Castração

Castração de cachorro: é comum o animal engordar depois da esterilização?

É verdade que cachorro castrado tem mais tendência a engordar depois da cirurgia? Veja o que descobrimos!
É verdade que cachorro castrado tem mais tendência a engordar depois da cirurgia? Veja o que descobrimos!

A castração de cachorro é um dos procedimentos mais indicados quando falamos de saúde animal. Além de evitar a reprodução indesejada, esse é um método capaz de prevenir algumas doenças e ainda ajuda a melhorar alguns comportamentos do seu cãozinho. Mas existem crenças populares de que a castração pode ocasionar o ganho de peso do cachorro. Isso é verdade? A alimentação do animal precisa mudar depois que ele é castrado para evitar a obesidade? Respondemos essas e outras perguntas sobre a alimentação do cachorro depois da castração. Veja abaixo o que descobrimos! 

Castração de cachorro: entenda o que muda na rotina do animal depois da cirurgia

Depois de castrar cachorro, é normal que algumas mudanças sejam perceptíveis no comportamento do animal. Enquanto as fêmeas normalmente ficam mais territorialistas depois da cirurgia, os machos tendem a ficar mais calmos e tranquilos. Mas, independente do gênero, um fator comum ao cachorro castrado é que fica mais preguiçoso e sedentário. E é justamente isso que muita vezes acaba deixando o cãozinho acima do peso, principalmente se esse novo estilo de vida estiver associado a uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos regulares.

Como a castração de cachorro afeta diretamente os hormônios do animal, há uma mudança metabólica e o organismo entende que ele precisa de menos calorias e energia para trabalhar. É por isso que, se o tutor não souber adaptar a alimentação do doguinho e não mantiver uma rotina de atividades físicas com seu amigo, ele pode sim engordar depois da castração. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Alimentação do cachorro deve ser regrada depois que o animal for castrado
    Alimentação do cachorro deve ser regrada depois que o animal for castrado

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio
    Saúde animal

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio

    Você certamente já ouviu falar em vermífugo para cães. Mas sabe, exatamente, para que ele serve? Quem tem animal de estimação precisa estar atento a uma série de cuidados para manter a saúde do bichinho em dia - e usar esse remédio no período certo é uma dessas medidas indispensáveis para a proteção do pet. Como o nome já indica, o medicamento previne doenças causadas por vermes, como a Dirofilaria immitis, Toxocara canis e Giárdia sp.

    Alimentação do cachorro precisa passar por mudanças depois da castração

    A alimentação do cachorro é uma das principais preocupações que você deve ter durante toda a vida do animal. Existem muitos tipos de ração disponíveis que se adequam à idade, tamanho, raça e até doenças relacionadas que o animal possa ter. Por isso, o tutor precisa levar esses fatores em consideração antes de adquirir a ração para cachorro para evitar desequilíbrios nutricionais. Cachorro obeso, por exemplo, requer uma alimentação mais regrada, e o mesmo acontece com o cachorro castrado.

    Além disso, é fundamental que o tutor tenha muita atenção com a quantidade de ração oferecida ao seu amigo de quatro patas. Dar muita comida para os cães, principalmente depois da castração, pode deixá-los acima do peso. Por isso, o controle da alimentação do cachorro é fundamental nesse momento e, geralmente, recomenda-se uma ração própria para o animal castrado, que terá baixo teor de gordura, mas será rico em fibras. Manter a rotina de exercícios físicos vai contribuir para evitar a obesidade.

    Quais os diferenciais da ração para cachorro castrado?

    Após castrar cachorro, cuidar da alimentação do seu amigo é mais do que essencial. Embora os cães possam continuar comendo a mesma ração antiga (desde que em uma quantidade reduzida), uma boa opção para auxiliá-los nesse momento é a ração para cachorro castrado. O baixo teor de gorduras associado às fibras presentes nesse tipo de alimento ajuda na manutenção do peso saudável do seu pet. Normalmente, esse tipo de ração tem a quantidade certa de proteínas para equilibrar a saúde do animal e ainda é enriquecida com enzimas que auxiliam na queima de gorduras. 

    Se você estiver pensando em investir na ração para cachorro castrado, recomendamos que procure o auxílio de um veterinário especializado em nutrição animal. Esse acompanhamento pode fazer toda a diferença na adaptação do cãozinho à nova ração! E mais: você ainda pode tirar todas as suas dúvidas sobre a alimentação do cachorro com o profissional, principalmente sobre como fazer a transição de uma ração para outra.

