A castração de cachorro é um procedimento comum que traz uma série de benefícios ao pet. Porém, como a castração canina é um processo cirúrgico, alguns tutores podem se sentir inseguros. Apesar de muito indicada, a castração de cachorro macho ainda é algo que gera muitas dúvidas. Para te ajudar a entender como é feito a castração de cachorro macho com todos os detalhes, o Patas da Casa separou algumas informações essenciais. Veja abaixo!

O que é a castração de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de conhecida, nem sempre se sabe todos os detalhes da esterilização. A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico que realiza a retirada dos órgãos reprodutivos do animal. Na castração de cachorro fêmea, por exemplo, são retirados os ovários. Já no macho, o que tira do cachorro quando castra são os testículos. Com a remoção, o animal não se reproduz mais. Dessa forma, são evitadas a gravidez indesejada e garante um menor número de cães abandonados e de rua. Além disso, a castração de cachorro traz outros benefícios. Após a castração, macho vai apresentar melhora de alguns comportamentos e algumas doenças são evitadas.

Como é feita a castração de cachorro macho?

No cachorro macho, a castração canina pode ser feita de duas maneiras. A mais comum é a orquiectomia. Esse tipo de castração em macho é o mais indicado para reduzir problemas comportamentais. O veterinário realiza uma pequena incisão e retira os testículos do animal. Mas nesse tipo de castração de cachorro, como fica o resultado? Na maioria das vezes o veterinário apenas fecha a pele com os pontos. Castração, nesse caso, mantém a pele intacta. A única diferença é que o testículo de cachorro castrado não existe mais no lugar habitual. Em outros casos, a pele pode ser retirada totalmente.

Já para os tutores que não se sentem à vontade com o procedimento de remoção, existe a opção da vasectomia. Mas como é a castração de cachorro nesse caso? Na vasectomia, os testículos não são retirados. O procedimento vai apenas bloquear a passagem dos espermatozoides, impedindo, assim, a reprodução. Dessa forma, os testículos se mantêm e a produção de testosterona não é afetada - por isso os comportamentos não sofrem tantas alterações. Ambos os procedimentos de castração de cachorro impedem a procriação.

O que muda após a castração de macho?

Após a castração de cachorro macho, mudanças - tanto comportamentais quanto físicas, como o aumento de peso - são normais. Isso acontece porque a cirurgia de castração canina envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. No cachorro macho, a produção de testosterona diminui drasticamente após a retirada dos testículos - maior órgão responsável pela produção do hormônio. Por isso, na castração em macho as mudanças se relacionam muito às características comportamentais. A castração de cachorro diminui principalmente comportamentos como a demarcação de território com xixi, agressividade com outros cães e o hábito de subir na perna das pessoas.


A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro
A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro

Castração de macho: cuidados importantes no pré-operatório 

Assim como qualquer cirurgia, a castração de cachorro requer alguns cuidados no período pré-operatório. Antes da castração, cachorro precisará realizar alguns exames, principalmente cardiológicos, de sangue e de pressão arterial. Esses testes são fundamentais para ter certeza que o pet está pronto para passar pelo procedimento sem problemas. Além disso, antes da cirurgia de castração de cachorro, é importante que o animal fique sem beber água por 6 horas e de jejum por, no mínimo, 12 horas. 

Quais os cuidados depois de castrar cachorro macho?

Apesar da castração de cachorro macho ser um procedimento comum, é uma cirurgia que necessita de um período de recuperação pós-operatório. Seja no cachorro macho quanto na fêmea, esse tempo costuma variar entre 7 e 12 dias. No período pós castração canina, o tutor deve estar sempre presente para limpar a ferida ao menos uma vez por dia, até a volta ao veterinário: é importante ficar de olho porque podem surgir complicações no pós-operatório da castração.

Um dos problemas mais comuns está relacionado à lambedura na região da incisão. Quando o cão fica lambendo ou coçando os pontos pode acabar levando a um processo infeccioso na região. Para impedir que após a castração cachorro macho fique lambendo ou coçando o local, o uso do colar elizabetano é indicado por especialistas nos primeiros cinco dias. Também há a possibilidade de ocorrer hematomas no local, principalmente em cães mais enérgicos. É importante que após a castração de macho sejam evitadas atividades como correr, subir escadas e pular, pois podem acabar causando dor e rompendo os pontos.

Depois da castração, também tenha cuidado na hora de oferecer comida ao pet, pois comer muito de uma vez só pode fazer o cão passar mal. Um problema mais raro que pode aparecer após a castração em macho é o surgimento de granuloma. Isso acontece quando há rejeição de pontos internos em cães. O corpo do animal tem dificuldade em absorver o material do ponto, gerando uma reação e formando uma espécie de caroço.  

Castração canina previne reprodução e doenças graves

Após a castração, cachorro macho perde a capacidade de reprodução. Isso significa que o animal não conseguirá mais engravidar uma fêmea. A prevenção da reprodução realizada pela castração de macho é importante para impedir a procriação indesejada. Muitas vezes, o cão gera muitas crias que acabam sendo abandonadas. Por isso, a castração se faz tão importante na prevenção de abandono de animais. Além disso, a castração de cachorro é uma questão de saúde. O procedimento previne que o animal contraia doenças graves, como o tumor de próstata, garantindo assim uma vida mais saudável. Assim, a castração de cachorro é considerada um ato de amor ao seu pet.

Redação: Hyago Bandeira e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 15/12/2020

Atualizada em: 24/08/2021