A castração de cachorro é um dos procedimentos mais indicados quando falamos de saúde animal. Além de evitar a reprodução indesejada, esse é um método capaz de prevenir algumas doenças e ainda ajuda a melhorar alguns comportamentos do seu cãozinho. Mas existem crenças populares de que a castração pode ocasionar o ganho de peso do cachorro. Isso é verdade? A alimentação do animal precisa mudar depois que ele é castrado para evitar a obesidade? Respondemos essas e outras perguntas sobre a alimentação do cachorro depois da castração. Veja abaixo o que descobrimos!
Castração de cachorro: entenda o que muda na rotina do animal depois da cirurgia
Depois de castrar cachorro, é normal que algumas mudanças sejam perceptíveis no comportamento do animal. Enquanto as fêmeas normalmente ficam mais territorialistas depois da cirurgia, os machos tendem a ficar mais calmos e tranquilos. Mas, independente do gênero, um fator comum ao cachorro castrado é que fica mais preguiçoso e sedentário. E é justamente isso que muita vezes acaba deixando o cãozinho acima do peso, principalmente se esse novo estilo de vida estiver associado a uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos regulares.
Como a castração de cachorro afeta diretamente os hormônios do animal, há uma mudança metabólica e o organismo entende que ele precisa de menos calorias e energia para trabalhar. É por isso que, se o tutor não souber adaptar a alimentação do doguinho e não mantiver uma rotina de atividades físicas com seu amigo, ele pode sim engordar depois da castração.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Alimentação do cachorro precisa passar por mudanças depois da castração
A alimentação do cachorro é uma das principais preocupações que você deve ter durante toda a vida do animal. Existem muitos tipos de ração disponíveis que se adequam à idade, tamanho, raça e até doenças relacionadas que o animal possa ter. Por isso, o tutor precisa levar esses fatores em consideração antes de adquirir a ração para cachorro para evitar desequilíbrios nutricionais. Cachorro obeso, por exemplo, requer uma alimentação mais regrada, e o mesmo acontece com o cachorro castrado.
Além disso, é fundamental que o tutor tenha muita atenção com a quantidade de ração oferecida ao seu amigo de quatro patas. Dar muita comida para os cães, principalmente depois da castração, pode deixá-los acima do peso. Por isso, o controle da alimentação do cachorro é fundamental nesse momento e, geralmente, recomenda-se uma ração própria para o animal castrado, que terá baixo teor de gordura, mas será rico em fibras. Manter a rotina de exercícios físicos vai contribuir para evitar a obesidade.
Quais os diferenciais da ração para cachorro castrado?
Após castrar cachorro, cuidar da alimentação do seu amigo é mais do que essencial. Embora os cães possam continuar comendo a mesma ração antiga (desde que em uma quantidade reduzida), uma boa opção para auxiliá-los nesse momento é a ração para cachorro castrado. O baixo teor de gorduras associado às fibras presentes nesse tipo de alimento ajuda na manutenção do peso saudável do seu pet. Normalmente, esse tipo de ração tem a quantidade certa de proteínas para equilibrar a saúde do animal e ainda é enriquecida com enzimas que auxiliam na queima de gorduras.
Se você estiver pensando em investir na ração para cachorro castrado, recomendamos que procure o auxílio de um veterinário especializado em nutrição animal. Esse acompanhamento pode fazer toda a diferença na adaptação do cãozinho à nova ração! E mais: você ainda pode tirar todas as suas dúvidas sobre a alimentação do cachorro com o profissional, principalmente sobre como fazer a transição de uma ração para outra.
Redação: Juliana Melo
