A casinha de cachorro de madeira foi eternizada nas histórias do cão mais famoso dos quadrinhos: o Snoopy. Quem não lembra do simpático personagem em cima do telhado vermelho, algumas vezes dormindo, outras vezes vivendo aventuras inesquecíveis? Assim como no mundo fictício, todos os cães merecem um lugar especial para se abrigar, descansar e brincar. Há diversos modelos de casinhas de cachorro, mas as estruturas feitas de madeira apresentam uma série de vantagens: são bonitas, econômicas, duráveis e fáceis de encontrar por aí. Além disso, no verão, a casa de madeira isola o calor e permite que o animal se abrigue na sombra. Já no inverno, ela protege o seu bichinho do frio e da chuva.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Descubra, a seguir, as principais particularidades da casinha de cachorro de madeira e o que considerar na hora da compra. No fim, preparamos um passo a passo para você construir o refúgio perfeito para o seu amigo de quatro patas. Confira!

Casinha de madeira para cachorro: o que considerar na hora da compra?

Em primeiro lugar, você deve comprar uma casa de cachorro de acordo com as necessidades do seu animal de estimação. A estrutura deve ter o tamanho adequado para que ele possa se esticar, girar e deitar confortavelmente, sem apertos. Verifique se o piso da casinha é alto o suficiente para impedir a entrada de água durante as chuvas. A base elevada também isolará o solo frio nos dias de inverno, além de desencorajar a trilha de alguns insetos.

A entrada deve ser grande para que o seu cão entre com facilidade, mas não tão ampla que permita a saída de muito calor. Se necessário, considere comprar um modelo com porta. Outro ponto importante é conferir se a casa de madeira de cachorro escolhida tem recursos de isolamento, especialmente se o seu cão sente muito frio.

Quais são os cuidados que eu devo ter com uma casa de cachorro de madeira?

Se não houver cuidado e manutenção periódica, a casinha de cachorro de madeira vai se deteriorar rapidamente. Portanto, caso você queira que ela dure o máximo de tempo possível, limpe-a regularmente, evitando materiais com odores fortes e substâncias tóxicas/corrosivas. Algumas construções vêm com teto articulado removível, o que facilita na hora da limpeza.

Para a manutenção, fique de olho em alguns pontos, como pedaços de madeira mordidos pelo animal e a presença de cupins. As casas de madeira precisam estar sempre envernizadas para poder resistir às condições climáticas.

Quanto custa uma casinha de cachorro? Madeira é um dos materiais mais econômicos e resistentes

De versões simples a opções com janelas, varanda e comedouros embutidos, há uma diversidade de casinhas de madeira para cachorros à disposição. Você consegue encontrar o modelo básico, em forma de chalé e sem pintura, por volta de R$ 200 – esse preço, claro, varia de acordo com o tamanho do seu animal de estimação. As casas de cachorro com madeiras e acabamentos mais específicos podem chegar a custar R$ 1.500.

 

A casa de cachorro de madeira é uma boa opção para proteger os animais da chuva, sol e frioA casinha de madeira para cachorro precisa ser confortável e com o tamanho suficiente para abrigar o animal

 

Como fazer casinha de cachorro de madeira? Passo a passo para você fazer um refúgio perfeito para o seu amigo canino

 

Que tal se desafiar e construir um lar elegante para o seu amigo de quatro patas? Geralmente, a casa de madeira para cachorro é um projeto simples que pode ser concluído com apenas algumas habilidades básicas de construção. A casinha do passo a passo abaixo foi projetada para um cão de porte pequeno a médio. Sinta-se à vontade para escalar as dimensões conforme o tamanho do seu cão. Mãos à obra!

Materiais:

  • Pregos ou parafusos;
  • Martelo ou parafusadeira;
  • Cola de silicone;
  • Serrote ou serra de arco;
  • Régua;
  • Tinta;
  • Tábua de pinus (2,1x15x300 cm);
  • Tábua de pinus (2,4x10x300 cm);
  • Lápis
  • Lixa para madeira.

Passo 1 - Corte os pedaços de madeira (com serrote, serra de arco etc.)

1) Tábua de pinus (2,1x15x300 cm): corte 10 peças de 54 cm, 2 de 52 cm e 8 de 70 cm;

2) Tábua de pinus (2,4x10x300 cm): corte 6 peças de 54 cm, 1 de 26 cm e 1 de 50 cm.

Passo 2 - Forme um “U” (retângulo em um dos lados)

Coloque 2 pedaços de de 70 cm (tábua de pinus 1) em lados opostos e, depois, encaixe 1 pedaço de 54 cm (tábua de pinus 2) em um dos lados do retângulo, formando um “U”. Na sequência, parafuse ou pregue a estrutura;

Pregue os demais pedaços de baixo para cima, acompanhando o “U” já feito. No total, serão 3 peças em cada lateral e 4 no fundo da casa.

Passo 3 - Peça diagonal

O telhado deve ser inclinado para que a água das chuvas escoe. Para isso, pegue um pedaço de 70 cm (tábua de pinus 1), coloque-o no chão e faça uma marcação de 4 cm na parte superior do lado esquerdo e 4 cm do lado inferior direito;

Trace uma linha entre um ponto e outro e corte com a serra. Pregue os pedaços em cima da estrutura já montada, fazendo com que a parte mais baixa coincida com o fundo da casa.

Passo 4 - Monte a parte da frente

Com as costas e laterais prontas, é hora de montar a parte da frente. De cada lado, pregue ou parafuse dois pedaços de 52 cm (tábua de pinus 1). No interior, coloque horizontalmente um pedaço de 50 cm (tábua de pinus 2) na parte superior da entrada. Depois, entre uma placa de 52 cm e outra, encaixe um pedaço de 26 cm (tábua de pinus 2), que será o lintel de entrada.

Passo 4 - Teto e base

O teto e a base têm estruturas iguais: 5 placas de 54 cm (tábua de pinus 1), cada. Para montar, basta fixar um pedaço no outro, com pregos ou parafusos. Coloque cola fria entre as peças para impedir a entrada de chuva ou umidade. Fixe o teto e a base na casinha.

Passo 5 - Acabamentos

Você pode colocar ripas de madeira em torno de toda a lateral inferior da casa. Lembre-se de cortar as extremidades em um ângulo de 45° para encaixar uma peça à outra. Faça o mesmo com a porta, se você quiser melhorar a aparência da entrada. Na sequência, preencha os buraquinhos que ficaram com cola de silicone e, depois, lixe toda a casa. Por fim, pinte-a com a cor de sua preferência. Uma plaquinha com o nome do seu cãozinho deixará a casa ainda mais simpática. Ahh, e não se esqueça de passar um verniz na estrutura para impedir a deterioração da madeira com o tempo.

Redação: Guilherme Segal