Cuidados

Coleira para cachorro cego: entenda mais sobre esse acessório que oferece mais qualidade de vida ao pet

Uma coleira para cães cegos pode ajudar a dar maior autonomia para o pet, além de protegê-lo de impactos com as paredes e os móveis da casa
Uma coleira para cães cegos pode ajudar a dar maior autonomia para o pet, além de protegê-lo de impactos com as paredes e os móveis da casa

A coleira para cachorro cego é um acessório que ajuda cães com deficiência visual a se locomoverem com mais facilidade. Ela funciona como uma espécie de barreira, impedindo que o bichinho esbarre contra a parede ou objetos no meio do caminho. Além disso, o protetor para cachorro cego também é uma ótima forma de melhorar a auto estima do cão, que passa a se movimentar com mais liberdade e autonomia. O produto está disponível em diferentes tamanhos e modelos e pode ser usado por qualquer raça. Confira quais são as funcionalidades e os benefícios da coleira para cães com deficiência visual e como você pode fazer uma na sua própria casa.

Muffin’s Halo - Coleira vem com um arco acoplado que funciona como barreira impedindo choques

A primeira coleira para cachorro cego foi criada pela americana Silvia Bordeaux para ajudar seu cachorrinho Muffin a se locomover melhor, já que ele estava começando a perder a visão. Ela recebeu o nome de Muffin’s Halo e é o modelo mais tradicional no mercado. A coleira é composta por um anel grande em formato de auréola acoplado à uma guia comum que envolve a cabeça do animal. O acessório funciona como um alerta para o cão de que há um obstáculo ou barreira por perto, pois o anel sempre esbarra primeiro que o animal. Assim, ele consegue desviar do caminho, evitando acidentes ou machucados com choques e colisões.

Os modelos semelhantes à Muffin’s Halo são vendidos na internet e também são conhecidos como coleira anti-colisão. O que varia é a posição do anel, podendo estar na altura dos olhos, focinho, cabeça ou pescoço. Basta escolher a que melhor se adapta ao seu pet.

BlinDog - Coleira inteligente emite vibrações quando o animal se aproxima de algum obstáculo

A coleira BlinDog é mais tecnológica e conta com um dispositivo que vibra ao identificar um obstáculo. A medida que o cão vai chegando mais perto, as vibrações ficam mais intensas e com isso ele tende a associá-las a situações que o coloquem em perigo. Como os cachorros têm a capacidade de mapear o ambiente em que vivem, eles decoram onde estão os obstáculos e o seu instinto faz com que naturalmente desviem sempre que sentirem os estímulos. A coleira vem com uma bateria recarregável e não é à prova d'água. Você consegue controlar a distância que ativa as vibrações a partir da medida reta entre o pescoço e o focinho do cachorro. Assim, a coleira não vibra a distâncias muito curtas ou com movimentos simples do animal.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Além de proteger o pet, a coleira especial pode ajudar o cachorro a ter mais qualidade de vida, se adaptando à perda da visão
    Além de proteger o pet, a coleira especial pode ajudar o cachorro a ter mais qualidade de vida, se adaptando à perda da visão

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como montar uma coleira para cachorros cegos em casa

    Ter um cãozinho cego requer muito cuidado e atenção em relação à segurança. Por isso, as coleiras para cachorro cego são uma ótima opção para evitar que o animal bata em móveis ou na parede. Se você não tem como arcar com o custo de uma coleira especial, que são mais caras que as comuns, é possível montar uma bem simples e que garante o mesmo resultado. Basta improvisar com alguns materiais e criar a sua própria versão do produto. Para o arco, você pode usar um bambolê ou qualquer outro objeto circular, que deve ser conectado em um peitoral ou guia. Depois, é só se certificar de que o arco está na altura da cabeça do cão e bem fixo. Também é importante ter atenção com a distância do anel em relação ao rosto do pet. O ideal é um limite de 10cm de distância do focinho, ou seja, nem muito longe, nem muito perto. 

    Coleira oferece mais qualidade de vida e melhora autoestima do animal

    A cegueira canina muitas vezes pode vir acompanhada do sentimento de tristeza, principalmente quando acontece repentinamente. Muitos cães ficam desorientados, enfrentam dificuldade de comunicação com seus donos e acabam se isolando. A coleira especial para cães cegos, portanto, vai além de auxiliar na locomoção e passa a ser uma forma do animal se sentir mais seguro e confiante de andar sozinho, com mais liberdade e autonomia. 

    Redação: Joanna Dark

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Próxima matéria

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Babesiose canina: o que é e sintomas mais comuns. Saiba tudo sobre esse tipo da doença do carrapato!
    Carrapato

    Babesiose canina: o que é e sintomas mais comuns. Saiba tudo sobre esse tipo da doença do carrapato!

    Os carrapatos são o pesadelo de qualquer dono de cachorro! Além de provocar coceiras, alergias e outros incômodos, o parasita também é responsável por transmitir doenças muito graves aos cães. Mesmo que seja algo relativamente comum entre os animais, o problema não deve ser subestimado pelos tutores. A doença do carrapato, como é popularmente conhecida, pode se manifestar de quatro maneiras diferentes, dependendo da espécie do parasita infectado. A Babesiose canina é uma das principais formas de manifestação da enfermidade. Por isso, preparamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber!

    Ver Todas >

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Ver Todas >