Cachorro com medo de chuva e trovões é uma situação bastante comum. Assim como acontece com os fogos de artifícios nas festas de fim de ano, o barulho da chuva pode incomodar bastante o cão. Mas, ao contrário do que muitos donos de pet pensam, os cachorros não se assustam necessariamente com o volume dos ruídos, e sim com o perigo e a ameaça que eles podem representar. Para ajudar a lidar com a fobia do seu melhor amigo, existem alguns truques práticos para acalmar um cachorro com medo de chuva. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro medroso: qual a explicação para o medo de chuva?

Sabe aquele medo do desconhecido que nós, humanos, sentimos? Então, é essa a sensação que aflige o seu pet toda vez que uma chuva forte cai e o barulho ecoa pela casa. Apesar de não possuírem o raciocínio tão desenvolvido como o nosso, os cachorros têm uma audição poderosa, o que faz com o que esse ruído seja interpretado como perigo.

Por isso, depois de entender porque seu cãozinho tem medo da chuva, o próximo passo é observar o comportamento dele durante a tempestade para buscar formas de ajudá-lo. Respiração ofegante, orelhas e focinho baixos e coração acelerado podem sinalizar que seu pet não está bem. Além disso, é comum que cachorro medroso tente fugir ou se esconder em locais que consideram seguros, como embaixo da cama. É importante ficar atento!

Como acalmar um cachorro durante a chuva?

Existem algumas técnicas fáceis e práticas que podem te ajudar a acalmar o cachorro medroso. Os cães são animais extremamente sociáveis e costumam absorver os estímulos e sentimentos exteriores. Por isso, a primeira dica é não se desesperar. O seu pet precisa sentir segurança em você para entender que está tudo bem e que não há o que temer. 

cachorro com medo de chuva olhando a janela

1) Distraia o cachorro medroso

 

Um bom truque é tentar distrair o seu cãozinho durante a tempestade. Afinal, nada melhor do que ensiná-lo a lidar com o medo de uma forma divertida, certo? Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha e leve o seu brinquedo favorito até ele. Atividades de estímulo podem ajudar a liberar substâncias e hormônios que oferecem a sensação de tranquilidade ao pet. Vale de tudo para deixá-lo mais calmo!

2) Cachorro com medo de chuva precisa se acostumar com o barulho

Experimente colocar todos os dias, em volume baixo, o barulho de chuva para tocar. No YouTube existem diversos canais específicos para cachorros que disponibilizam sons de tempestade. Por mais que o cão se assuste no começo, ao longo do tempo ele pode acostumar com o barulho e sofrer menos quando for de verdade. Vale também aproveitar esse treinamento e associar a chuva a algo positivo, como petiscos e carinho.

3) Ligue uma música para acalmar cachorro

Outra forma de utilizar a música para acalmar cachorro com medo de chuva é mascarando o som dos ruídos e trovões. Coloque para tocar sons relaxantes em um volume mais alto: isso pode ajudá-lo a ficar mais tranquilo durante a chuva. Existem playlists com horas de músicas no estilo, que você pode inclusive deixar tocando quando precisa sair de casa por algumas horas. Trilhas perfeitas para trazer um pouco de paz e tranquilidade para o seu cachorro com medo de chuva. 

4) Calmante para cachorro pode ajudar em casos mais graves

Para casos mais severos, pode ser necessário utilizar algum remédio para acalmar o cachorro. Além disso, técnicas terapêuticas podem ser ajudar. Mas, é importante lembrar que, nessas situações é preciso que o médico veterinário avalie e acompanhe o caso para tratar a fobia corretamente: somente o profissional pode recomendar um calmante natural para cachorro. Além disso, a presença de um adestrador durante o processo pode facilitar o tratamento. 

Redação: Úrsula Lima