Cortar as unhas do gato é essencial para a higiene do bichano e para evitar machucados. Os gatinhos com unhas muito longas podem acabar arranhando as pessoas que os pegam no colo, os animais que vivem junto e eles mesmos. Além disso, cortar a unha do gato evita que os felinos arranhem móveis e causem estragos na casa. Porém, na hora de realizar esse processo surge a dúvida: “Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?”. Muitas pessoas têm medo de cortar unhas de gato, mas com os cuidados necessários essa tarefa pode ser facilitada e feita de forma bem mais tranquila. Para saber como cortar as unhas do gato, siga as dicas que o Patas da Casa separou!

Antes de cortar a unha do gato toque nas patas aos poucos para que ele se acostume

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de tudo, é fundamental que o gato tenha confiança em você. As unhas são importantes para os gatos por fazerem parte do seu instinto caçador. Elas são usadas pelos felinos selvagens para caçar alimentos. Porém, para aqueles que vivem em casa não há necessidade de mantê-las tão grandes. De qualquer forma, qualquer gato - selvagem ou doméstico - vê as patas e as unhas como uma parte instintiva do seu corpo e, por isso, não gostam de ser tocados na região. Por isso, é fundamental que o gato filhote já comece a ser acostumado com seu tutor mexendo em sua pata desde cedo. Assim, ele vai se habituando com o toque em suas patas e ganhando confiança.

Como cortar as unhas do gato: jamais corte a parte do sabugo

Se você souber como cortar as unhas do gato na medida correta, a probabilidade de se machucar ou estressar seu bichinho no processo é bem menor. Um erro que o tutor pode cometer ao cortar a unha do gato é exagerar no corte. Para enxergar melhor as garras do felino, aperte suavemente a patinha. Isso vai deixar as unhas mais expostas. Existe uma parte da unha que possui uma coloração rosada, bem na sua base. Essa parte é o sabugo, região muito vascularizada. Por isso, nunca corte o sabugo: se cortar, você atinge os vasos sanguíneos e causa muita dor e sangramento no gatinho. Assim, ele ainda pode acabar te arranhando. Nos gatos que possuem as unhas mais escuras pode ser mais difícil de localizar o sabugo, então tenha mais cuidado ainda. Portanto, uma das dicas fundamentais de como cortar a unha do gato é aparar sempre somente as pontinhas.

Escolha um cortador de unhas adequado para cortar a unha do gato

A escolha do cortador de unha é fundamental para cortar unhas de gato da maneira correta. Jamais utilize cortador de unhas usado em humanos. Ele pode machucar o bichano e não corta a unha de forma eficiente. A unha do gato possui uma anatomia diferente da unha humana. Por isso, é necessário que seja utilizado um cortador feito especialmente para cortar a unha do gato. Ele tem um encaixe adequado que traz mais conforto ao bichinho. Para cortar a unha do gato com mais segurança, o cortador deve ser utilizado a 45 graus.


É preciso ter paciência quando for cortar as unhas do gato para que ele se sinta confortável
É preciso ter paciência quando for cortar as unhas do gato para que ele se sinta confortável

Como cortar a unha do gato: utilize uma toalha para envolver o bichano

Para começar a cortar a unha do gato, escolha um ambiente com bastante iluminação. Além disso, o gato precisa se sentir relaxado, então espere para realizar o procedimento em um momento em que ele esteja mais calmo. Além disso, deixe o ambiente o mais confortável possível. Uma dica fundamental de como cortar a unha do gato de forma tranquila é envolver o gato em uma toalha ou pano. Isso vai fazer com que o gato fique mais estável e não se mexa tanto durante o processo, facilitando o corte. Você pode deixar o gato no seu colo, mas se preferir pode apoiá-lo em alguma superfície estável. 

Comece o processo de cortar unhas de gato fazendo carinho

Para que o gato se sinta bem durante a hora do corte das unhas, o tutor precisa transformar o momento em uma situação agradável. Uma maneira de conseguir isso é fazer carinho antes de começar de fato, principalmente nas primeiras vezes em que for cortar as unhas do gato. Também vale fazer brincadeiras para deixar seu bichinho mais à vontade. Conforme for brincando e acariciando, aperte levemente as patinhas do animal para expor as garras. Assim fica mais fácil iniciar o corte. Lembre-se sempre de ter paciência. Isso vai fazer seu gato ter mais confiança em você, facilitando o processo no futuro.

Tente fazer o momento de cortar as unhas do gato em algo divertido

Para deixar o momento de cortar unhas de gato mais divertido, faça carinhos e brinque durante o processo. Você não tem que ter pressa na hora de cortar as unhas do gato. Faça intervalos, principalmente se seu gatinho estiver se contorcendo, agitado ou desconfortável. Dê petiscos, faça carinhos no seu corpo e o distraia usando seus brinquedinhos favoritos. Assim, o animal fica mais calmo e a hora de cortar a unha do gato passa a ser vista como um momento descontraído. Quando terminar, faça mais carinho e também ofereça petiscos, como uma forma de recompensa. 

Redação: Maria Luísa Pimenta