A coleira para cachorro cego é um acessório que ajuda cães com deficiência visual a se locomoverem com mais facilidade. Ela funciona como uma espécie de barreira, impedindo que o bichinho esbarre contra a parede ou objetos no meio do caminho. Além disso, o protetor para cachorro cego também é uma ótima forma de melhorar a auto estima do cão, que passa a se movimentar com mais liberdade e autonomia. O produto está disponível em diferentes tamanhos e modelos e pode ser usado por qualquer raça. Confira quais são as funcionalidades e os benefícios da coleira para cães com deficiência visual e como você pode fazer uma na sua própria casa.

Muffin’s Halo - Coleira vem com um arco acoplado que funciona como barreira impedindo choques

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A primeira coleira para cachorro cego foi criada pela americana Silvia Bordeaux para ajudar seu cachorrinho Muffin a se locomover melhor, já que ele estava começando a perder a visão. Ela recebeu o nome de Muffin’s Halo e é o modelo mais tradicional no mercado. A coleira é composta por um anel grande em formato de auréola acoplado à uma guia comum que envolve a cabeça do animal. O acessório funciona como um alerta para o cão de que há um obstáculo ou barreira por perto, pois o anel sempre esbarra primeiro que o animal. Assim, ele consegue desviar do caminho, evitando acidentes ou machucados com choques e colisões.

Os modelos semelhantes à Muffin’s Halo são vendidos na internet e também são conhecidos como coleira anti-colisão. O que varia é a posição do anel, podendo estar na altura dos olhos, focinho, cabeça ou pescoço. Basta escolher a que melhor se adapta ao seu pet.

BlinDog - Coleira inteligente emite vibrações quando o animal se aproxima de algum obstáculo

A coleira BlinDog é mais tecnológica e conta com um dispositivo que vibra ao identificar um obstáculo. A medida que o cão vai chegando mais perto, as vibrações ficam mais intensas e com isso ele tende a associá-las a situações que o coloquem em perigo. Como os cachorros têm a capacidade de mapear o ambiente em que vivem, eles decoram onde estão os obstáculos e o seu instinto faz com que naturalmente desviem sempre que sentirem os estímulos. A coleira vem com uma bateria recarregável e não é à prova d'água. Você consegue controlar a distância que ativa as vibrações a partir da medida reta entre o pescoço e o focinho do cachorro. Assim, a coleira não vibra a distâncias muito curtas ou com movimentos simples do animal.


Além de proteger o pet, a coleira especial pode ajudar o cachorro a ter mais qualidade de vida, se adaptando à perda da visão
Além de proteger o pet, a coleira especial pode ajudar o cachorro a ter mais qualidade de vida, se adaptando à perda da visão

Como montar uma coleira para cachorros cegos em casa

Ter um cãozinho cego requer muito cuidado e atenção em relação à segurança. Por isso, as coleiras para cachorro cego são uma ótima opção para evitar que o animal bata em móveis ou na parede. Se você não tem como arcar com o custo de uma coleira especial, que são mais caras que as comuns, é possível montar uma bem simples e que garante o mesmo resultado. Basta improvisar com alguns materiais e criar a sua própria versão do produto. Para o arco, você pode usar um bambolê ou qualquer outro objeto circular, que deve ser conectado em um peitoral ou guia. Depois, é só se certificar de que o arco está na altura da cabeça do cão e bem fixo. Também é importante ter atenção com a distância do anel em relação ao rosto do pet. O ideal é um limite de 10cm de distância do focinho, ou seja, nem muito longe, nem muito perto. 

Coleira oferece mais qualidade de vida e melhora autoestima do animal

A cegueira canina muitas vezes pode vir acompanhada do sentimento de tristeza, principalmente quando acontece repentinamente. Muitos cães ficam desorientados, enfrentam dificuldade de comunicação com seus donos e acabam se isolando. A coleira especial para cães cegos, portanto, vai além de auxiliar na locomoção e passa a ser uma forma do animal se sentir mais seguro e confiante de andar sozinho, com mais liberdade e autonomia. 

Redação: Joanna Dark