Infelizmente, casos de cachorro envenenado não são impossíveis de acontecer. Os motivos que levam a esse quadro são variados: intoxicação por chumbo, plantas tóxicas, ingestão de medicamentos e de produtos de limpeza são os mais comuns. Ao perceber os sintomas de envenenamento em cachorro, muitos tutores ficam em dúvida do que deve ser feito. Na internet, é normal encontrar pessoas recomendando o carvão ativado para cachorro  para aliviar o desconforto do pet. Mas isso é realmente verdade? O Patas da Casa te explica se o carvão ativado para cachorro envenenado é mesmo recomendado ou se não passa de um mito. A médica veterinária Rubia Burnier falou mais sobre o uso deste produto. Confira!

Sintomas de envenenamento em cachorro: saiba reconhecer um cãozinho intoxicado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O tutor deve ficar muito atento a possíveis sintomas de envenenamento em cachorro. Muitas vezes, eles passam despercebidos e a demora na identificação pode acabar deixando o pet muito mal, custando até mesmo a sua vida. Por isso, é muito importante ficar bem atento no comportamento do cão. Dentre os sintomas de envenenamento em cachorro mais comuns, podemos citar:

  • Salivação em excesso
  • Vômito
  • Diarreia
  • Convulsões
  • Tremores
  • Desorientação
  • Apatia
  • Taquicardia

O carvão ativado para cachorro absorve toxinas do corpo do animal

Afinal, para que serve carvão ativado para cachorro? A substância é conhecida por sua alta propriedade absorvente. A médica veterinária Rubia Burnier explica o que isso quer dizer: “O carvão ativado para cachorro interrompe a absorção do agente tóxico. O organismo fica protegido até conseguir eliminar todos os resíduos do produto ingerido”. Portanto, o carvão ativado absorve as toxinas espalhadas pelo corpo do pet. Ou seja: o carvão ativado para cachorro envenenado funciona sim! Ele elimina até 75% das substâncias tóxicas ingeridas pelo cão, ajudando bastante na hora de aliviar o desconforto do animal.


Os sintomas de cachorro envenenado mais comuns são salivação excessiva, vômito, diarreia e tremores
Os sintomas de cachorro envenenado mais comuns são salivação excessiva, vômito, diarreia e tremores

Procure um veterinário mesmo que o carvão ativado para cachorro envenenado tenha surtido efeito

O carvão ativado para cachorro é uma ótima forma de amparar o cãozinho intoxicado. Por isso, ao perceber os sintomas de envenenamento em cachorro, você pode oferecer o produto sem problemas. Porém, não pense que apenas o carvão ativado sozinho vai curar o animal em todos os casos. Rubia explica que o ideal é, mesmo que o produto funcione, levar o pet ao veterinário. “Dependendo da quantidade ingerida e do tipo do veneno, o carvão ativado para cachorro pode ser suficiente para impedir a ação venenosa, mas nem sempre é isso que acontece. É sempre necessário levar o animal no pronto atendimento para fazer uma lavagem gastrointestinal”, explica. “Mas, de qualquer forma, o carvão ativado administrado logo após a ingestão do veneno ajuda a salvar a vida do pet”, conclui a especialista. 

Como dar carvão ativado para cachorro?

Oferecer o carvão ativado para cachorro envenenado assim que acontecer a intoxicação é sempre válido. Mas como dar carvão ativado para cachorro de maneira correta? O ideal é oferecer o produto até, no máximo, duas horas depois do envenenamento. A dosagem deve ser medida de acordo com o peso do animal. Normalmente, a recomendação é de 1g para cada quilo do cão. O carvão ativado para cachorro é vendido em sachês. Assim, a melhor forma de como dar carvão ativado para cachorro é dissolvendo o produto em água. Basta mexer até formar uma espécie de pasta e aplicar na boca do cão com uma seringa. Como o carvão ativado para cachorro é um produto natural, não tem nenhuma contraindicação e nem causa problemas de saúde. O que pode acontecer é o cão apresentar constipação e fezes mais escuras após a ingestão do produto, mas é um efeito normal e que não significa problemas graves.

Onde comprar carvão ativado para cachorro? 

Agora que você sabe para que serve carvão ativado para cachorro e como dar carvão ativado para cachorro, você deve estar se perguntando: onde comprar carvão ativado para cachorro? Esse produto é muito fácil de ser encontrado em qualquer farmácia veterinária. Procure em uma próxima da sua casa e, caso não tenha, é possível achar vendendo pela internet. Se deparar com um cachorro envenenado é uma situação que nunca estamos esperando. Por isso, é sempre bom ter um sachê de carvão ativado para cachorro em casa para o caso de uma emergência. 

Redação: Maria Luísa Pimenta