Para manter a saúde do gato, é essencial que o animal tenha uma rotina de consultas no veterinário - principalmente porque os felinos costumam não apresentar sinais de que estão doentes. No entanto, essa é uma tarefa difícil para os donos de gatos. Os felinos estão acostumados a ter uma rotina, então qualquer mudança mínima é capaz de deixar o gato bem estressado. O transporte e o ambiente diferente do veterinário são algumas dessas situações. Para te ajudar nesse momento delicado, separamos algumas dicas e técnicas para ajudar a acalmar um gato estressado na hora de levá-lo ao médico. 

Como acalmar um gato antes de uma consulta com o veterinário?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sair de casa com um gato requer uma série de cuidados, principalmente quando o destino envolve um trajeto de carro, como são as idas ao veterinário. O acessório mais apropriado para essas situações é a caixa de transporte para gatos. A questão é que os felinos não gostam de se sentirem presos, então qualquer tentativa facilmente resultará em um gato estressado.

A primeira dica de como acalmar gato nessas horas é acostumando o bichano com a caixa transportadora alguns dias antes do passeio. Deixe o objeto fazer parte do dia a dia do animal, veja como ele se comporta e vale até colocar uns brinquedinhos e cheirinhos que ele gosta dentro da caixa para atraí-lo ainda mais. Assim, o acessório se torna familiar e acolhedor para o felino e ele vai se sentir menos ansioso no dia de ir ao médico. Uma dica que pode ajudar ainda mais nesse momento é o uso de feromônios para gatos.


Como acalmar gato: a caixa de transporte deve se tornar um objeto familiar na rotina dos felinos
Como acalmar gato: a caixa de transporte deve se tornar um objeto familiar na rotina dos felinos

Gato estressado na clínica? Saiba como lidar com essa situação

Depois que o gato se adapta à caixa transportadora, o trabalho fica um pouco mais fácil, mas ainda pode acontecer alguns contratempos. Encontrar um gato bravo no veterinário é uma situação extremamente comum porque nada ali é agradável: um ambiente desconhecido, longe dos móveis que têm o seu próprio cheiro e pessoas estranhas.

Nessa hora, vale tudo para acalmar o animal. Petiscos, sachês e até brinquedinhos que ele esteja acostumado podem ser levados para amenizar o estresse do gato. Além disso, o tom de voz usado para se comunicar com o seu amigo faz toda a diferença nesse momento. Ele precisa entender que aquele local não é um risco para ele, então tente manter a calma. Caso o bichano sofra com crises frequentes de ansiedade, também vale perguntar para o veterinário sobre a necessidade de se usar algum medicamento específico para essas situações, como um ansiolítico ou tranquilizante.

O uso de floral para gatos estressados deve ser indicado por um profissional

Na busca por alternativas de como acalmar um gato, muitos tutores recorrem às dicas da internet, e uma delas diz respeito ao uso de floral para felinos. Só que, ao optar por isso, é importante ter certa cautela, pois os conservantes presentes neste tipo de produto costumam ser bastante desagradáveis para o paladar felino, podendo até mesmo provocar vômitos. O ideal mesmo é conversar com o médico veterinário do pet antes de investir em um floral para gatos estressados - assim, é possível obter todas as orientações necessárias para não prejudicar a saúde do gatinho.

Além do mais, embora existam produtos prontos à venda nos pet shops, eles nem sempre funcionam. Ao consultar um veterinário, o médico consegue prescrever um floral com essências e fórmulas criadas de acordo com a necessidade do paciente, garantindo maior eficácia.

Redação: Juliana Melo