Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gateiros sabem muito bem que a convivência com um felino é tranquila e sem muitas surpresas. Apesar de serem muito exigentes em alguns aspectos, como a alimentação, o gato demanda poucos cuidados no dia a dia. Mas são justamente essas coisas que ajudam a manter a saúde e bem-estar do animal. Para deixar seu gato feliz, algumas responsabilidades são essenciais. E vale tudo para proporcionar mais qualidade de vida para um amor de quatro patas, né?! Pensando nisso, elaboramos um infográfico para que você entenda, de uma vez por todas, quais cuidados são indispensáveis para ter um gato feliz em casa!


Não é difícil deixar o seu gato feliz!
Não é difícil deixar o seu gato feliz!

Comportamento do gato: felinos precisam de estímulos físicos e mentais

O comportamento felino é cheio de particularidades, como uma linguagem corporal riquíssima. No dia a dia, porém, os bichanos precisam ter seus instintos naturais estimulados. Mesmo vivendo em ambientes domésticos, os gatos carregam alguns hábitos dos seus ancestrais. Isso explica, por exemplo, o ato de arranhar superfícies para demarcar território ou mesmo aparar as unhas. Por isso, a dica primordial para os gateiros é espalhar muitos arranhadores pela casa - até mesmo porque o animal não vai se intimidar de arranhar o sofá ou colchões.

As brincadeiras para gatos, sobretudo aquelas que encorajam a caça a algum objeto, também são importantes na rotina. Bolinhas, ratinhos, varinhas… vale tudo para estimular esse instinto natural dos felinos e, de quebra, estreitar os laços com o animal. Outra coisa que os gatos não deixam de lado são os cochilos: um bichano dorme de 12 a 16 horas por dia, entre sonos rápidos e aqueles mais profundos. É essencial que ele tenha lugares estratégicos na casa para tirar uma sonequinha, como caminhas, almofadas, redes de cadeira e até mesmo uma cama de janela (já que os gatos amam tomar um banho de sol).

Cortar unha do gato, escovar pelo… alguns cuidados são indispensáveis para o bem-estar do animal

Nem tudo é festa! A rotina de um gato requer alguns cuidados importantes para que ele tenha mais qualidade de vida. Isso inclui cortar as unhas do gato, para evitar que ele se machuque ou mesmo que a unha fique presa nos lugares. A escovação do pelo também deve ser frequente: o hábito evita os fios espalhados por toda a casa e ainda previne as bolas de pelo, que podem ser bem prejudiciais para a saúde do animal. Aproveite esses momentos para acariciar bastante o gato. Sim, os carinhos também estão na lista de coisas que deixam o gato feliz - por isso, nunca negue um carinho para o bichano.

Cuidar de gato requer responsabilidades!

Assim como qualquer vida que depende de você, o gato merece o melhor sempre. A adoção de um felino vem acompanhada de algumas responsabilidades essenciais. A alimentação do gato, por exemplo, precisa do seu cuidado: além de serem exigentes, os gatos não gostam de comida velha no pote. Portanto, estabeleça uma rotina para repor os grãos do comedouro. E ah, não se esqueça do bom e velho sachê: todo gato ama!

Outra coisa que precisa muito da sua atenção é com a hidratação do gato. É normal que os felinos não bebam a quantidade de água necessária para o funcionamento do organismo. Além da falta de hábito, outros fatores podem influenciar isso, como água suja ou preguiça mesmo de ir até o bebedouro. É fundamental trocar a água do gato pelo menos duas vezes por dia. Uma dica para incentivar a hidratação é espalhar vários bebedouros pela casa e ter uma fonte de água, já que os gatos preferem água corrente.

Por último, e não menos importante, a caixa de areia do gato precisa estar sempre limpa. Os felinos são muito higiênicos e podem se recusar a usar o local se a caixinha estiver suja - e acabar fazendo xixi e cocô no lugar errado.

Redação: Luana Lopes