gato macho traz diversos benefícios ao animal e ao tutor, desde evitar a procriação indesejada até a prevenção de doenças. Apesar de tantas vantagens, muitos tutores têm medo de levar seu pet para realizar a cirurgia por medo do procedimento. Mas a verdade é que castrar gato macho é um processo extremamente seguro e que não traz nenhum problema ao seu bichinho. 

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas
    Castração

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas

    A castração de cachorro é mais que um procedimento para evitar a gravidez indesejada. Nas fêmeas, por exemplo, a cirurgia está associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças como a piometra canina e o câncer de mamas. A castração em cachorra é bem diferente do procedimento feito nos cães machos. Apesar de ser um procedimento muito comum, ainda existem muitos mitos e desinformação sobre a cirurgia.

    Ver Todas >

    Como tirar tártaro de cachorro? Entenda como funciona o procedimento
    Saúde animal

    Como tirar tártaro de cachorro? Entenda como funciona o procedimento

    Demorar para tirar tártaro de cachorro pode causar problemas sérios à saúde. O tártaro nada mais é que o acúmulo de sujeira nos dentes que forma uma placa bacteriana. Com ela, o dente do cachorro passa a sofrer com dor, sensibilidade e inflamações na gengiva causadas pelas bactérias ali presentes. O problema é que o tártaro em cachorro se alastra rapidamente, podendo causar perda dos dentes, infecções graves e até mesmo atingir outros órgãos. Mas afinal, como tirar tártaro de cachorro? O Patas da Casa conversou com Mariana Lage-Marques, médica veterinária especialista em odontologia. 

    Gato obeso: saiba quais as consequências da obesidade na saúde felina
    Saúde animal

    Gato obeso: saiba quais as consequências da obesidade na saúde felina

    O gato obeso pode ser incrivelmente fofo e apertável, mas isso não quer dizer que ele não precisa de cuidados e atenção com a saúde. A verdade é que a obesidade felina - que muitas vezes não é perceptível para os tutores - acaba abrindo portas para uma série de problemas mais sérios. Por isso, saber identificar quando o animal está acima do peso é importante para buscar orientação profissional e ajudar o gato obeso a perder peso.

    Pneumonia em gatos: veterinário explica tudo sobre a doença
    Saúde animal

    Pneumonia em gatos: veterinário explica tudo sobre a doença

    A pneumonia em gatos - ou pneumonia felina - é uma doença respiratória que pode se desenvolver por vários motivos. Às vezes uma queda na imunidade é suficiente para o problema atingir os peludos, mas na maioria dos casos ele deriva de uma simples gripe que não foi tratada do jeito certo. Por isso, a atenção com o gato gripado deve ser enorme! Quanto antes for diagnosticado e tiver o tratamento adequado, menores são as chances de você ter um gato com pneumonia.

    Como é feito tratamento de câncer em cachorro?
    Saúde animal

    Como é feito tratamento de câncer em cachorro?

    Receber o diagnóstico de câncer em cachorro é um momento muito triste para qualquer tutor. A doença é agressiva e traz diversas complicações à saúde do animal. Além de os sintomas do câncer de cachorro serem bem intensos, o tratamento também é bastante delicado e requer atenção especial. A quimioterapia em cães é o tratamento mais conhecido, mas existem outras formas de tratar a doença. 

    Ver Todas >