close
Castração

Como é feita a castração de cachorro macho? Entenda o procedimento!

A castração de cachorro macho é um procedimento capaz de trazer inúmeros benefícios ao pet
A castração de cachorro macho é um procedimento capaz de trazer inúmeros benefícios ao pet

A castração de cachorro é um procedimento comum que traz uma série de benefícios ao pet. Porém, como a castração canina é um processo cirúrgico, alguns tutores podem se sentir inseguros. Apesar de muito indicada, a castração de cachorro macho ainda é algo que gera muitas dúvidas. Para te ajudar a entender como é feito a castração de cachorro macho com todos os detalhes, o Patas da Casa separou algumas informações essenciais. Veja abaixo!

O que é a castração de cachorro?

Apesar de conhecida, nem sempre se sabe todos os detalhes da esterilização. A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico que realiza a retirada dos órgãos reprodutivos do animal. Na castração de cachorro fêmea, por exemplo, são retirados os ovários. Já no macho, o que tira do cachorro quando castra são os testículos. Com a remoção, o animal não se reproduz mais. Dessa forma, são evitadas a gravidez indesejada e garante um menor número de cães abandonados e de rua. Além disso, a castração de cachorro traz outros benefícios. Após a castração, macho vai apresentar melhora de alguns comportamentos e algumas doenças são evitadas.

Como é feita a castração de cachorro macho?

No cachorro macho, a castração canina pode ser feita de duas maneiras. A mais comum é a orquiectomia. Esse tipo de castração em macho é o mais indicado para reduzir problemas comportamentais. O veterinário realiza uma pequena incisão e retira os testículos do animal. Mas nesse tipo de castração de cachorro, como fica o resultado? Na maioria das vezes o veterinário apenas fecha a pele com os pontos. Castração, nesse caso, mantém a pele intacta. A única diferença é que o testículo de cachorro castrado não existe mais no lugar habitual. Em outros casos, a pele pode ser retirada totalmente.

Já para os tutores que não se sentem à vontade com o procedimento de remoção, existe a opção da vasectomia. Mas como é a castração de cachorro nesse caso? Na vasectomia, os testículos não são retirados. O procedimento vai apenas bloquear a passagem dos espermatozoides, impedindo, assim, a reprodução. Dessa forma, os testículos se mantêm e a produção de testosterona não é afetada - por isso os comportamentos não sofrem tantas alterações. Ambos os procedimentos de castração de cachorro impedem a procriação.

O que muda após a castração de macho?

Após a castração de cachorro macho, mudanças - tanto comportamentais quanto físicas, como o aumento de peso - são normais. Isso acontece porque a cirurgia de castração canina envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. No cachorro macho, a produção de testosterona diminui drasticamente após a retirada dos testículos - maior órgão responsável pela produção do hormônio. Por isso, na castração em macho as mudanças se relacionam muito às características comportamentais. A castração de cachorro diminui principalmente comportamentos como a demarcação de território com xixi, agressividade com outros cães e o hábito de subir na perna das pessoas.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro
    A castração de macho impacta diretamente em características comportamentais do cachorro

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Castração de macho: cuidados importantes no pré-operatório 

    Assim como qualquer cirurgia, a castração de cachorro requer alguns cuidados no período pré-operatório. Antes da castração, cachorro precisará realizar alguns exames, principalmente cardiológicos, de sangue e de pressão arterial. Esses testes são fundamentais para ter certeza que o pet está pronto para passar pelo procedimento sem problemas. Além disso, antes da cirurgia de castração de cachorro, é importante que o animal fique sem beber água por 6 horas e de jejum por, no mínimo, 12 horas. 

    Quais os cuidados depois de castrar cachorro macho?

    Apesar da castração de cachorro macho ser um procedimento comum, é uma cirurgia que necessita de um período de recuperação pós-operatório. Seja no cachorro macho quanto na fêmea, esse tempo costuma variar entre 7 e 12 dias. No período pós castração canina, o tutor deve estar sempre presente para limpar a ferida ao menos uma vez por dia, até a volta ao veterinário: é importante ficar de olho porque podem surgir complicações no pós-operatório da castração.

    Um dos problemas mais comuns está relacionado à lambedura na região da incisão. Quando o cão fica lambendo ou coçando os pontos pode acabar levando a um processo infeccioso na região. Para impedir que após a castração cachorro macho fique lambendo ou coçando o local, o uso do colar elizabetano é indicado por especialistas nos primeiros cinco dias. Também há a possibilidade de ocorrer hematomas no local, principalmente em cães mais enérgicos. É importante que após a castração de macho sejam evitadas atividades como correr, subir escadas e pular, pois podem acabar causando dor e rompendo os pontos.

