Filhotes

Como cuidar de gatos filhotes abandonados e que estão sem a mãe?

Gatos filhotes: saiba como cuidar de felinos recém-nascidos que estão sem a mãe
Gatos filhotes: saiba como cuidar de felinos recém-nascidos que estão sem a mãe

Cuidar de um gato recém-nascido requer muita atenção, principalmente se o animal for encontrado sem a mãe. Assim como todos os mamíferos, os felinos precisam do colo materno nos primeiros meses de vida, seja para se aquecerem ou para se alimentarem. Por isso, saber como cuidar de gatos filhotes órfãos e assumir o papel materno pode ser confuso e trabalhoso em um primeiro momento, mas não é uma missão impossível. Na verdade, é fundamental que o filhote de gato receba todos os cuidados básicos, mesmo sem a mãe por perto, para conseguir sobreviver e crescer saudavelmente. Para te guiar em situações assim, reunimos as principais informações sobre como cuidar de gatos filhotes recém-nascidos. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

Encontrou um filhote de gato recém-nascido abandonado? Saiba o que fazer!

O número de animais abandonados infelizmente é muito alto e só cresce cada vez mais. Mas quando se trata de um filhote de gato recém-nascido que é encontrado nessas condições, é de partir o coração de qualquer um - ainda mais se ele estiver sem a mãe do lado. Então, o que fazer para ajudá-lo? Como cuidar de gatos filhotes assim?

O primeiro passo é se certificar se o gatinho realmente é órfão, porque em alguns casos pode acontecer da mãe do animal ter saído em busca de alimento, então vale esperar um tempo para verificar se o filhote realmente está sozinho. Durante esse tempo, não esqueça de mantê-lo aquecido o tempo todo, pois a pele do animal ainda é muito frágil e não consegue manter uma temperatura corporal confortável. Caso a mãe do gato filhote não retorne, o resgate deve ser feito.

A pessoa que fez o resgate precisa oferecer um espaço confortável com tudo que o pet precisa nessas primeiras semanas. Uma cama quentinha com cobertor para aquecer o corpo do animal em torno de 30º, alimentação específica e um cantinho onde o animal possa fazer suas necessidades. Vale lembrar que o gato filhote ainda está aprendendo a usar o banheiro e você deve estimulá-lo a fazer xixi e cocô esfregando uma toalha úmida debaixo do rabinho depois que ele comer - geralmente, a mãe do gato que é responsável por esses estímulos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Como alimentar filhote de gato: o uso de mamadeiras ou seringas é recomendado para recém-nascidos
    Como alimentar filhote de gato: o uso de mamadeiras ou seringas é recomendado para recém-nascidos

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como alimentar filhote de gato que está sem a mãe e precisa do leite materno?

    A alimentação dos gatos filhotes é pautada exclusivamente no leite materno nos primeiros 30 dias de vida. A amamentação é a principal fonte de nutrientes do animal, e ela contém uma substância fundamental que se chama colostro e é responsável por aumentar a imunidade do gatinho. No entanto, no caso de um gato órfão, existem duas opções: encontrar uma mãe de leite substituta - isto é, uma gata que acabou de parir outros filhotes e pode ajudar a amamentar o gatinho abandonado - ou procurar um leite artificial para felinos, que contém uma fórmula muito semelhante ao leite materno. Em hipótese nenhuma deve ser usado o leite de vaca, porque isso pode prejudicar o desenvolvimento do animal.

    Na hora de oferecer o leite ao filhote, pode-se utilizar uma mamadeira ou seringa própria para pets. O leite deve estar em temperatura ambiente (cerca de 37º) e é importante que a alimentação do gato filhote seja feita pelo menos 4 vezes por dia durante os primeiros dois meses. Durante o processo, é preciso segurar o animal sempre com a barriga virada para baixo e a cabeça um pouco inclinada, como se ele estivesse se amamentando da mãe.

    Outros cuidados importantes com um filhote de gato recém-nascido

    Ao adotar um gato filhote é necessário fazer uma adaptação do ambiente para receber o novo hóspede. Telas de proteção devem ser instaladas na janela para evitar acidentes, e, além de um lugar para dormir, o gatinho também precisa de alguns acessórios essenciais, como a caixa de areia para gatos, um comedouro e um bebedouro. Nos primeiros meses o filhote ainda não come ração, mas quando você menos esperar essa transição vai acontecer. Ah, e lembre-se: não se pode dar banho no gato bebê. Se houver a necessidade de higienizar o pet, você deve optar por lenços umedecidos indicados para pets ou uma toalha úmida.

    Além disso, um ponto fundamental é levar os gatos filhotes para uma consulta com um médico veterinário logo após o resgate. Assim, será possível saber se o bichano apresenta algum problema de saúde ou não e se ele requer algum cuidado mais específico. Independente dessa primeira consulta, depois que o gato filhote completa quatro meses, ele deverá ser vacinado.

    Redação: Juliana Melo

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Próxima matéria

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Cuidados dos animais

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever
    Cuidados dos animais

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever

    A pelagem dourada do Golden Retriever é uma das coisas que mais chama a atenção da raça. Por outro lado, os pelos longos precisam de cuidados que vão desde a escolha do shampoo até as brincadeiras na água, isso porque a raça tem tendência a ter alergias de pele. Outro cuidado importante tem relação com o corte dos pelos: a tosa tradicional não é indicada para o Golden. 

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins
    Cuidados dos animais

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins

    A pata de cachorro ressecada é um problema muito comum na vida dos pais de pet e pode acontecer por diferentes motivos. Um deles é a falta de hidratação adequada na região, seja após os passeios ou por causa de uma exposição solar excessiva. Para contornar esse tipo de situação, existe o creme hidratante para patas de cachorro. Mas como esse produto funciona e qual a forma certa de aplicá-lo no corpo do seu amigo?

    Como funciona a caixa de areia com peneira?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a caixa de areia com peneira?

    A caixa de areia para gatos é um acessório primordial na rotina dos felinos. Por instinto, os felinos precisam de um lugar específico para fazer xixi e cocô no dia a dia, e é por isso que antes de dar as boas vindas a um gatinho em sua casa, é necessário comprar esse objeto para servir como o banheiro do animal. Existem diferentes modelos disponíveis do acessório, e para escolher o ideal é bom entender qual atende melhor às necessidades gato e do tutor. 

    Ver Todas >