A coleira para cachorro cego é um acessório que ajuda cães com deficiência visual a se locomoverem com mais facilidade. Ela funciona como uma espécie de barreira, impedindo que o bichinho esbarre contra a parede ou objetos no meio do caminho. Além disso, o protetor para cachorro cego também é uma ótima forma de melhorar a auto estima do cão, que passa a se movimentar com mais liberdade e autonomia. O produto está disponível em diferentes tamanhos e modelos e pode ser usado por qualquer raça. Confira quais são as funcionalidades e os benefícios da coleira para cães com deficiência visual e como você pode fazer uma na sua própria casa.
Muffin’s Halo - Coleira vem com um arco acoplado que funciona como barreira impedindo choques
A primeira coleira para cachorro cego foi criada pela americana Silvia Bordeaux para ajudar seu cachorrinho Muffin a se locomover melhor, já que ele estava começando a perder a visão. Ela recebeu o nome de Muffin’s Halo e é o modelo mais tradicional no mercado. A coleira é composta por um anel grande em formato de auréola acoplado à uma guia comum que envolve a cabeça do animal. O acessório funciona como um alerta para o cão de que há um obstáculo ou barreira por perto, pois o anel sempre esbarra primeiro que o animal. Assim, ele consegue desviar do caminho, evitando acidentes ou machucados com choques e colisões.
Os modelos semelhantes à Muffin’s Halo são vendidos na internet e também são conhecidos como coleira anti-colisão. O que varia é a posição do anel, podendo estar na altura dos olhos, focinho, cabeça ou pescoço. Basta escolher a que melhor se adapta ao seu pet.
BlinDog - Coleira inteligente emite vibrações quando o animal se aproxima de algum obstáculo
A coleira BlinDog é mais tecnológica e conta com um dispositivo que vibra ao identificar um obstáculo. A medida que o cão vai chegando mais perto, as vibrações ficam mais intensas e com isso ele tende a associá-las a situações que o coloquem em perigo. Como os cachorros têm a capacidade de mapear o ambiente em que vivem, eles decoram onde estão os obstáculos e o seu instinto faz com que naturalmente desviem sempre que sentirem os estímulos. A coleira vem com uma bateria recarregável e não é à prova d'água. Você consegue controlar a distância que ativa as vibrações a partir da medida reta entre o pescoço e o focinho do cachorro. Assim, a coleira não vibra a distâncias muito curtas ou com movimentos simples do animal.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Como montar uma coleira para cachorros cegos em casa
Ter um cãozinho cego requer muito cuidado e atenção em relação à segurança. Por isso, as coleiras para cachorro cego são uma ótima opção para evitar que o animal bata em móveis ou na parede. Se você não tem como arcar com o custo de uma coleira especial, que são mais caras que as comuns, é possível montar uma bem simples e que garante o mesmo resultado. Basta improvisar com alguns materiais e criar a sua própria versão do produto. Para o arco, você pode usar um bambolê ou qualquer outro objeto circular, que deve ser conectado em um peitoral ou guia. Depois, é só se certificar de que o arco está na altura da cabeça do cão e bem fixo. Também é importante ter atenção com a distância do anel em relação ao rosto do pet. O ideal é um limite de 10cm de distância do focinho, ou seja, nem muito longe, nem muito perto.
Coleira oferece mais qualidade de vida e melhora autoestima do animal
A cegueira canina muitas vezes pode vir acompanhada do sentimento de tristeza, principalmente quando acontece repentinamente. Muitos cães ficam desorientados, enfrentam dificuldade de comunicação com seus donos e acabam se isolando. A coleira especial para cães cegos, portanto, vai além de auxiliar na locomoção e passa a ser uma forma do animal se sentir mais seguro e confiante de andar sozinho, com mais liberdade e autonomia.
Redação: Joanna Dark
