Para muitos tutores, descobrir como dar remédio para gato pode ser um desafio e tanto. Enquanto alguns animais têm mais facilidade para aceitar a medicação, outros podem apresentar sinais de estresse e agitação na hora de tomar a cápsula ou comprimido. A verdade é que não há uma técnica ideal que funcione para todos os gatos. Você deve testar diversos recursos até conseguir encontrar uma maneira eficaz de administrar o medicamento para o seu bichinho. Pode ser um processo frustrante de tentativa e erro, mas eventualmente você encontrará um sistema viável, que pode envolver comida ou não.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É importante consultar o veterinário para saber se o remédio pode ser combinado à água ou alimentação, seja ela sachê para gatos (ração úmida) ou um petisco apropriado para felinos. Alguns fármacos não podem ser fracionados, mastigados ou retirados do interior da cápsula. Já outros só fazem efeito se forem engolidos com o estômago vazio (em jejum). A seguir, listamos algumas técnicas que ajudarão você a como dar comprimido para gato com segurança. Confira!

1) Coloque o comprimido diretamente na boca do gato

Como dar comprimido para gato sem que o processo seja estressante, tanto para você como para o bichinho? Antes de tentar, certifique-se de acomodá-lo em uma posição confortável. Você pode colocar o felino entre as pernas, por exemplo. Se for preciso, enrole-o em uma toalha ou manta (apenas com a cabeça exposta) para evitar arranhões no caso de resistência. Veja o passo a passo para oferecer a medicação diretamente na boca:

  • Com o gato acomodado e seguro, coloque a palma da mão que você menos usa em volta do topo da cabeça do animal, formando um “C” apontado para baixo;
  • Incline a cabeça dele para trás - a mandíbula dos gatos normalmente se abre quando você faz isso. Caso contrário, você precisará abrir;
  • Enquanto segura o comprimido entre o polegar e o dedo indicador da mão que você mais usa, coloque o dedo médio da mesma mão na boca do gato, sobre os pequenos dentes incisivos (e não sobre os caninos!);
  • Deposite o comprimido sobre a língua do gato, o mais afastado que puder. Isso evita que ele sinta o gosto do remédio e acabe rejeitando;
  • Verifique se ele vai engolir. Caso contrário, acaricie o pescoço ou sopre no focinho para incentivar a deglutição;
  • Após liberar o gato, acompanhe-o por um tempo. Há sempre os mais espertinhos que seguram o comprimido na boca e cospem após um longo tempo.

2) Use um aplicador de comprimidos para gatos

O aplicador de comprimidos para gatos é uma espécie de seringa usada para colocar a medicação sobre a língua do animal. Além de não precisar colocar seus dedos na boca do bichinho, você consegue depositar o remédio no ponto certo, onde é mais fácil engolir do que cuspir. Essa técnica, no entanto, pode não funcionar para o seu felino, já que há a possibilidade dele não se sentir confortável com um dispositivo à sua frente. Se esse for o caso, você deve descobrir como dar comprimido a gato de outra maneira. O aplicador é facilmente encontrado em pet shops.



3) Faça a técnica da “almôndega” ao dar o remédio para o gatinho

Antes de tentar esta técnica, verifique com o veterinário do seu gato se os medicamentos podem ser administrados com alimentos ou se devem ser dados ao animal com o estômago vazio. Se a cápsula ou comprimido puder ser combinado com a nutrição, você pode fazer uma espécie de “almôndega” com a ração úmida, por exemplo, e colocar o remédio no centro. Também é possível fazer uma bolinha de manteiga, cream cheese ou requeijão cremoso, camuflar o comprimido e colocar no congelador alguns minutinhos antes da medicação. A manteiga é útil porque reveste a pílula e facilita o processo de deglutição (verifique antes com o veterinário se você pode usar esse tipo de alimento).

