close
Cuidados

Como construir um canil para cachorro adequado?

Atualizado · 18 de maio de 2022 · 18h44

Publicado · 18/05/2022 · 00h00

O canil para cachorro é um espaço aberto onde o pet pode viver tranquilamente de maneira confortável
O canil para cachorro é um espaço aberto onde o pet pode viver tranquilamente de maneira confortável

Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os locais em que é possível comprar um cão de raça. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. Se você nunca fez um, pode achar que se trata de algo muito difícil, mas não se preocupe. Nós te explicamos tudo sobre como fazer canil para cachorro: qual o tamanho ideal, materiais que se deve usar e como cuidar da casinha de cachorro. Confira!

Tamanho do canil de cachorro deve ser pensado de acordo com o porte do animal

O tamanho que o canil para cachorro precisa ter depende de uma série de fatores. Antes de tudo, leve em consideração o espaço que você tem disponível. O canil que vai virar uma grande casinha de cachorro precisa ficar na parte externa da casa - de preferência nos fundos, para que o pet não fique ouvindo os barulhos da rua. Outro ponto super importante é o porte do animal. Uma casinha de cachorro grande deve ser maior que a de um cachorro pequeno. O tamanho do canil de cachorro considerado ideal é:

Canil para cachorro grande: 4m² e 1,5m de altura
Canil para cachorro médio: 2,5m² e 1m de altura
Canil para cachorro pequeno: 1m² e 60cm de altura

A escolha do piso da casinha para cachorro grande ou pequeno ideal evita acidentes

O projeto de canil para cachorro deve levar em conta as diferenças entre as partes interna e externa. O piso não deve ser igual nos dois, pois cada um tem suas necessidades únicas. Na parte interna do canil para cachorro (grande ou pequeno), é importante  escolher um piso para cachorro que seja fácil de limpar. Porém, tome cuidado para não colocar pisos muito deslizantes, pois o pet pode acabar derrapando e se machucando. Já na parte externa do canil para cachorro, o ideal é utilizar pisos mais ásperos e antiderrapantes. Cães amam correr e brincar ao ar livre e, por isso, é preciso evitar acidentes que podem surgir ao deslizar no chão.

Como fazer canil para cachorro: qual material é mais indicado?

O canil para cachorro deve ser um ambiente confortável e, por isso, a escolha do material utilizado na construção deve ser bem cuidadosa. O mais indicado é fazer a casinha de cachorro de madeira ou de alvenaria. Esses materiais ajudam a deixar o ambiente mais arejado, trazendo conforto para o animal até mesmo nos dias de temperaturas mais extremas.

Na hora de fazer o canil para cachorro de madeira é importante checar sempre se existem farpas. Também tenha certeza que os pregos estão bem presos, para evitar problemas na estrutura ou que o cão se machuque com os pregos soltos. Além disso, é bom passar um verniz impermeabilizante na casinha de cachorro de madeira. Isso dará maior resistência e evitará danos causados por sol e chuva. Você ainda pode dar uma cara nova para o canil para cachorro de maneira pintando da forma que preferir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Você pode fazer uma casinha de cachorro de madeira para seu pet ficar confortável e seguro no quintal de casa
    Você pode fazer uma casinha de cachorro de madeira para seu pet ficar confortável e seguro no quintal de casa

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Partes de um canil para cachorro: saiba como cada elemento deve ser estruturado 

    Existem muitos detalhes que precisam de atenção na construção de um canil. Afinal, ali será a casinha de cachorro e ele merece o melhor conforto e segurança possível. Por isso, fique atento nas seguintes partes de um canil para cachorro:

    Portas: O canil para cachorro precisa ter uma porta bem resistente para impedir que o animal acabe estragando ou fugindo. O ferro é uma boa ideia, mas o material mais indicado é fazer a porta do canil para cachorro de madeira maciça, pois ajuda a abafar os sons externos e deixa o local menos quente.

    Grades: Ter um canil para cachorro com tela é essencial para evitar que o pet fuja. Primeiro, faça um muro de alvenaria com altura entre 50 e 80 cm. Depois, é só instalar as grades de ferro. Elas são boas pois além de impedir a fuga, permitem que a luz solar entre. O ideal é ter um canil para cachorro com tela de pelo menos 2,10m de altura. 

