Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

Veja abaixo o passo a passo de como dar banho no seu cachorro em casa!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de mais nada, escolha o melhor local para o banho. Dependendo do tamanho do cachorro, o tanque pode ser o melhor ambiente, já para cachorros grandes, o quintal ou o chuveiro são ideais.

1º passo: prepare tudo que for precisar para dar o banho em casa. Toalha, shampoo específico para fins veterinários e algodão;

2º passo: deixe o ambiente calmo e tranquilo para o pet não estranhar o momento do banho;

3º passo: coloque o algodão nos ouvidos do cachorro para proteger da água;

4º passo: verifique a temperatura da água. O recomendado é de fria para morna, pois o cachorro já tem a temperatura mais alta do que o ser humano;

5º passo: dependendo do local adequado para o banho do seu cachorro (banheira, tanque ou chuveiro, quintal), certifique-se que não tem nada em volta que possa machucá-lo;

6º passo: comece molhando todo o corpo do seu cachorro, deixando a cabeça por último para não assustá-lo. Aplique o shampoo e massageie bem todas as regiões. Cachorros com pelo longo podem precisar de condicionador para facilitar no desembaraço;

7º passo: enxágue o cão e evite de colocar o jato de água diretamente na cabeça. Sempre com bastante calma e parabenizando pelo bom comportamento.

Como secar o cachorro após o banho em casa?

Depois do banho, é importante secar bem o cachorro. Deixá-lo úmido pode causar mau cheiro e problemas de pele. Depois de tirar o excesso de água com a toalha, finalize com o uso do secador de cabelo em temperatura morna, nunca quente, viu? É essencial manter o cachorro preso em algum local, como o banheiro ou na coleira para ele não fugir com medo ou repulsa ao barulho e vento.

Qual o melhor shampoo para banho em cachorro?

Em pet shops existem diversas marcas e tipos de shampoo. Para cachorros saudáveis, o dono pode optar pelo shampoo que mais agradar pela fragrância ou pelo objetivo (dar brilho, para pelos brancos, etc). Existem alguns shampoos específicos para alergia e fungos, mas o uso é de acordo com a indicação do seu veterinário. O condicionador também é uma boa pedida para facilitar no desembaraço dos cachorrinhos de pelo longo.

Como desembaraçar os pelos do cachorro depois do banho?

Cachorros com pelos longos podem ficar bastante embaraçados após o banho, mas isso tem solução! Ainda durante o banho, espalhe um pouco de condicionador no pelo e vá penteando delicadamente para desembaraçar os nós maiores. Já durante a secagem, posicione o secador de cima para baixo, deixando o vento direcionado em direção ao crescimento dos pelos. Penteie enquanto seca.


Banhos regulares ajudam a evitar parasitas e doenças de pele
Banhos regulares ajudam a evitar parasitas e doenças de pele