visão do cachorro desperta a curiosidade de muitas pessoas. Afinal, você provavelmente já deve ter ouvido falar que os cães enxergam em preto e branco, não é mesmo? Ainda hoje, é difícil compreender exatamente como é a visão de um cachorro, já que não existem muitos estudos sobre essa área. Porém, a ciência já avançou bastante e algumas informações sobre a como o olho do cachorro enxerga foram descobertas - muitas delas surpreendentes! O Patas da Casa te explica tudo que se sabe sobre como é a visão do cachorro, desde a distinção de cores até como funciona sua visão periférica. Se você tem curiosidade em entender um pouco mais sobre a visão de cachorro, confira a matéria a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quais cores a visão de um cachorro consegue identificar?

Você provavelmente já ouviu falar que cachorro enxerga preto e branco. Porém, a visão do cachorro não funciona exatamente assim. A verdade é que o cão enxerga cores, mas não todas. A explicação de como é a visão de um cachorro está nas duas células principais do olho: bastonetes, que percebem a iluminação, e cones, que identificam as cores. Na visão de um cachorro, os cones estão em quantidade bem inferior à dos humanos. Como resultado, os cães percebem menos cores. A principal diferença é que eles não conseguem distinguir o verde do vermelho. Os tons quentes de vermelho, laranja e rosa são chamativos para nós, mas na visão do cachorro têm o efeito contrário. Para eles, o azul e o amarelo são as cores mais fáceis de distinguir - por isso, eles tendem a gostar mais de brinquedinhos com essas cores.

A visão do cachorro percebe as cores em tons diferentes do que vemos

Mesmo que a visão de um cachorro perceba azul e amarelo, é muito provável que não seja da mesma forma que os humanos. O estudo Vision In Dogs, realizado pelos médicos veterinários Paul Miller e Christopher Murphy, fez uma revisão de literatura sobre visão de cachorro. Nele, os especialistas explicam que alguns estudiosos acreditam que o espectro de cores do cão é dividido em duas matrizes: a primeira é a matriz azul e violeta. Essas cores são visualizadas pelo cão como azul. A segunda é a matriz amarelo esverdeado, amarelo e vermelho. Na visão do cachorro, essas cores são percebidas como amarelo.

A explicação de como é a visão do cachorro ajuda a entender de onde veio essa fama de que cachorro enxerga preto e branco. Com um espectro reduzido, as cores se formam diferente na visão do cachorro e, por isso, todas as cores se tornam menos intensas, ganhando aspecto mais acinzentado. Então não é que a visão de um cachorro seja em preto e branco, é apenas mais apagada. Assim, até mesmo as cores que eles detectam não são exatamente iguais a forma como os humanos enxergam.

visão de cachorro: cachorro olhando para cima

A visão de cachorro tem uma incrível capacidade de enxergar no escuro

 

Se por um lado a visão de um cachorro possui menos cones, o que diminui sua identificação de cores, por outro os bastonetes estão em uma quantidade muito maior que a dos humanos. Essas células são as responsáveis pela percepção de luz. Por terem uma quantidade bem grande, os cães conseguem uma captação melhor da luz, o que significa que eles enxergam muito bem no escuro! O motivo por trás da forma como é a visão dos cachorros no escuro está relacionado ao seu passado de caçador. Antes de serem domesticados, os cães precisavam ficar muito alertas na natureza, atrás de presas e atentos a predadores. A visão do cachorro capaz de enxergar no escuro era um ótimo benefício para a atividade da caça.

A visão de um cachorro tem mais facilidade em perceber objetos em movimento

Além disso, a visão de um cachorro tem uma incrível percepção de movimento. O estudo da Vision In Dogs também mostra que os cães são mais sensíveis a objetos em movimento do que parados porque suas células estão mais preparadas para detectar movimento e formas de objetos do que sua própria nitidez (um dos motivos do porquê eles amam tanto correr atrás da bolinha, por exemplo). O cão só enxerga com mais definição até seis metros à sua frente mas, caso alguma coisa se movimente (mesmo que bem longe) ele logo perceberá. O estudo mostra uma pesquisa realizada com 14 cães que usou um mesmo objeto em movimento e parado. Quando estava se movimentando, os cães conseguiam percebê-lo a uma distância de 810 a 900m. Já quando estava parado, os cães só conseguiam distinguir se estivesse em uma distância de até 585m. 

Visão periférica do cachorro é mais ampla do que a dos humanos 

Você já reparou que os olhos do cachorro ficam localizados mais na lateral da cabeça? Essa adaptação em sua anatomia canina traz uma habilidade fantástica: uma visão periférica muito ampliada. Eles conseguem visualizar até 240° ao seu redor, ao contrário dos humanos que visualizam apenas 180°. Nas laterais, a visão de um cachorro não é tão boa e as imagens são formadas com aspecto embaçado. Todas essas habilidades mostram como é a visão dos cachorros: sempre preparada para a caça!

Redação: Maria Luísa Pimenta