Como os gatos têm a tendência de mastigar a comida, é provável que eles comam a "almôndega" e descartem a cápsula ou comprimido. Isso pode acabar fazendo com que o medicamento se dissolva parcialmente e se torne mais difícil de manusear. Caso o animal morda o remédio, o gosto ruim pode acabar frustrando uma segunda tentativa.

4) Experimente uma rotina de petiscos para ocultar o medicamento

Antes de dar o comprimido para seu gato, você pode desenvolver uma rotina com ele. Na hora do dia em que você deseja dar a medicação, dê-lhe um petisco saboroso para que ele possa esperar ansiosamente a iguaria no dia seguinte, no mesmo horário. Repita isso por vários dias antes de iniciar o medicamento, certificando-se que a quantidade de alimento será suficiente para ocultar a dose necessária. Quando ele se acostumar com a rotina, oculte o remédio na comida.

5) Use alguns métodos para dar remédios líquidos para o gato

Se você quer saber como dar remédio líquido para gato sem deixá-lo agitado, há dois caminhos a seguir: tentar abrir a boca e administrar a medicação com um conta-gotas (ou seringa sem agulha) ou misturar o que for preciso à alimentação favorita dele.

Com um conta-gotas: seja pelo olfato ou paladar, há gatos que percebem mais facilmente a presença do medicamento na comida. Com isso, o conta-gotas ou a seringa sem agulha são as melhores técnicas para oferecer a formulação líquida aos pets. Você pode esguichar lentamente o conteúdo na “bolsa” entre os dentes e a bochecha, bem lá no fundo, evitando ao máximo que o gosto amargo incomode o bichano. Acaricie o pescoço ou sopre o focinho para incentivá-lo a engolir. Os líquidos são mais propensos a entrar acidentalmente na traqueia em comparação com as cápsulas ou comprimidos. Portanto, é importante não inclinar a cabeça do animal para trás.

Na comida: funciona bem para pequenas dosagens e com aqueles gatinhos mais gulosos. Você pode misturar o remédio com algo apetitoso, como peixes indicados para gatos, e talvez seu gato não perceba a medicação. É interessante oferecer apenas uma pequena porção de comida para garantir que ele coma tudo que for necessário.

Veja algumas dicas adicionais de como dar comprimido para gato

  • Os medicamentos podem vir em diferentes formulações, incluindo cápsulas, líquidos e comprimidos. Caso você esteja tendo dificuldades com algum tipo específico, pergunte ao veterinário se há outra solução disponível. Algumas farmácias de manipulação podem colocar a medicação dentro de um petisco, preparar em outros tamanhos ou adicionar sabores atraentes, como atum, frango e carne bovina.
  • Desenvolva uma técnica que diminua o estresse. Descubra o que combina com você e seu bichinho e certifique-se de concluir a tarefa o mais rápido possível. Quando você não consegue na primeira tentativa, a tendência é que a repetição deixe seu gato agitado e relutante.
  • Muitos tutores têm dúvidas sobre como dar remédio de verme para gato. Antes de qualquer coisa, é importante seguir à risca a frequência indicada pelo veterinário, especialmente nos primeiros meses de vida. O vermífugo para felinos pode ser líquido, em comprimido ou pasta. Se puder, converse com o profissional para alinhar a maneira mais fácil de administrar o medicamento.
  • Ao dar o remédio para um gatinho, deixe os outros animais da casa em outro ambiente. Além de deixá-lo menos ansioso, a presença dos demais pets pode distrair ou inibir o seu bichinho na hora de receber a medicação. E isso, claro, deixa o processo muito mais estressante.
  • Elogie o seu gato durante todo o procedimento e, se possível, ofereça um petisco especial após o medicamento. Isso tornará a experiência mais positiva e poderá facilitar a administração do remédio na próxima vez.
  • Se você estiver com problemas na hora da medicação, não deixe de conversar com o veterinário. Ele poderá fornecer instruções e outras técnicas para garantir que você continue cuidando bem da saúde do gato!

Redação: Guilherme Segal