    Depois da castração, também tenha cuidado na hora de oferecer comida ao pet, pois comer muito de uma vez só pode fazer o cão passar mal. Um problema mais raro que pode aparecer após a castração em macho é o surgimento de granuloma. Isso acontece quando há rejeição de pontos internos em cães. O corpo do animal tem dificuldade em absorver o material do ponto, gerando uma reação e formando uma espécie de caroço.  

    Castração canina previne reprodução e doenças graves

    Após a castração, cachorro macho perde a capacidade de reprodução. Isso significa que o animal não conseguirá mais engravidar uma fêmea. A prevenção da reprodução realizada pela castração de macho é importante para impedir a procriação indesejada. Muitas vezes, o cão gera muitas crias que acabam sendo abandonadas. Por isso, a castração se faz tão importante na prevenção de abandono de animais. Além disso, a castração de cachorro é uma questão de saúde. O procedimento previne que o animal contraia doenças graves, como o tumor de próstata, garantindo assim uma vida mais saudável. Assim, a castração de cachorro é considerada um ato de amor ao seu pet.

    Redação: Hyago Bandeira e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 15/12/2020

    Atualizada em: 24/08/2021

    Dirofilariose canina: saiba mais sobre o verme do coração que atinge os cães

    Próxima matéria

    Dirofilariose canina: saiba mais sobre o verme do coração que atinge os cães

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!
    Castração

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!

    A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico muito importante para a saúde e bem-estar de animais domésticos. Machos, fêmeas, adultos e filhotes podem passar pela cirurgia. Castrar um animal é sinônimo de cuidado e amor, pois é possível prevenir diversas doenças graves e ainda impacta no comportamento dos animais - evita fugas, reduz a agressividade e acaba com a marcação de território. Isso sem contar que a castração é a única forma de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Castração de gato macho: entenda como a cirurgia é feita
    Castração

    Castração de gato macho: entenda como a cirurgia é feita

    A castração de gato macho traz diversos benefícios ao animal e ao tutor, desde evitar a procriação indesejada até a prevenção de doenças. Apesar de tantas vantagens, muitos tutores têm medo de levar seu pet para realizar a cirurgia por medo do procedimento. Mas a verdade é que castrar gato macho é um processo extremamente seguro e que não traz nenhum problema ao seu bichinho. 

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas
    Castração

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas

    A castração de cachorro é mais que um procedimento para evitar a gravidez indesejada. Nas fêmeas, por exemplo, a cirurgia está associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças como a piometra canina e o câncer de mamas. A castração em cachorra é bem diferente do procedimento feito nos cães machos. Apesar de ser um procedimento muito comum, ainda existem muitos mitos e desinformação sobre a cirurgia.

    Ver Todas >

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos
    Saúde animal

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos

    Você já ouviu falar em fluidoterapia em gatos? Muito comum em casos de insuficiência renal em gatos, a fluidoterapia em felinos é um tratamento de suporte que promove a hidratação do animal. É um procedimento versátil que pode ser aplicado de diversas maneiras e com fluidos específicos para cada situação. Para tirar todas as dúvidas sobre a fluidoterapia em gatos, o Patas da Casa conversou com a veterinária especialista em gato e dona do Diário Felino Jéssica de Andrade.

    Gato com FIV pode conviver com outros gatos?
    Saúde animal

    Gato com FIV pode conviver com outros gatos?

    A FIV felina é considerada uma das doenças mais perigosas. Além de toda a preocupação ao resgatar ou adotar um gatinho, existe outra questão que precisa de cuidado: a fácil transmissão. Existem testes que detectam a patologia, e é necessário realizá-los antes de levar um novo gato para casa - especialmente se tiver outros gatos. O gato com FIV pode acabar transmitindo a doença para os outros residentes se não houver nenhum tipo de cuidado.

    Vermes em gatos: saiba mais sobre a dirofilariose felina
    Saúde animal

    Vermes em gatos: saiba mais sobre a dirofilariose felina

    A dirofilariose em gatos é uma doença em que os parasitas se alojam na corrente sanguínea do pet e pode chegar até o coração - por isso também é chamada de doença do verme de coração. O problema é uma das doenças causadas por tipos vermes de gato. A dirofilariose também pode atingir os cães e é temida por ser uma complicação de saúde muito perigosa para ambos os pets. 

    Dermatofitose em gatos: saiba mais sobre essa doença muito comum e silenciosa
    Saúde animal

    Dermatofitose em gatos: saiba mais sobre essa doença muito comum e silenciosa

    A dermatofitose em gatos é uma doença de pele silenciosa, porém muito comum de acontecer com os felinos. Mesmo que muitas vezes seja difícil de ser identificada, essa doença é altamente contagiosa e é classificada como uma zoonose, ou seja, também é transmissível para os humanos. Por isso, saber mais sobre os sintomas de dermatofitose é muito importante não só para o bem-estar de seu gato, como também do próprio tutor.

    Ver Todas >