A preocupação com a saúde dos gatos é inevitável, afinal os bichanos são praticamente como se fossem filhos de quatro patas para os seres humanos. Por isso, além de oferecer uma boa alimentação para esses animais, muitos tutores também procuram por alternativas de como melhorar a imunidade do seu gato para evitar problemas de saúde. Como muitos sabem, a vitamina C é indispensável nessa missão, mas onde ela pode ser encontrada? Será que existem outros alimentos para aumentar a imunidade do gato? Veja algumas dicas que separamos!

Como aumentar a imunidade do gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando falamos de cuidar do sistema imunológico dos gatos, a maioria das pessoas logo pensa na alimentação, mas essa não é a única forma de ajudar o animal a aumentar a imunidade. Algumas medidas simples já são suficientes para garantir que o seu gatinho esteja saudável, como visitar o médico veterinário periodicamente para checar a saúde dele. A aplicação de vacinas anualmente também é essencial nessa missão, assim como estimular os gatos fisicamente e mentalmente todos os dias, com jogos e brinquedos.

O gato estressado tem mais chances de ficar doente, pois ocorrem alterações hormonais no organismo do animal que reduzem a imunidade e, consequentemente, facilitam o desenvolvimento de várias doenças. Portanto, certifique-se sempre de manter o bem-estar do seu amigo com os estímulos corretos. Os tratamentos homeopáticos também já se revelaram eficientes na tarefa de prevenir doenças: a terapia pode ser feita em gatos saudáveis ou não e tem o objetivo de trabalhar em conjunto com o corpo, mente e energia vital do pet.


Alguns alimentos que melhoram a imunidade do gato podem ser inseridos na dieta do animal
Alguns alimentos que melhoram a imunidade do gato podem ser inseridos na dieta do animal

Alimentos que melhoram a imunidade do gato podem ser oferecidos

Em busca de como aumentar a imunidade do gato, muitas pessoas recorrem às suplementações - como o uso de vitaminas - como se elas fossem a melhor solução. Mas será que isso realmente pode ajudar a melhorar a saúde do animal? A resposta para isso vai depender de uma análise com um veterinário nutrólogo. Geralmente, rações de boa qualidade são o suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do pet, já que disponibilizam todas as vitaminas e minerais essenciais para manter o gatinho saudável.

Contudo, existem sim alguns alimentos que podem ser acrescentados na dieta do animal em forma de petiscos (e sempre sem exageros, claro). Um exemplo disso são as frutas para gatos, que fornecem vários benefícios para o animal. Maçã, morango, melão, melancia são alimentos ricos em vitamina C. Já as frutas cítricas, como a laranja e o limão, devem ser deixadas de lado, pois podem causar problemas gastrointestinais no bichano.

O fortalecimento do sistema imunológico ajuda a combater várias doenças

Agora que você já sabe como aumentar imunidade do gato, chegou a hora de entender porque isso é algo tão importante na saúde felina. Como muitos sabem, algumas doenças afetam diretamente o sistema imunológico dos animais, como a FIV (imunodeficiência felina) e a FeLV (leucemia felina), mas não podem ser combatidas com o aumento da imunidade porque dependem de outros fatores para serem transmitidas. Por outro lado, existem patologias que se manifestam ou são transmitidas principalmente quando o gato está com o sistema imunológico enfraquecido, como é o caso da toxoplasmose. Por isso, fique sempre atento à rotina do seu gatinho e não deixe de manter os cuidados com a saúde sempre em dia. 

Redação: Juliana Melo