Alguns cachorros são naturalmente mais agitados do que outros e não param quietos nem por um segundo. Mas também há casos em que até mesmo os cãezinhos mais calmos podem acabar ficando ansiosos ou irritados devido a mudanças de rotina e situações de estresse. Embora isso seja um pouco difícil de lidar, existem alternativas que ajudam a controlar esse problema, como o calmante natural para cachorro. Para entender como essa técnica pode ajudar o seu doguinho, veja abaixo quais ervas são recomendadas e os benefícios de cada uma.

Calmante natural para cachorro: quais ervas podem ser utilizadas?

Os calmantes naturais podem ser encontrados de diversas formas: em chás, receitas e até mesmo trazendo umas plantinhas para o ambiente onde o cachorro vive - desde que elas não sejam tóxicas para os animais. Mas aí sempre fica aquela dúvida: será que pode dar chá para cachorro? E a resposta é sim! Na verdade, os chás são uma ótima acalmar os bichinhos. Isso porque as ervas carregam diversas propriedades medicinais.

Para fazer um bom uso do calmante natural para cachorro, o tutor pode oferecê-lo ao doguinho colocando o chá diretamente na sua vasilha, com o auxílio de uma seringa ou até mesmo em cápsulas fitoterápicas. Em todos os casos, nunca dê nada ao seu animal sem antes consultar um veterinário, ok?! E também é importante não forçar o cachorro a nada: apenas ofereça e veja como ele reage e se aceita. Veja abaixo 4 ervas que podem ser utilizadas como calmante natural para o seu amigo de quatro patas:


Na hora de oferecer chá para cachorro, você também pode utilizar uma seringa
Na hora de oferecer chá para cachorro, você também pode utilizar uma seringa

1) Chá de camomila para cachorro

O cachorro pode tomar chá de camomila! Essa erva é excelente para tranquilizar cães que sofrem com problemas de ansiedade e insônia - ou que até mesmo aqueles que têm algum problema digestivo causado por estresse ou nervosismo. A camomila ajuda a combater tudo isso e, ainda por cima, costuma ser uma planta facilmente assimilada pelos cachorros. Para melhorar ainda mais o gostinho, você pode acrescentar um pouquinho de mel antes de oferecer esse tipo de chá ao seu amigo.

2) Cachorro pode tomar chá de boldo?

Se o seu cãozinho sofre com problemas digestivos ou vive comendo o que não deve, outra alternativa, além da camomila, é o chã de boldo. Essa erva é ótima para auxiliar na digestão e combater problemas no fígado. Por isso, quando você notar que seu amigo de quatro patas está com dificuldade na digestão, preparar um chazinho - morno ou gelado - com o boldo pode ser tudo que ele está precisando. Como o seu gostinho é mais concentrado que os demais chás, você pode oferecê-lo com uma seringa diretamente na boca do cachorro- mas sem forçar, hein?

3) Os benefícios da valeriana para cães

Ao contrário do que se pensa, a valeriana é uma erva que não tem nenhum efeito tóxico sobre os animais. Na verdade, essa planta até ajuda a acalmá-los, sabia? Pois é, com as propriedades sedativas e relaxantes da erva, a valeriana para cães funciona principalmente em casos de nervosismo e estresse, além de ajudar a combater episódios de insônia e amenizar possíveis dores musculares no seu amigo.

4) Lavanda no ambiente também ajuda a acalmar o cachorro

Seu cachorro não precisa ingerir ervas para ficar mais calmo. Plantinhas no ambiente onde ele vive também ajudam a melhorar a ansiedade e estresse só com o seu aroma, como é o caso da lavanda. Mas se o tutor não quiser investir em plantas, é possível comprar um óleo essencial da erva e despejar algumas gotinhas pela casa e onde o cachorro costuma descansar.

Redação: Juliana Melo

 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.