Cachorro com medo de chuva e trovões é uma situação bastante comum. Assim como acontece com os fogos de artifícios nas festas de fim de ano, o barulho da chuva pode incomodar bastante o cão. Mas, ao contrário do que muitos donos de pet pensam, os cachorros não se assustam necessariamente com o volume dos ruídos, e sim com o perigo e a ameaça que eles podem representar. Para ajudar a lidar com a fobia do seu melhor amigo, existem alguns truques práticos para acalmar um cachorro com medo de chuva. Confira!
Cachorro medroso: qual a explicação para o medo de chuva?
Sabe aquele medo do desconhecido que nós, humanos, sentimos? Então, é essa a sensação que aflige o seu pet toda vez que uma chuva forte cai e o barulho ecoa pela casa. Apesar de não possuírem o raciocínio tão desenvolvido como o nosso, os cachorros têm uma audição poderosa, o que faz com o que esse ruído seja interpretado como perigo.
Por isso, depois de entender porque seu cãozinho tem medo da chuva, o próximo passo é observar o comportamento dele durante a tempestade para buscar formas de ajudá-lo. Respiração ofegante, orelhas e focinho baixos e coração acelerado podem sinalizar que seu pet não está bem. Além disso, é comum que cachorro medroso tente fugir ou se esconder em locais que consideram seguros, como embaixo da cama. É importante ficar atento!
Como acalmar um cachorro durante a chuva?
Existem algumas técnicas fáceis e práticas que podem te ajudar a acalmar o cachorro medroso. Os cães são animais extremamente sociáveis e costumam absorver os estímulos e sentimentos exteriores. Por isso, a primeira dica é não se desesperar. O seu pet precisa sentir segurança em você para entender que está tudo bem e que não há o que temer.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
1) Distraia o cachorro medroso
Um bom truque é tentar distrair o seu cãozinho durante a tempestade. Afinal, nada melhor do que ensiná-lo a lidar com o medo de uma forma divertida, certo? Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha e leve o seu brinquedo favorito até ele. Atividades de estímulo podem ajudar a liberar substâncias e hormônios que oferecem a sensação de tranquilidade ao pet. Vale de tudo para deixá-lo mais calmo!
2) Cachorro com medo de chuva precisa se acostumar com o barulho
Experimente colocar todos os dias, em volume baixo, o barulho de chuva para tocar. No YouTube existem diversos canais específicos para cachorros que disponibilizam sons de tempestade. Por mais que o cão se assuste no começo, ao longo do tempo ele pode acostumar com o barulho e sofrer menos quando for de verdade. Vale também aproveitar esse treinamento e associar a chuva a algo positivo, como petiscos e carinho.
3) Ligue uma música para acalmar cachorro
Outra forma de utilizar a música para acalmar cachorro com medo de chuva é mascarando o som dos ruídos e trovões. Coloque para tocar sons relaxantes em um volume mais alto: isso pode ajudá-lo a ficar mais tranquilo durante a chuva. Existem playlists com horas de músicas no estilo, que você pode inclusive deixar tocando quando precisa sair de casa por algumas horas. Trilhas perfeitas para trazer um pouco de paz e tranquilidade para o seu cachorro com medo de chuva.
4) Calmante para cachorro pode ajudar em casos mais graves
Para casos mais severos, pode ser necessário utilizar algum remédio para acalmar o cachorro. Além disso, técnicas terapêuticas podem ser ajudar. Mas, é importante lembrar que, nessas situações é preciso que o médico veterinário avalie e acompanhe o caso para tratar a fobia corretamente: somente o profissional pode recomendar um calmante natural para cachorro. Além disso, a presença de um adestrador durante o processo pode facilitar o tratamento.
Redação: Úrsula Lima
