A coleira para gato pode parecer dispensável em um primeiro momento, mas a verdade é que ela tem uma grande importância para cuidar dos bichanos. Por mais que a maioria dos felinos domésticos estejam acostumados com a vida caseira, existem famílias que gostam de levar o gato para passear ou que deixam os animais com livre acesso às ruas (mesmo que não seja o ideal). Por isso, para evitar que acidentes e imprevistos aconteçam - como um gato desaparecido ou perdido -, a coleira de gato é uma opção que deve ser considerada na lista de acessórios indispensáveis para os gatinhos. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja abaixo 4 motivos para não deixar de ter uma coleira para gato.

1) Com a coleira, gato pode ser facilmente localizado mesmo que fuja

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Só quem já enfrentou uma situação do tipo “meu gato sumiu” sabe como a coleira de gato pode ser bem útil de vez em quando. Os felinos são movidos por seus instintos e sempre que têm a oportunidade de explorar o mundo fora de casa, eles não pensam duas vezes antes de darem uma fugidinha (pelo menos a maioria). O problema é que muitas vezes isso faz com que os tutores se desesperem com o sumiço do animal, já que não é possível saber quando o gatinho voltará - se é que ele voltará.

Por isso, a coleira de gato surge como uma alternativa para garantir que, caso o animal fuja ou se perca, alguém possa resgatá-lo e entrar em contato com sua família. Nesse caso, a coleira para gato com identificação deve conter informações como o nome do animal, telefone com DDD e o nome do tutor.

2) A coleira em gato vai garantir a segurança do seu amigo

A grande preocupação dos tutores é quando seu bichinho de estimação simplesmente desaparece inesperadamente e não volta mais. Esse tipo de coisa acontece principalmente com gatos caseiros que, por algum motivo, escapam de casa e não sabem como retornar para o seu lar. Às vezes um descuido de porta aberta já é suficiente para isso acontecer. Nesses casos, a coleira em gato também é uma medida de segurança, pois o seu gatinho poderá ser facilmente identificado por outras pessoas na rua e não será confundido com um animal abandonado, por exemplo.


Coleira para gato: é importante que o animal se acostume desde cedo com o acessório
Coleira para gato: é importante que o animal se acostume desde cedo com o acessório

3) Em situações de estresse, a coleira de gato pode ser muito útil

Um dos principais motivos para gatos fugirem, além do cruzamento, é quando o animal está enfrentando algum tipo de problema dentro de casa. Nesses casos, a coleira em gato é uma forma de garantir que o animal conseguirá retornar para a sua família, se for encontrado por outra pessoa. Geralmente o que provoca esse tipo de comportamento é quando ocorrem mudanças bruscas na rotina do animal, como uma mudança de casa ou quando surgem novos membros na família - pode ser a chegada de um bebê, como também de um novo animal de estimação (gato ou cachorro).

4) Como colocar coleira em gato? É importante fazer o animal se acostumar com o acessório

Muitos tutores alegam que não usam a coleira de gato porque o pet rejeita o acessório ou fica tentando tirá-lo a todo custo. Em um primeiro momento, isso é normal, afinal a coleira é algo que fica preso no pescoço do animal e ele não está acostumado com isso. No entanto, é possível reverter essa situação: é tudo uma questão de adaptação, e os estímulos positivos podem ajudar bastante nessas horas. Petiscos, sachês e carinhos são ótimas formas de incentivar o seu amiguinho a usar a coleira de gato, fazendo uma associação positiva do acessório. Se isso não funcionar, é bom verificar se a coleira não está muito apertada.

ATENÇÃO: A coleira para gato é indicada, mas não deve conter guizo!

Se você pretende comprar uma coleira para gato bem charmosa, é importante ficar atento aos detalhes. O acessório não pode conter guizo, porque o barulhinho persistente pode ser muito incômodo para a audição felina, que é extremamente sensível. Os gatos são animais silenciosos e predadores natos, então ficar com um sino pendurado no pescoço acaba inibindo o comportamento natural deles e sendo bem desagradável.

Além disso, o estresse causado pela coleira de gato com guizo é enorme. Muitos animais ficam irritados com o som constante, e o estresse em gatos acaba diminuindo a imunidade animal e evoluindo para outros problemas de saúde. Por isso, ao escolher uma coleira para gato, é fundamental optar sempre por modelos silenciosos.

Redação: Juliana Melo