Se você está preocupado em saber com quantos dias o filhote de cachorro abre os olhos, aqui é o lugar certo. Logo nesse comecinho da vida, os filhotinhos estão muito vulneráveis, principalmente porque eles não nascem com todos os sentidos bem desenvolvidos. A visão e a audição canina vão se desenvolvendo ao longo dos dias. Por isso, eles não conseguem enxergar ainda e costumam ficar de olhinhos fechados.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então o filhote de cachorro abre os olhos com quantos dias? Quais cuidados são necessários com a visão do pet nesse primeiro momento? O Patas da Casa esclarece essas dúvidas logo abaixo, dá só uma olhada!

Por que os filhotes nascem com os olhos fechados?

Os filhotes de cachorro não nascem com o corpo totalmente desenvolvido. No nascimento, o sistema nervoso central - incluindo os nervos ópticos - ainda está se formando, então a luminosidade pode ser bem incômoda para os olhos do cachorro, que ainda são muito sensíveis. É por esse motivo que os filhotes ficam com os olhos fechados até os nervos se desenvolverem por completo.

Além disso, o globo ocular ainda não está totalmente formado no início. Dessa maneira, os olhos precisam ficar protegidos para evitar que sujeiras e poeiras entrem no globo ocular e desencadeiem infecções e inflamações locais. Ou seja, a resposta de com quantos dias filhote de cachorro abre os olhos está diretamente ligada ao desenvolvimento completo da região.

Com quantos dias o filhote de cachorro abre os olhos?

Os filhotes costumam abrir os olhos entre a primeira e segunda semana após o nascimento, geralmente entre 10 e 14 dias de vida. Ainda assim, é algo que pode variar de indivíduo para indivíduo, de forma que alguns animais podem levar até uma semana a mais para abrirem completamente os olhos. Vale lembrar que esse é um processo gradual que não deve sofrer interferências externas. Isto é, o tutor não deve tentar forçar o animal a abrir os olhos antes do tempo, ou isso pode prejudicar o desenvolvimento do globo ocular.


O filhote de cachorro abre os olhos entre a primeira e segunda semana de vida
O filhote de cachorro abre os olhos entre a primeira e segunda semana de vida

Uma curiosidade, inclusive, é que mesmo sabendo com quantos dias um filhote de cachorro abre os olhos, os cães ainda não têm uma visão totalmente plena logo depois de abrir os olhos. Mesmo que as pálpebras não estejam mais “grudadas”, a visão de cachorro só se torna mais clara a partir de 4 a 5 semanas de vida. É nesse momento também que o animal começa a demonstrar maior interesse para conhecer e explorar as coisas ao redor, já que as imagens se tornam mais nítidas para ele.

Em casos de infecções ou inflamações no olho do cachorro, procure um veterinário

Não basta apenas saber com quantos dias o filhote de cachorro abre os olhos: o tutor também deve ficar atento aos sinais de que tem algo de errado com a visão do animal. Se ele não abrir os olhos no período mencionado, já é um alerta. Algumas situações que demandam atenção são: inchaço ou protuberância das pálpebras e a presença de pus ou secreção na região.

Em alguns casos, o cachorro com olho remelando é o motivo por trás disso. A remela vem com um efeito “grude” que pode impedir a abertura dos olhos. No entanto, também pode ser algo mais sério, como um quadro de conjuntivite em cachorro ou outra infecção. Em todo caso, o mais indicado é procurar ajuda de um veterinário para tomar as providências necessárias.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes