Se você resgatou um gato recém-nascido abandonado ou tem uma gatinha em casa esperando filhotes, é melhor se preparar! Assim como os bebês humanos, o filhote de gato recém nascido precisa de cuidados especiais . Saber como cuidar de gato recém-nascido é essencial para que o bichano cresça de maneira forte e saudável. Nesse período, é comum que surjam algumas questões. Como dar leite para gato filhote? Como cuidar de gato recém-nascido deixando-o confortável? Como ajudá-lo a fazer suas necessidades? Para saber exatamente como cuidar de um gato recém-nascido garantindo o melhor para ele, o Patas da Casa te ajuda nessa missão!

O leite para gato filhote é a principal fonte de nutriente que deixará o bichinho saudável

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A alimentação é a chave para o desenvolvimento saudável do animal. No primeiro mês de vida, o leite para gato filhote de origem materna é a principal fonte de nutrientes que um bichano pode ter. O leite para gato recém-nascido contém todos os nutrientes essenciais para a saúde e estimula a imunidade. Nesse período, a alimentação fica por conta da mãe, que amamenta seus bebês. Mas no caso de um gato recém-nascido abandonado, o tutor deve realizar esse papel. Ao resgatar o pet, certifique-se primeiro de que a mãe não está mesmo por perto. Se não encontrá-la, existem algumas opções. Uma delas é encontrar uma mãe de leite para gato filhote. Elas são gatinhas que acabaram de parir e podem oferecer o próprio leite para o seu pet. Outra ideia é comprar leite para gato filhote artificial. Ele possui uma fórmula muito parecida com o materno, podendo, assim, substituí-lo. O leite para gato recém-nascido artificial pode ser facilmente encontrado em pet shops.

Como alimentar filhote de gato recém-nascido? É preciso ter cautela para evitar problemas

No primeiro mês, a alimentação do gato recém-nascido será fornecida pela mãe. Caso você precise optar por leite para gato filhote artificial ou por uma mãe de leite, ofereça ao pet através de mamadeira. O ideal é que o gato filhote recém-nascido fique de barriga para baixo na hora de beber, para evitar afogamento. Além disso, o gato recém-nascido consegue sugar o leitinho, então não aperte a mamadeira. O leite para gato recém-nascido precisa ser oferecido ao menos quatro vezes por dia. A amamentação felina costuma durar até o segundo mês de vida. Na época do desmame, a papinha para gato recém-nascido é uma boa opção de alimento. Aos poucos ele vai começando a se interessar por alimentos mais sólidos, e é o momento de introduzir a ração para gatos filhotes.

Manter o gato recém-nascido aquecido é um cuidado fundamental

Uma das dicas principais de como cuidar de filhote de gato recém-nascido é sempre mantê-lo aquecido. Até os 20 dias de vida, gato recém-nascido ainda não consegue produzir calor. Consequentemente, pode sentir muito frio, o que pode desregular a temperatura corporal. Separe uma caminha bem confortável e quentinha para ele se esquentar, com cobertor um cobertor fofo para cobrir. Você pode ainda optar por caixa de papelão com mantinhas dentro para aquecê-lo. A temperatura ideal costuma ser por volta dos 30º. 


O leite para gato filhote possui todas os nutrientes essenciais e é fundamental no primeiro mês de vida
O leite para gato filhote possui todas os nutrientes essenciais e é fundamental no primeiro mês de vida

O filhote de gato recém-nascido precisa de um empurrãozinho para aprender a fazer suas necessidades

O gato recém-nascido não nasce sabendo como fazer suas necessidades sozinho. Nos primeiros dias, é a mãe do bebê que o estimula. Após amamentar com leite para gato recém-nascido, ela lambe sua barriga e a região genital. Isso estimula o pet a realizar as necessidades. Caso a mãe não esteja presente, o tutor pode ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia. Passe um algodãozinho umedecido na barriga e nas genitálias. Assim, o filhote de gato recém-nascido será estimulado até que ele consiga fazer sozinho. Lembre-se também de limpá-lo com um lenço umedecido depois. 

Garantir todos os acessórios necessários é um passo fundamental de como cuidar de gato-recém nascido 

Um gato recém-nascido precisa de alguns itens essenciais no seu dia a dia. Portanto, se você tem um filhote de gato recém-nascido dentro de casa, prepare a lista de compras! É fundamental investir em uma caixinha de areia onde ele irá realizar suas necessidades de maneira higiênica. Cuidar de um gato recém-nascido requer, principalmente, de atenção com a alimentação, então é importante comprar mamadeiras, comedouros e bebedouros  para o animal. Além disso, existem diversos modelos de camas para gatos. Escolha uma delas, lembrando de sempre manter o filhote de gato recém-nascido bem quentinho. Por fim, não esqueça de brinquedinhos! Nos primeiros dias, o gato recém-nascido provavelmente passará a maior parte do tempo dormindo, mas ter diversão é fundamental para estimulá-los desde cedo!

O filhote de gato recém-nascido prematuro precisa de cuidados redobrados

Assim como pode acontecer com humanos, existe a possibilidade de um gatinho nascer antes do tempo previsto. Se você quer saber como cuidar de um filhote de gato recém-nascido prematuro, precisa antes entender que o cuidado deve ser redobrado, pois sua saúde é mais fragilizada que a de um gatinho que nasce no tempo considerado ideal. A dificuldade no controle de temperatura é maior, pois, muitas vezes, tem menos pelos para se aquecer. Portanto, o filhote de gato recém-nascido prematuro pode demorar mais para se manter aquecido, precisando de mais mantinhas para chegar na temperatura ideal. A alimentação também deve ser bem cuidada. A melhor maneira de como alimentar filhote de gato recém-nascido prematuro é a cada duas horas. Oacompanhamento veterinário no gatinho filhote é fundamental para garantir que ele cresça forte e saudável.

Redação: Maria Luísa Pimenta