O cachorro é um animal que gosta de se sentir seguro: mesmo que ele durma dentro de casa, é importante que ele tenha um espaço para chamar de seu. A casinha de cachorro pode ajudar nisso! O acessório é uma boa opção caso o cão costuma ficar mais no quintal ou até mesmo para ele ter um lugar quentinho e protegido. Seja qual for a razão, existem muitos modelos de casinha para cachorro: grande ou pequena, plástico ou madeira, comprada ou feita em casa. Saiba mais sobre os tipos e escolha o mais adequado para o conforto do seu peludo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tipos de casinhas de cachorro

Existem muitos tipos de casinha para cachorro. E na verdade, eles não são exigentes e costumam gostar de qualquer modelo, desde aquelas prontas que vendem em mercados e pet shops até as que são feitas em casa com material reciclável. Dessas que estão à venda em lojas, é comum encontrar modelos de plástico e madeira. Para entender mais os benefícios de cada uma, veja as diferenças. 

  • Casinha de cachorro de plástico

A casinha de cachorro de plástico costuma ser mais mais barata e prática para carregar e posicionar na casa. Também pode ser lavada com mais facilidade, o que ajuda muito caso o seu cão seja do tipo que faz bagunça e sempre termina muito sujo. Seja qual for o motivo da sujeira, pode ser que, no caso de optar por uma casinha de plástico, a rotina de limpeza do ambiente mude. 

O problema é que as casinhas de plástico não são resistentes à temperatura, podendo ficar muito quentes ou muito frias - neste caso, elas podem funcionar melhor em ambientes internos ou cobertos. Agora se o seu cachorro é um destruidor em potencial, esse modelo também não é o mais recomendado, já que o plástico é muito mais fácil de roer.

  • Casinha de cachorro de madeira

Caso você escolha pela casinha de cachorro de madeira, saiba que precisará investir um pouco mais de dinheiro. O material é mais durável e resistente do que o plástico. Geralmente, esse tipo de casinha para cachorro é grande e pesada, por isso, é importante verificar se há espaço suficiente para ela. 

Apesar de ser mais resistente, a casinha de madeira pode ser prejudicada se for exposta à chuva, principalmente se o material não tiver muita qualidade. Em todo caso, ela protegerá mais o seu cachorro: a casa de madeira é mais fresca e resiste mais às mudanças de temperatura. A dica é optar pelas casinhas feitas com madeira de ipê ou peroba para evitar o cheiro desagradável com o tempo. 

  • Casinha-Barraca

Se o seu cão não for do tipo que destrói tudo, vale a pena pensar em investir em uma barraca para ele. Esse modelo é ideal para ambientes internos e alguns modelos ainda podem combinar com a decoração da sua casa. Além de ser bem mais fácil de fazer, o preço também é mais acessível em caso de compra. As barracas próprias para cães vêm acompanhadas de um tecido, que serve como o “telhado”, e uma almofada de base. Você também pode comprar uma toca para crianças e adaptar para o cãozinho com o uso de travesseiros e panos. Ideal para cachorros pequenos que gostam de relaxar com conforto!

  • Casinha adaptada ao móvel

Ideal para otimizar espaços de apartamentos pequenos, uma opção é inserir a casinha de cachorro no seu planejamento de móveis. Isso mesmo: é possível ter uma casinha acoplada em mesas de canto e até mesmo à cama dos donos. Esses modelos precisam ser criados com a ajuda de um arquiteto e, por isso, podem ter um preço diferenciado. Mas, caso você pensa em investir no planejamento de móveis, vale a pena separar um cantinho especial e elegante para o seu melhor amigo. 

 

 

 Casinha de cachorro de plástico costuma ser mais barata (e também mais frágil). Esse modelo requer mais cuidados com a limpeza e não são ideais para temperaturas muito altas ou mais frias.A casinha de cachorro de madeira é mais resistente e deixará o seu cachorro bem protegido do frio e calor, se for o caso, mas não é recomendada para pegar chuva.A casinha-barraca é ideal para ambientes internos e pode até combinar com a decoração da casa.A casinha de cachorro pode ser personalizada e bem colorida. Escolha a melhor opção para o seu pet!

 

Casinha para cachorro: como escolher o tamanho certo?

 

Se o seu cão ainda é filhote, é bom esperar um pouco antes de fazer o investimento em uma casinha de cachorro grande - ele pode crescer e a casa ficar apertada para o seu tamanho. No caso de um cão adulto, a casinha precisa ser maior do que o tamanho dele para que consiga ficar em pé, deitar e girar ao redor de si mesmo. A casinha do seu melhor amigo não precisa ser gigante, pois ela também deve servir de proteção contra o frio e a chuva. Para cães, o conforto é essencial, por isso eles rodam e cavam antes de deitar em algum lugar, então vale sempre colocar uma manta ou almofadinhas para deixar o espaço mais confortável (principalmente nos dias frios). 

Como fazer casinha de cachorro com caixas de leite e suco? Confira o passo a passo!

Caso você queira algo mais artesanal ou não possa pagar por uma casinha de cachorro já pronta, existem muitos tutoriais para fazer a do seu cachorro com diferentes tipos de materiais. Você pode usar madeira, tijolos, papelão, caixa de leite, garrafa pet e, até mesmo, pneus. Aqui vamos ensinar como confeccionar casinhas de cachorro com caixas de leite ou suco, uma alternativa barata e sustentável que pode também ajudar muitos animais nas ruas. 

Anote o que você vai precisar: 

  • Aproximadamente 150 caixas de leite ou suco;

  • Tesoura;

  • 1 Pallet para a base;

  • Fita para colar as caixinhas.

Passo 1: Use a tesoura para cortar o espaço da tampinha na caixa do leite ou suco e deixar a superfície reta; 

Passo 2: Junte as caixinhas e cole a base com durex, para formar paredes e teto da casinha de cachorro. Faça várias fileiras de caixas na vertical. O tamanho da fileira vai depender do tamanho da casa e do porte do animal;

Passo 3: Depois que fizer as fileiras, junte todas até formar uma “parede”. Passe a fita novamente para colar bem as caixinhas e não deixar nenhum espaço em aberto;

Passo 4: Pegue o pallet e forre com um papelão para não machucar o animal com farpas de madeira. Pode decorar o papelão como preferir. Marque onde começam as paredes e onde vai ser a porta; 

Passo 5: Forre as caixinhas com um saco plástico ou algo que proteja a estrutura da casa e prenda com a fita - que é essencial para garantir que fique firme e todas as partes sejam coladas; 

Passo 6: Coloque toda a estrutura da casa, confira se todos os tamanhos estão corretos e comece a colar com a fita. Em alguns minutos, a casinha de cachorro estará pronta. 

Redação: Júlia Cruz