A saúde do cachorro sempre deve estar em primeiro lugar para quem é pai de pet. Os cachorros tem um sistema imunológico que trabalha desde seu nascimento e vai se desenvolvendo conforme o cão é exposto a patógenos. Assim como nos humanos, alguns fatores externos podem prejudicar o sistema imunológico canino. Situações de estresse, má alimentação, mudanças de clima e baixas temperaturas, por exemplo, podem afetar o sistema imunológico do cãozinho. A defesa desabilitada do organismo do cachorro pode resultar em doenças recorrentes, abatimento e cansaço. Lembre-se que é sempre necessário a avaliação de um médico veterinário de confiança caso seu amigo de quatro patas esteja apresentando sintomas de qualquer doença. Se você quer entender mais como aumentar a imunidade baixa do cachorro e entender melhor o funcionamento do sistema imunológico canino, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o assunto. Vem dar uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como funciona o sistema imunológico canino?

Assim como nos humanos, o sistema imunológico do cachorro funciona impedindo que patógenos se espalhem pelo corpo. Esse mecanismo interno de defesa age contra vírus, bactérias, protozoários e parasitas. Os filhotes recebem os primeiros anticorpos através do leite da mãe. Esses anticorpos protegem o filhote de cachorro nas primeiras semanas de vida, enquanto o sistema imunológico canino ainda se desenvolve. Esse sistema é formado por órgãos, tecidos, células e pequenas moléculas que atuam em conjunto contra os agentes infecciosos. Veja os componentes:

 

  • Linfa e os gânglios linfáticos: a linfa é responsável por coletar o excesso de fluido intersticial, proteínas, gorduras e células brancas do sangue. Ela circula pelos ductos linfáticos. Já os linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos (submandibular, pré-escapular, axilar, inguinal e poplítea em cães), fazem uma purificação para a recirculação nas veias.

     

  • O baço: ele filtra o sangue, produzindo novas células sanguíneas e destruindo as antigas.

     

  • Células imunológicas: existem diferentes tipos de células imunológicas, cada uma tem sua tarefa específica. A ação conjunta de todas essas células pode ajudar a combater uma doença.

     

  • Linfócitos: eles produzem anticorpos e pequenas proteínas que são capazes de se ligar ao agente infeccioso.

     

  • Macrófagos: essas células produzem substâncias que atraem outras células do sistema imunológico para combater a infecção. Além disso, os macrófagos absorvem o microorganismo invasor e o destroem em seu interior.

     

  • Células dendríticas: elas expõem parte do microorganismo invasor em sua superfície, para que outras células o destruam.

     

  • Neutrófilos: são as primeiras células a aparecer no local da infecção, sendo muito abundantes.


Além desses componentes, as células chamadas de basófilos e eosinófilos também fazem parte do sistema imunológico canino, participando dos processos inflamatórios e alérgicos. Entretanto, aparecem em uma porcentagem pequena no organismo do cãozinho.

 

Existem muitos alimentos naturais que podem aumentar a imunidade do cachorroA falta de interação com os donos pode deixar o cachorro com baixa imunidade

 

Cachorro com baixa imunidade: causas e sintomas mais comuns

 

Uma das causas mais comuns para a imunidade baixa de cachorro é o estresse contínuo. Os cachorros que costumam ficar muito tempo presos ou com alguma restrição tem maior tendência de ficarem estressados. Além disso, a falta de atenção dos tutores também é um fator que pode causar o estresse. Por isso, é muito importante que os tutores interajam com os seus peludos. Afinal, todo pet tem suas necessidades emocionais e a falta de atenção pode trazer consequências para a saúde do pet como um todo.


A má alimentação também é um fator que pode afetar a imunidade canina. É muito importante que os tutores tentem melhorar a qualidade da ração para cães oferecida aos peludos. Se atentar na quantidade e qualidade dos alimentos é essencial para evitar a imunidade baixa de cachorro. Afinal de contas, nutrição é sinônimo de saúde.


Os sintomas de imunidade baixa em cachorro são cansaço, abatimento e falta de apetite. Caso você observe esses sinais, procure o médico veterinário de confiança para atestar se o cachorro está com baixa imunidade ou algum outro problema de saúde. Não se esqueça também de estar sempre com a vacinação e vermifugação em dia.

Imunidade baixa de cachorro: como aumentar?

Ao saber disso tudo você deve estar se perguntando: como aumentar a imunidade do cachorro? Como a interação com os tutores é algo essencial para a saúde do cãozinho, uma rotina de exercícios físicos poderá ajudar muito na imunidade do animal, já que as atividades físicas podem aumentar a imunidade do cachorro naturalmente. Além disso, é importante que seu melhor amigo de quatro patas viva em um ambiente rico em estímulos. Por isso, invista em brinquedos interativos como os quebra-cabeças que liberam comida. Eles podem evitar que seu doguinho sofra com estresse e ansiedade, prevenindo a imunidade baixa de cachorro.

A alimentação para um cachorro com imunidade baixa

Atualmente, é fácil encontrar em pet shops rações do tipo premium e super premium, alimentos para cães que costumam ser de qualidade superior. Opte sempre em pedir uma indicação do médico veterinário para saber qual ração é mais indicada para seu amigo de quatro patas. Além da ração de qualidade, oferecer uma vez ou outra um agrado ao seu pet também pode contribuir para um bom funcionamento do sistema imunológico. Óleo de coco, batata doce, beterraba, brócolis, sardinha, iogurte natural e laranja são ótimos alimentos para aumentar a imunidade do cachorro.


Lembre-se também, que o mal armazenamento da ração pode tirar suas propriedades. Por isso, tenha cuidado com a manutenção do alimento. Além disso, não deixe de considerar a vitamina para aumentar a imunidade do cachorro. Mas lembre-se que a suplementação e complementação da dieta precisam da prescrição de um veterinário. Essa necessidade existe porque o excesso de vitaminas também pode causar sérios problemas de saúde no cão e somente irá servir como um bom remédio caseiro para aumentar a imunidade do cachorro quando ele estiver doente ou necessitando de quantidade extra de vitaminas.


Redação: Hyago Bandeira