O cercado para cachorro filhote ou adulto é um acessório muito útil para ajudar a manter a segurança do pet e até mesmo para educá-lo no dia a dia. Mas mesmo podendo ser utilizado de várias maneiras, muita gente ainda não sabe como usar o acessório, principalmente com medo de que o cercado de cachorro deixe o animal traumatizado. Não precisa ser assim. Na verdade, é muito possível que o tutor faça da experiência algo positivo.

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para você entender como usar o cercado de cachorro da maneira correta reunimos algumas informações para te ajudar. De bônus, você ainda aprende como fazer um cercado para cachorro em casa com materiais bem acessíveis. Dá só uma olhada!

Para que serve o cercado de cachorro?

O cercadinho de cachorro é um acessório com múltiplas possibilidades de uso. Ele serve para manter os filhotes de cachorro dentro de um espaço específico por pouco tempo: você pode usá-lo quando vai fazer uma faxina na casa, para que o cão não te atrapalhe durante uma reunião em home office e também para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, por exemplo. De maneira resumida, a cerca para filhotes e adultos é eficiente para limitar o acesso do animal a certos lugares, e também para educá-lo.

Quanto tempo o cachorro deve ficar no cercadinho?

O ideal é que o animal fique no cercado de cachorro por um curto período de tempo. Não há como dizer exatamente qual é o tempo ideal, mas o seu uso só deve ocorrer em alguns momentos isolados do dia. Diferente da casinha de cachorro, o pet não se sentirá confortável em passar muito tempo dentro do cercado para filhotes e cães adultos. Ele pode se sentir preso e ficar angustiado com isso, então é bom não exagerar no tempo.

Qual o tamanho do cercado para cachorro?

Existem diferentes modelos do acessório. Um cercado para filhote de cachorro, por exemplo, também pode ser indicado para raças que não crescem muito, como o Pinscher, Chihuahua ou Yorkshire. Já se for um cão de porte grande, como o Golden Retriever ou Pastor Alemão, o ideal é adaptar o cercadinho para o tamanho do animal com uma medida de 70 cm (altura) x 80 cm (largura). Portanto, o cercado para filhotes de cachorro de raças maiores deve sofrer essa modificação na fase adulta.

 

Sempre deixe brinquedos no cercado de cachorro filhote

Cercadinho para cachorro deve ser usado com associações positivas, como brinquedos

 

 

Cercado: cachorro pode ter experiência positiva e se sentir feliz

 

Apesar de não poder passar muito tempo no cercadinho para cães filhotes, o tutor pode fazer algumas coisas para a experiência com o acessório ser mais positiva. Uma das principais dicas é deixar sempre o comedouro e bebedouro do animal dentro do cercado. Além disso, você pode deixar o tempinho que ele vai passar lá dentro mais divertido, disponibilizando brinquedos para cachorro.

Nessa hora vale a pena colocar tudo que o cão mais gosta, seja a bolinha, brinquedo interativo ou mordedor. Petiscos também estão liberados para fazer a alegria do cão. Além disso, colocar o tapete higiênico também é uma boa ideia e pode ajudar o cão a aprender como fazer xixi no lugar certo. Fazer um carinho na hora de colocar o pet no cercado para cachorro também ajuda no processo de adaptação.

Então é bom usar cercado para cachorro?

O cercadinho para cachorro filhote ou adulto é uma ferramenta que pode auxiliar o tutor e o animal em diversas situações! Tudo depende da maneira como ele é usado. Ou seja, o cão não deve ficar longas horas preso no cercadinho. As associações positivas também ajudam a deixar a experiência mais tranquila. Mas, no geral, o cercado para cachorro filhote e adulto pode ser um facilitador do adestramento, além de garantir a segurança do animal em momentos específicos (como durante as faxinas).

Como fazer cercado para cachorro?

O cercado de cachorro é fácil de ser encontrado nos pet shops, mas muitos tutores também optam por fazer o próprio cercadinho para filhotes com materiais que são fáceis de serem encontrados em casa. Mas você sabe como fazer um cercado para cachorro? Confira o passo a passo e veja como improvisar uma cerca para cachorro!

Você vai precisar de:

  • 8 caixas de papelão grande
  • abraçadeira de nylon
  • tesoura
  • 10 prendedores de roupa

Como fazer:

1) Abra 3 das 8 caixas de papelão e retire as abas da ponta, formando quadrados e retângulos.

2) Posicione as folhas de papelão em pé, formando o desenho do cercado e deixando sempre as abas para fora

3) Prenda as caixas com os prendedores de roupa para ajudar a estrutura a ficar em pé

4) Repita o mesmo processo com as caixas que não foram cortadas, deixando as tampas viradas para fora do cercado para cachorro

5) Com uma tesoura, faça dois furos para cada plano de distância

6) Passe a abraçadeira de nylon pelos furos

7) Depois disso, basta colocar alguns pesos de porta nas partes das caixas que ficaram pra fora, para que elas sirvam como base e não deixe a estrutura cair. 

Redação: Hyago Bandeira

Publicado originalmente em: 20/12/2021 

Atualizado em: 25/07/2023