close
Cuidados

Coleira para gato: 4 motivos para não deixar o acessório de lado

Atualizado · 26 de Outubro de 2021 · 17h48

Publicado · 26/10/2021 · 17h48

A coleira de gato faz toda a diferença para garantir a segurança do seu felino
A coleira de gato faz toda a diferença para garantir a segurança do seu felino

A coleira para gato pode parecer dispensável em um primeiro momento, mas a verdade é que ela tem uma grande importância para cuidar dos bichanos. Por mais que a maioria dos felinos domésticos estejam acostumados com a vida caseira, existem famílias que gostam de levar o gato para passear ou que deixam os animais com livre acesso às ruas (mesmo que não seja o ideal). Por isso, para evitar que acidentes e imprevistos aconteçam - como um gato desaparecido ou perdido -, a coleira de gato é uma opção que deve ser considerada na lista de acessórios indispensáveis para os gatinhos. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja abaixo 4 motivos para não deixar de ter uma coleira para gato.

1) Com a coleira, gato pode ser facilmente localizado mesmo que fuja

Só quem já enfrentou uma situação do tipo “meu gato sumiu” sabe como a coleira de gato pode ser bem útil de vez em quando. Os felinos são movidos por seus instintos e sempre que têm a oportunidade de explorar o mundo fora de casa, eles não pensam duas vezes antes de darem uma fugidinha (pelo menos a maioria). O problema é que muitas vezes isso faz com que os tutores se desesperem com o sumiço do animal, já que não é possível saber quando o gatinho voltará - se é que ele voltará.

Por isso, a coleira de gato surge como uma alternativa para garantir que, caso o animal fuja ou se perca, alguém possa resgatá-lo e entrar em contato com sua família. Nesse caso, a coleira para gato com identificação deve conter informações como o nome do animal, telefone com DDD e o nome do tutor.

2) A coleira em gato vai garantir a segurança do seu amigo

A grande preocupação dos tutores é quando seu bichinho de estimação simplesmente desaparece inesperadamente e não volta mais. Esse tipo de coisa acontece principalmente com gatos caseiros que, por algum motivo, escapam de casa e não sabem como retornar para o seu lar. Às vezes um descuido de porta aberta já é suficiente para isso acontecer. Nesses casos, a coleira em gato também é uma medida de segurança, pois o seu gatinho poderá ser facilmente identificado por outras pessoas na rua e não será confundido com um animal abandonado, por exemplo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Coleira para gato: é importante que o animal se acostume desde cedo com o acessório
    Coleira para gato: é importante que o animal se acostume desde cedo com o acessório

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    3) Em situações de estresse, a coleira de gato pode ser muito útil

    Um dos principais motivos para gatos fugirem, além do cruzamento, é quando o animal está enfrentando algum tipo de problema dentro de casa. Nesses casos, a coleira em gato é uma forma de garantir que o animal conseguirá retornar para a sua família, se for encontrado por outra pessoa. Geralmente o que provoca esse tipo de comportamento é quando ocorrem mudanças bruscas na rotina do animal, como uma mudança de casa ou quando surgem novos membros na família - pode ser a chegada de um bebê, como também de um novo animal de estimação (gato ou cachorro).

    4) Como colocar coleira em gato? É importante fazer o animal se acostumar com o acessório

    Muitos tutores alegam que não usam a coleira de gato porque o pet rejeita o acessório ou fica tentando tirá-lo a todo custo. Em um primeiro momento, isso é normal, afinal a coleira é algo que fica preso no pescoço do animal e ele não está acostumado com isso. No entanto, é possível reverter essa situação: é tudo uma questão de adaptação, e os estímulos positivos podem ajudar bastante nessas horas. Petiscos, sachês e carinhos são ótimas formas de incentivar o seu amiguinho a usar a coleira de gato, fazendo uma associação positiva do acessório. Se isso não funcionar, é bom verificar se a coleira não está muito apertada.

    ATENÇÃO: A coleira para gato é indicada, mas não deve conter guizo!

    Se você pretende comprar uma coleira para gato bem charmosa, é importante ficar atento aos detalhes. O acessório não pode conter guizo, porque o barulhinho persistente pode ser muito incômodo para a audição felina, que é extremamente sensível. Os gatos são animais silenciosos e predadores natos, então ficar com um sino pendurado no pescoço acaba inibindo o comportamento natural deles e sendo bem desagradável.

    Além disso, o estresse causado pela coleira de gato com guizo é enorme. Muitos animais ficam irritados com o som constante, e o estresse em gatos acaba diminuindo a imunidade animal e evoluindo para outros problemas de saúde. Por isso, ao escolher uma coleira para gato, é fundamental optar sempre por modelos silenciosos.

    Redação: Juliana Melo

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de

    Próxima matéria

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    6 motivos para não permitir que seu gato saia de casa
    Cuidados

    6 motivos para não permitir que seu gato saia de casa

    Os gatos são animais muito curiosos e, por isso, gostam de explorar o ambiente dentro e fora de casa. O problema é que o mundo externo traz diversos riscos para a saúde dos felinos, tornando ainda maior a necessidade de instalar uma tela de proteção para gatos em sua casa. Quer saber quais são os principais motivos para manter o seu gato em casa? Confira!

    Ver Todas >

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?
    Cuidados dos animais

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?

    O gato estressado ou com medo de ir ao veterinário é muito comum, principalmente quando o animal não está acostumado a sair de casa ou ficar “preso” na caixinha. Os felinos gostam de se sentir no controle do ambiente e são muito apegados com a rotina, então qualquer pequena mudança - como uma simples ida ao veterinário - pode deixar o gato com medo e irritado. 

    Tudo sobre o cocô de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre o cocô de cachorro

    Poucos tutores têm consciência disso, mas é muito importante observar o cocô de cachorro sempre que ele evacua. O aspecto das fezes revela várias coisas sobre a saúde dos nossos amigos de quatro patas, e por isso devemos ter um cuidado especial na hora de retirá-las e jogá-las fora. Existem vários tipos de fezes de cachorro, com coloração e textura distintas, e saber o que cada tipo significa é necessário para saber quando o animal está saudável ou precisa ir ao veterinário.

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro

    De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. 

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!
    Cuidados dos animais

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!

    Entender a anatomia do gato é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu bichinho. O corpo de um felino é repleto de curiosidades e, se pararmos para analisar, muitos questionamentos podem surgir. Uma das características mais marcantes do gato é sua flexibilidade. Como ele consegue, por exemplo, entrar em frestas tão pequenas mesmo tendo um tamanho bem maior? 

    Ver Todas >