A catarata em cachorro é um problema que afeta a visão do animal e pode acometer cães de todas as raças, embora seja mais frequente em animais idosos. A doença atinge especificamente o cristalino, que é a lente do olho responsável pelo foco dos objetos a curtas e longas distâncias. Por isso, os cães diagnosticados com essa condição passam a não enxergar tão bem e podem até ficar cegos com o tempo. Mas será que a catarata em cachorro tem cura? Para descobrir a resposta e entender os detalhes da doença ocular, é só continuar lendo!
O que é a catarata em cachorro?
A catarata é uma condição relativamente comum em que o cristalino do olho do cachorro fica turvo e afeta significativamente a noção espacial do animal. Essa é uma doença que pode ser congênita e hereditária, ou se desenvolver gradualmente a partir de outros fatores, como o envelhecimento, traumas, inflamações, infecções e até por causa da diabetes em cães. Algumas raças mais predispostas a esse problema são o Poodle e o Schnauzer.
O sintoma mais evidente da catarata em cães é o cristalino opaco, de forma que o olho do animal assume um aspecto mais esbranquiçado ou azulado. Além disso, o pet costuma apresentar dificuldade de se orientar nos espaços e pode começar a esbarrar nas coisas. É importante ter um cuidado especial para identificar a catarata, pois sem o tratamento adequado essa doença pode causar cegueira em cachorro.
A catarata em cachorro tem cura?
Sim, a catarata em cachorro tem cura, de certa forma. Não é possível reverter exatamente o problema no cristalino, mas quando diagnosticada precocemente, um tratamento eficaz e muito indicado é a cirurgia de catarata em cachorro. O procedimento visa restaurar a visão canina, o que é possível a partir da remoção do cristalino opaco e, em alguns casos, com a substituição desse cristalino por uma lente intraocular.

Ou seja, com a cirurgia, catarata em cachorro é eliminada, o animal volta a enxergar melhor - embora nem sempre garanta a restauração completa da visão - e há menos riscos de o pet ficar cego. Ainda assim, é importante ter cuidado, principalmente no pós-operatório. O uso de colares elizabetanos e a administração de medicamentos para evitar infecções costumam ser recomendados pelo médico veterinário. É importante seguir todas as instruções passadas pelo especialista para garantir a recuperação do paciente.
Quanto custa a cirurgia de catarata em cachorro?
Agora que você já sabe que a catarata em cachorro tem cura, uma dúvida que pode surgir é quanto custa esse tipo de procedimento. Em média, o preço da cirurgia pode variar de R$ 2.000 a R$ 7.000 cada olho, dependendo da região e da gravidade de cada caso. É um custo relativamente alto, mas que vai melhorar bastante a qualidade de vida do animal. Também é importante considerar os custos com consultas pós-operatórias e medicações.
Já para aqueles que se perguntam se é possível prevenir a catarata em cachorro, é bom ter em mente que nem sempre essa doença pode ser completamente evitada (ainda mais em cães idosos ou que têm alguma predisposição genética para a condição). No entanto, fazer um acompanhamento regular com um médico veterinário oftalmologista de confiança pode fazer toda a diferença no diagnóstico e tratamento precoces.