    Telhado: Seja para proteger da chuva ou do calor intenso, colocar um telhado é fundamental. O melhor tipo é o telhado de barro, pois o material ajuda a manter a temperatura sempre fresca, não muito quente nem muito fria. A parte interna da casinha de cachorro deve ser sempre coberta, mas a área externa também precisa de uma parte coberta. É na área da sombrinha que devem ser colocados os potinhos de ração e água. Uma dica: deixe os potinhos fixos para evitar que o pet os leve à parte interna e acabe sujando a caminha.

    Ralo: Um cuidado extra que você pode tomar caso tenha a possibilidade é colocar um ralo na parte interna para a água escorrer. Isso vai ajudar bastante na hora de limpar a casinha de cachorro.

    O canil para cachorro precisa estar sempre com a limpeza em dia 

    Como o cãozinho vai passar a maior parte do seu tempo na casinha de cachorro, lembre-se de manter o local sempre limpo. Um ambiente sujo é ruim tanto pela questão da higiene do pet como também é uma forma de atrair bactérias que causam doenças. Sempre recolha o cocô do cachorro tomando cuidado para não deixar acumular. Troque a ração e a água sempre que for necessário e limpe o xixi diariamente para evitar que a casinha de cachorro fique com cheiro. O chão, tanto da parte interna quanto da externa, devem estar sempre limpos e secos para evitar acidentes. O ideal é lavar o canil para cachorro diariamente, mantendo a higiene do local e garantindo que o pet fique em um ambiente agradável.

    Mesmo que o pet tenha sua própria casinha de cachorro, continue brincando e saindo com ele

    Existem pessoas que, por diversos motivos, não podem colocar os cães dentro de casa. Por isso, o canil para cachorro se torna tão fundamental nesses casos. Mas ter esse ambiente em casa, não quer dizer que o pet precisa ficar restrito a viver apenas lá dentro. O canil para cachorro não é uma prisão! Portanto, não esqueça da rotina de passeios que é fundamental para um pet. Além disso, como o cão fica bastante tempo na casinha de cachorro, deixe sempre brinquedos disponíveis para ele se divertir. Por fim, o fato do cão ter seu cantinho próprio não significa que ele não precisa da sua companhia. Quando o pet estiver dentro da sua casinha de cachorro você pode - e deve - ir lá se divertir com ele. Deixá-lo muito sozinho pode causar ansiedade de separação e tristeza no animal. O canil para cachorro deve ser um local divertido e adorado pelo cãozinho!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Próxima matéria

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Ver Todas >

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?
    Cuidados dos animais

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?

    O colar elizabetano para gatos é muito usado depois da cirurgia de castração ou em tratamentos em que o animal não pode conseguir acessar determinadas partes do corpo. O colar para gatos impede que ele mexa em pontos, feridas e curativos, evitando assim quadros de infecção ou piora do quadro. A castração de gato, por exemplo, requer o uso do acessório durante todo o pós-operatório.

    Tudo sobre a areia sílica para gatos
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre a areia sílica para gatos

    Quem convive com um felino certamente já ouviu falar da areia sílica para gatos. Esse é um dos vários tipos de substratos que ajudam a preencher a caixinha de areia e auxiliam nas necessidades fisiológicas dos nossos amigos de quatro patas. Mas se antes as pessoas preferiam opções mais econômicas, como a areia de argila, hoje em dia outras opções têm se popularizado entre os gateiros, como o granulado de madeira e a própria areia sílica. 

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato
    Cuidados dos animais

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato

    O granulado de madeira para gatos é um dos vários tipos de areia que existem para preencher a caixinha de areia e cuidar das necessidades dos nossos amigos felinos. O material vem ganhando destaque entre os gateiros de plantão, principalmente porque é uma alternativa mais sustentável e que tem boa durabilidade. Ou seja, em questão de custo benefício, vale totalmente a pena!

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?

    Se você pretende abrir as portas de casa para um felino, deve saber que um acessório que não pode faltar na sua lista de compras é a caixa de transporte para gatos. Ao contrário dos cães, que têm o hábito de passear nas ruas com mais frequência, a maioria dos bichanos é criada dentro de casa e quase não tem acesso às ruas por questões de segurança. Por isso, qualquer saída deve ser feita com a caixa de transporte. Gato vai usá-la para ir ao veterinário, viagens, passeios e muito mais.

    Ver Todas >