Cuidados dos animais

Como construir um canil para cachorro adequado?

Publicado - 18 Maio 2022 - 00h00

Atualizado - 19 Maio 2024 - 23h18

Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os locais em que é possível comprar um cão de raça. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. Se você nunca fez um, pode achar que se trata de algo muito difícil, mas não se preocupe. Nós te explicamos tudo sobre como fazer canil para cachorro: qual o tamanho ideal, materiais que se deve usar e como cuidar da casinha de cachorro. Confira!

Tamanho do canil de cachorro deve ser pensado de acordo com o porte do animal

O tamanho que o canil para cachorro precisa ter depende de uma série de fatores. Antes de tudo, leve em consideração o espaço que você tem disponível. O canil que vai virar uma grande casinha de cachorro precisa ficar na parte externa da casa - de preferência nos fundos, para que o pet não fique ouvindo os barulhos da rua. Outro ponto super importante é o porte do animal. Uma casinha de cachorro grande deve ser maior que a de um cachorro pequeno. O tamanho do canil de cachorro considerado ideal é:

Canil para cachorro grande: 4m² e 1,5m de altura
Canil para cachorro médio: 2,5m² e 1m de altura
Canil para cachorro pequeno: 1m² e 60cm de altura

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A escolha do piso da casinha para cachorro grande ou pequeno ideal evita acidentes

O projeto de canil para cachorro deve levar em conta as diferenças entre as partes interna e externa. O piso não deve ser igual nos dois, pois cada um tem suas necessidades únicas. Na parte interna do canil para cachorro (grande ou pequeno), é importante  escolher um piso para cachorro que seja fácil de limpar. Porém, tome cuidado para não colocar pisos muito deslizantes, pois o pet pode acabar derrapando e se machucando. Já na parte externa do canil para cachorro, o ideal é utilizar pisos mais ásperos e antiderrapantes. Cães amam correr e brincar ao ar livre e, por isso, é preciso evitar acidentes que podem surgir ao deslizar no chão.

Como fazer canil para cachorro: qual material é mais indicado?

O canil para cachorro deve ser um ambiente confortável e, por isso, a escolha do material utilizado na construção deve ser bem cuidadosa. O mais indicado é fazer a casinha de cachorro de madeira ou de alvenaria. Esses materiais ajudam a deixar o ambiente mais arejado, trazendo conforto para o animal até mesmo nos dias de temperaturas mais extremas.

Na hora de fazer o canil para cachorro de madeira é importante checar sempre se existem farpas. Também tenha certeza que os pregos estão bem presos, para evitar problemas na estrutura ou que o cão se machuque com os pregos soltos. Além disso, é bom passar um verniz impermeabilizante na casinha de cachorro de madeira. Isso dará maior resistência e evitará danos causados por sol e chuva. Você ainda pode dar uma cara nova para o canil para cachorro de maneira pintando da forma que preferir!

 

Pug dentro de canil de madeira

 

Partes de um canil para cachorro: saiba como cada elemento deve ser estruturado 

Existem muitos detalhes que precisam de atenção na construção de um canil. Afinal, ali será a casinha de cachorro e ele merece o melhor conforto e segurança possível. Por isso, fique atento nas seguintes partes de um canil para cachorro:

Portas: O canil para cachorro precisa ter uma porta bem resistente para impedir que o animal acabe estragando ou fugindo. O ferro é uma boa ideia, mas o material mais indicado é fazer a porta do canil para cachorro de madeira maciça, pois ajuda a abafar os sons externos e deixa o local menos quente.

Grades: Ter um canil para cachorro com tela é essencial para evitar que o pet fuja. Primeiro, faça um muro de alvenaria com altura entre 50 e 80 cm. Depois, é só instalar as grades de ferro. Elas são boas pois além de impedir a fuga, permitem que a luz solar entre. O ideal é ter um canil para cachorro com tela de pelo menos 2,10m de altura. 

Telhado: Seja para proteger da chuva ou do calor intenso, colocar um telhado é fundamental. O melhor tipo é o telhado de barro, pois o material ajuda a manter a temperatura sempre fresca, não muito quente nem muito fria. A parte interna da casinha de cachorro deve ser sempre coberta, mas a área externa também precisa de uma parte coberta. É na área da sombrinha que devem ser colocados os potinhos de ração e água. Uma dica: deixe os potinhos fixos para evitar que o pet os leve à parte interna e acabe sujando a caminha.

Ralo: Um cuidado extra que você pode tomar caso tenha a possibilidade é colocar um ralo na parte interna para a água escorrer. Isso vai ajudar bastante na hora de limpar a casinha de cachorro.

O canil para cachorro precisa estar sempre com a limpeza em dia 

Como o cãozinho vai passar a maior parte do seu tempo na casinha de cachorro, lembre-se de manter o local sempre limpo. Um ambiente sujo é ruim tanto pela questão da higiene do pet como também é uma forma de atrair bactérias que causam doenças. Sempre recolha o cocô do cachorro tomando cuidado para não deixar acumular. Troque a ração e a água sempre que for necessário e limpe o xixi diariamente para evitar que a casinha de cachorro fique com cheiro. O chão, tanto da parte interna quanto da externa, devem estar sempre limpos e secos para evitar acidentes. O ideal é lavar o canil para cachorro diariamente, mantendo a higiene do local e garantindo que o pet fique em um ambiente agradável.

Mesmo que o pet tenha sua própria casinha de cachorro, continue brincando e saindo com ele

Existem pessoas que, por diversos motivos, não podem colocar os cães dentro de casa. Por isso, o canil para cachorro se torna tão fundamental nesses casos. Mas ter esse ambiente em casa, não quer dizer que o pet precisa ficar restrito a viver apenas lá dentro. O canil para cachorro não é uma prisão! Portanto, não esqueça da rotina de passeios que é fundamental para um pet. Além disso, como o cão fica bastante tempo na casinha de cachorro, deixe sempre brinquedos disponíveis para ele se divertir. Por fim, o fato do cão ter seu cantinho próprio não significa que ele não precisa da sua companhia. Quando o pet estiver dentro da sua casinha de cachorro você pode - e deve - ir lá se divertir com ele. Deixá-lo muito sozinho pode causar ansiedade de separação e tristeza no animal. O canil para cachorro deve ser um local divertido e adorado pelo cãozinho!

Redação: Maria Luísa Pimenta

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas