Cuidados

Calmante natural para cachorro: como funciona e quais ervas são indicadas para os animais?

O calmante natural para cachorro é indicado?
O calmante natural para cachorro é indicado?

Alguns cachorros são naturalmente mais agitados do que outros e não param quietos nem por um segundo. Mas também há casos em que até mesmo os cãezinhos mais calmos podem acabar ficando ansiosos ou irritados devido a mudanças de rotina e situações de estresse. Embora isso seja um pouco difícil de lidar, existem alternativas que ajudam a controlar esse problema, como o calmante natural para cachorro. Para entender como essa técnica pode ajudar o seu doguinho, veja abaixo quais ervas são recomendadas e os benefícios de cada uma.

Calmante natural para cachorro: quais ervas podem ser utilizadas?

Os calmantes naturais podem ser encontrados de diversas formas: em chás, receitas e até mesmo trazendo umas plantinhas para o ambiente onde o cachorro vive - desde que elas não sejam tóxicas para os animais. Mas aí sempre fica aquela dúvida: será que pode dar chá para cachorro? E a resposta é sim! Na verdade, os chás são uma ótima acalmar os bichinhos. Isso porque as ervas carregam diversas propriedades medicinais.

Para fazer um bom uso do calmante natural para cachorro, o tutor pode oferecê-lo ao doguinho colocando o chá diretamente na sua vasilha, com o auxílio de uma seringa ou até mesmo em cápsulas fitoterápicas. Em todos os casos, nunca dê nada ao seu animal sem antes consultar um veterinário, ok?! E também é importante não forçar o cachorro a nada: apenas ofereça e veja como ele reage e se aceita. Veja abaixo 4 ervas que podem ser utilizadas como calmante natural para o seu amigo de quatro patas:

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Na hora de oferecer chá para cachorro, você também pode utilizar uma seringa
    Na hora de oferecer chá para cachorro, você também pode utilizar uma seringa

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    1) Chá de camomila para cachorro

    O cachorro pode tomar chá de camomila! Essa erva é excelente para tranquilizar cães que sofrem com problemas de ansiedade e insônia - ou que até mesmo aqueles que têm algum problema digestivo causado por estresse ou nervosismo. A camomila ajuda a combater tudo isso e, ainda por cima, costuma ser uma planta facilmente assimilada pelos cachorros. Para melhorar ainda mais o gostinho, você pode acrescentar um pouquinho de mel antes de oferecer esse tipo de chá ao seu amigo.

    2) Cachorro pode tomar chá de boldo?

    Se o seu cãozinho sofre com problemas digestivos ou vive comendo o que não deve, outra alternativa, além da camomila, é o chã de boldo. Essa erva é ótima para auxiliar na digestão e combater problemas no fígado. Por isso, quando você notar que seu amigo de quatro patas está com dificuldade na digestão, preparar um chazinho - morno ou gelado - com o boldo pode ser tudo que ele está precisando. Como o seu gostinho é mais concentrado que os demais chás, você pode oferecê-lo com uma seringa diretamente na boca do cachorro- mas sem forçar, hein?

    3) Os benefícios da valeriana para cães

    Ao contrário do que se pensa, a valeriana é uma erva que não tem nenhum efeito tóxico sobre os animais. Na verdade, essa planta até ajuda a acalmá-los, sabia? Pois é, com as propriedades sedativas e relaxantes da erva, a valeriana para cães funciona principalmente em casos de nervosismo e estresse, além de ajudar a combater episódios de insônia e amenizar possíveis dores musculares no seu amigo.

    4) Lavanda no ambiente também ajuda a acalmar o cachorro

    Seu cachorro não precisa ingerir ervas para ficar mais calmo. Plantinhas no ambiente onde ele vive também ajudam a melhorar a ansiedade e estresse só com o seu aroma, como é o caso da lavanda. Mas se o tutor não quiser investir em plantas, é possível comprar um óleo essencial da erva e despejar algumas gotinhas pela casa e onde o cachorro costuma descansar.

    Redação: Juliana Melo

     

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    Próxima matéria

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas
    Pequenos

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas

    Ao contrário do que muita gente imagina, ter um cãozinho morando em espaços pequenos é completamente possível. Escolher um cachorro para apartamento é uma tarefa que deve levar em consideração os hábitos e costumes do animal mas, principalmente, seu tamanho — isso vai garantir que ele se sinta confortável em casa. Assim como acontece com os animais de porte grande, as raças de cachorro pequeno são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para auxiliar nesse momento, o Patas da Casa escolheu as melhores raças para viver em apartamento: dá uma conferida!

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!
    Alimentação

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!

    Quando falamos da alimentação dos nossos peludos, sempre surge aquela preocupação em relação aos nutrientes. A ração é suficiente para que se mantenham fortes e saudáveis ou é necessário inserir uma vitamina para cachorro nessa rotina? A verdade é que depende de muitos fatores e um deles é o estado geral da saúde e a idade do animal. A escolha de uma ração de qualidade é determinante para oferecer todos os nutrientes que ele precisa. Cães filhotes, idosos e cadelas prenhas, por outro lado, podem acabar precisando de um suplemento vitamínico. Para entender melhor em quais situações a vitamina para cachorro é recomendada, conversamos com a Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular. Veja o que a especialista falou!

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!
    Raças

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!

    Com o verão se aproximando, é inevitável pensar no conforto e bem-estar dos nossos pets. Sabe-se que, assim como os humanos, os animais também podem sentir calor nos dias mais quentes. Contudo, o que poucas pessoas imaginam é que existem algumas raças de cachorro específicas que sofrem mais com as altas temperaturas desta estação. Pensando nisso, o Patas da Casa separou que raças são essas e quais cuidados devem ser tomados para amenizar o desconforto dos peludinhos durante essa época do ano.

    Ver Todas >

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir

    Os gatos passam cerca de 2/3 do dia dormindo e é exatamente por isso que os tutores devem se atentar a um acessório muito importante para o momento de descanso do pet: a cama para gato. Além de fazer parte da gatificação da casa, as caminhas também servem como refúgio para o animal, deixando ele muito mais à vontade para expressar seus instintos naturais. Mas na hora de comprar o acessório, o tutor também deve se atentar à personalidade do gato para escolher a melhor opção.

    Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?
    Cuidados dos animais

    Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?

    Mudar de casa com o cachorro é sempre um processo complicado. Embora os cães sejam um pouco mais desapegados do que os gatos, leva um tempinho até que o animal consiga se adaptar totalmente ao novo ambiente e reconhecer que aquela é sua nova casa. Logo de início, um problema que a maioria dos tutores enfrenta é o cachorro urinando fora do lugar, o que pode prejudicar a convivência com o animal nos primeiros dias. 

    Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?
    Cuidados dos animais

    Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?

    Para manter a saúde do gato, é essencial que o animal tenha uma rotina de consultas no veterinário - principalmente porque os felinos costumam não apresentar sinais de que estão doentes. No entanto, essa é uma tarefa difícil para os donos de gatos. Os felinos estão acostumados a ter uma rotina, então qualquer mudança mínima é capaz de deixar o gato bem estressado. O transporte e o ambiente diferente do veterinário são algumas dessas situações. 

    Ver Todas >