    Redação: Juliana Melo

    Conheça algumas vacinas para gatos não obrigatórias

    Próxima matéria

    Conheça algumas vacinas para gatos não obrigatórias

    Cachorro muda depois da castração? Especialista explica as principais alterações de comportamento!
    Castração

    Cachorro muda depois da castração? Especialista explica as principais alterações de comportamento!

    A cirurgia de castração de cachorro é um dos procedimentos médicos mais recomendados pelos veterinários tanto para os machos, quanto para as fêmeas. Mesmo sendo diretamente ligada ao sistema reprodutor do animal, o cachorro castrado costuma apresentar algumas mudanças no comportamento depois que o processo passa. Por causa disso, alguns tutores costumam se preocupar com a adaptação do animal à nova vida. Para esclarecer as dúvidas sobre o que muda ou não no dia a dia do seu amigo depois que ele for castrado, a gente conversou com a veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Dá uma olhada!

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?
    Higiene

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?

    Será que o perfume para cachorro é uma boa ideia? Há muitas opiniões divergentes sobre o uso de fragrâncias industrializadas em cães. Enquanto muitas pessoas não veem a necessidade de alterar o cheiro natural dos animais, outras defendem que o produto é apenas um recurso para deixar os bichinhos com um odor mais agradável – com muito mais vantagens para os humanos, certamente.

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?
    Saúde

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?

    A obesidade canina é um problema bem comum entre os cães. Assim como em seres humanos, o excesso de gordura pode provocar diversos problemas de saúde - como doenças cardíacas e hepáticas -, além de diminuir a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que seu cachorro está ganhando peso e começar a pensar em mudanças de hábitos na rotina dele. Quer saber como evitar a obesidade canina e ajudar seu cachorro a perder peso? O Patas da Casa listou 4 dicas para ajudar o seu amigo a emagrecer.

    Como acostumar o cachorro a ficar sozinho novamente depois da quarentena?
    Adestramento

    Como acostumar o cachorro a ficar sozinho novamente depois da quarentena?

    Nesse período de quarentena, você provavelmente está passando a maior parte do tempo em casa. Enquanto o isolamento pode ser difícil para algumas pessoas, quem provavelmente está adorando ter companhia em tempo integral são os cachorros. Com certeza o seu cão ama ter a família por perto. Se ele costumava passar o dia sozinho, deve estar muito feliz agora. Mas será que o seu companheiro de quatro patas vai ter dificuldade para se readaptar a rotina quando a quarentena acabar? Essa é uma das maiores preocupações para os tutores de cães ao fim do período de isolamento. Para responder algumas dúvidas sobre esse assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Max Pablo. Confira as dicas que ele deu!

    Ver Todas >

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?
    Saúde animal

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?

    Não é muito difícil perceber quando algo está errado com a saúde do cachorro. Geralmente, o próprio cão dá indícios disso, ainda mais se for na região genital: ele tende a lamber essa área de forma exagerada, mostrando que tem alguma coisa o está incomodando. Mas além disso, também é possível perceber que, em alguns casos, o cachorro libera uma secreção pelo pênis, o que costuma preocupar bastante os tutores. Será que essa é uma situação normal ou pode ser indicativo de doença? 

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!
    Saúde animal

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!

    Quando o assunto é um cachorro fazendo xixi, é normal que uma das maiores preocupações do tutor seja com o animal fazendo suas necessidades no lugar certo. Mas outro fator que também merece a atenção dos humanos é quanto ao aspecto da urina dos cães. A cor do xixi do cachorro é capaz de indicar vários problemas de saúde no seu amigo de quatro patas e, por isso, é importante conseguir identificar quando o líquido está saudável ou não. 

    Compensa contratar um plano de saúde para cachorro sem internação?
    Saúde animal

    Compensa contratar um plano de saúde para cachorro sem internação?

    Cuidar da saúde do cachorro é dever de todo tutor. Mas, é comum alguns gastos inesperados com veterinário podem surgirem no meio do caminho. Justamente por isso, algumas empresas passaram a ofertar plano de saúde para cachorro com um preço fixo e mensal. Com o serviço, é possível garantir que o seu cãozinho terá acesso a uma série de benefícios veterinários dentro da rede credenciada. 

    PIF felina: 5 efeitos da doença nos gatos infectados
    Saúde animal

    PIF felina: 5 efeitos da doença nos gatos infectados

    Uma das doenças mais graves que pode atingir os gatos é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Embora não tenha cura e nem um tratamento específico, o diagnóstico precoce é fundamental para controlar os sinais clínicos do problema e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do gatinho doente. Por isso, é importante ficar atento quanto aos efeitos da PIF felina para buscar o auxílio de um médico veterinário caso haja qualquer suspeita da doença.

    Ver Todas >