Por acaso, você saberia como desengasgar um gato? Às vezes, em situações de emergências, é fundamental ter algumas noções de primeiros socorros para poder conseguir salvar a vida do seu animal de estimação. A asfixia, em particular, pode deixar os felinos agitados e desesperados – quanto mais eles tentam respirar, mais em pânico ficam.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por isso, é importante agir rapidamente para acabar logo com a angústia do seu gatinho, sob o desafio de não ser mordido ou arranhado por ele. Da prevenção à realização da manobra de Heimlich, aprenda, a seguir, como ajudar um gato engasgado a voltar a respirar normalmente. Leia com atenção!

Gato engasgado: quais são as causas e como identificar a asfixia?

Às vezes, um incidente de asfixia em gatos é causado por uma simples bola de pelos que o animal não consegue expelir. O engasgo também pode ser o resultado de alimentos não mastigados corretamente, um brinquedo, tampinha de garrafa e até um comprimido alojado na garganta. Aqui estão alguns sinais que podem indicar que um gato está engasgado:

  • Ele começa a esfregar a cabeça no chão;
  • Coloca a pata na boca por inúmeras vezes;
  • Tem engasgos;
  • Gato tossindo;
  • Tem vômitos;
  • Língua e gengiva azuis ou roxas;
  • Aumento da salivação;
  • Respiração ofegante, difícil;
  • Desmaios, caso o fluxo de ar fique completamente obstruído.

Gato engasgado: o que fazer para desobstruir as vias aéreas? 

Ao ver um gato engasgando, não há muito tempo a perder. Antes de qualquer coisa, você deve tentar expelir o objeto que está impedindo o fluxo de ar. Às vezes, pode ser algo simples e de fácil remoção. Saiba como agir:

Passo 1) Não se desespere e aproxime-se do seu gato calmamente. Se ele estiver muito nervoso, envolva-o em uma manta ou toalha, deixando apenas a cabeça do animal para fora;

Passo 2) Verifique se as vias aéreas estão realmente bloqueadas. Se for uma bola de pelo, o animal provavelmente vai expeli-la rapidamente. Se houver uma obstrução, siga as próximas etapas;

Passo 3) Coloque uma das mãos na cabeça do seu gato e, com a outra, abra delicadamente a boca do bichinho;

Passo 4) Na sequência, vasculhe toda a boca com a ajuda do dedo indicador para conseguir remover a obstrução. Olhe atentamente enquanto tenta tocar o objeto para evitar empurrá-lo mais para baixo;

Passo 5) Se ainda não o encontrar, puxe gentilmente a língua do gato para fora para ter uma visão mais clara do fundo da garganta. Ao ver o objeto, tente removê-lo com os dedos polegar e indicador, formando uma pinça.

Importante: Caso você perceba que um fio mais longo está causando o bloqueio respiratório, não tente puxá-lo (a não ser que ele deslize facilmente, como um “espaguete molhado”). Há a possibilidade de que ele esteja preso em algum lugar, e a remoção poderá causar danos ainda maiores à saúde do gato (lesões na garganta, por exemplo). 


Como desengasgar um gato? Você vai precisar seguir alguns passos para desobstruir as vias aéreas do animal
Como desengasgar um gato? Você vai precisar seguir alguns passos para desobstruir as vias aéreas do animal

A manobra de Heimlich pode salvar a vida de um gato engasgado

Se os passos descritos acima ainda não foram suficientes para desengasgar o seu gato, você deve aplicar imediatamente a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros amplamente utilizada em casos de emergência por asfixia em humanos e animais. Veja como fazer:

Passo 1) Segure o gatinho com as costas dele contra o seu peito/estômago, deixando as patas do animal penduradas e a cabeça erguida;

Passo 2) Em seguida, cruze as suas mãos e posicione-as na barriga do gato, logo abaixo das costelas;

Passo 3) Use as mãos para empurrar delicadamente, mas com firmeza, a barriga dele em uma sucessão de movimentos rápidos, para dentro e para cima. Repita a manobra de quatro a cinco vezes;

Passo 4) Se o objeto ainda estiver obstruindo a via respiratória, transporte o gato imediatamente ao veterinário. No caminho, você poderá repetir a manobra de Heimlich;

Passo 5) Caso o objeto tenha sido expelido e o seu gato não estiver respirando, verifique se há batimentos cardíacos ou pulsações. Se não houver sinais, inicie uma RCP (ressuscitação cardiopulmonar/reanimação “boca a focinho”) de 100 a 120 compressões torácicas por minuto. Nesse ponto, no entanto, a visita de emergência ao veterinário já deverá estar encaminhada.

Como impedir que um gato engasgue?

Tirar do alcance possíveis objetos que podem engasgar o gato é o primeiro passo para manter o seu pet seguro. Para isso, basta circular pela casa e caçar itens domésticos que sejam pequenos, brilhantes e fáceis de serem engolidos. Pode ser um pompom, elástico de cabelo, clipe de papel sacolas plásticas, celofane, retalhos, rolhas de vinho e até um pedaço de papel alumínio.

Em relação aos brinquedos para gatos, fique sempre de olho para não oferecer algo perigoso ou muito desgastado. Se possível, evite itens com decoração pendente, como penas, pequenos guizos e franjas. Objetos maiores que a boca do animal, como bolas, ratinhos de corda, varinhas e brinquedos interativos, geralmente não representam uma ameaça.

Redação: Guilherme Segal